Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vender produto usado no mercado livre é seguro ?


Ir à solução Resolvido por ederlap,

Posts recomendados

Olá, eu possuo uma rx 570, e para aproveitar a alta valorização dela, vou vende-lá, porém, eu nunca vendi nada pelo mercado livre, e queria saber se é seguro vender por lá.

Exemplo: Se uma pessoa compra a placa, estraga ela, e fala que veio com defeito, ela receberia o dinheiro de volta? já vi isso acontecer no alliexpress. 

ai no caso, se uma pessoa comprar, eu teria que embalar a placa de vídeo e enviar pelos correios ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Olá @Matheus Dutra, Existe esta essa possibilidade, mas isso acarretará uma disputa entre o comprador e você intermediada pelo mercado livre, se a placa que você entregou estava funcionando corretamente difícil isso acontecer. A dica é que quando fizer o anuncio do produto usado seja sincero e não esconda possíveis defeitos ou estado de conservação do produto, tire fotos reais e se possível grave vídeos da placa funcionando. Isso te servirá de argumento caso o comprador reclamar e também não ofereça garantia do produto já que é usado. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

Olá, eu possuo uma rx 570, e para aproveitar a alta valorização dela, vou vende-lá, porém, eu nunca vendi nada pelo mercado livre, e queria saber se é seguro vender por lá.

Sim.

 

33 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

Exemplo: Se uma pessoa compra a placa, estraga ela, e fala que veio com defeito, ela receberia o dinheiro de volta? já vi isso acontecer no alliexpress. 

Esse tipo de golpe acontece, mas é minoria, a maior parte dos usuários são honestos.

 

Mas para se previnir, grave vídeos para provar que você tem o produto, que ele estava funcionando antes de você enviar, que quando recebeu de volta estava em outro estado.

 

35 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

ai no caso, se uma pessoa comprar, eu teria que embalar a placa de vídeo e enviar pelos correios ?

Sim. Basta embalar, imprimir e colar a etiqueta na caixa e levar nos correios.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

Se uma pessoa compra a placa, estraga ela, e fala que veio com defeito, ela receberia o dinheiro de volta?

Sobre isso, vou te contar sobre minha experiência com um adaptador bluetooth que comprei vendido como original com um grande vendedor recomendado pela plataforma, mas recebi um falso que não funcionava. Primeiro você abre uma reclamação com o vendedor, onde caso eu não esteja enganado, ele tem um prazo de 3 dias uteis para te responder, caso ele não lhe responda (como foi o meu caso) uma resposta automática do mercado livre vai ser feita com um código de postagem para você enviar o produto de volta e receber outro ou seu dinheiro de volta. No meu caso, não consegui enviar o produto com este código, pois o correio não aceita apenas um código de postagem sem um endereço completo, então após iniciar um chat com o suporte do mercado livre (que demorou bastante pra me responder pra me falar a verdade) consegui o endereço do vendedor, enviei o produto e após alguns dias recebi meu dinheiro de volta, mas pelo mercado livre, e não o vendedor. Nesse caso, em que o vendedor nem me respondeu, creio que o mercado livre tenha penalizado a sua reputação na plataforma e por fim cobrado o vendedor pelo valor do produto reembolsado.

Como disseram acima, para se prevenir dos usuários que fazem esse golpe de danificar o produto e abrir uma reclamação, grave vídeos e tire fotos do estado da placa e dela funcionando e se tiver alguma duvida acho melhor falar direto com o suporte do mercado livre sobre que eles irão te orientar melhor

Edit: no caso, o cliente tem um prazo máximo para enviar o produto de volta e um prazo máximo para o vendedor responder a reclamação antes do mercado livre intermediar diretamente, que é sempre atualizado a cada resposta na plataforma. passado o prazo máximo para o cliente enviar o produto de volta, creio que a reclamação seja anulada.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ML é ótimo pra comprar, mas péssimo pra vender. Ficam sempre do lado do comprador. Eu nunca tive problema, mas também não vendi muita coisa. Tenho um conhecido que vendeu a placa de vídeo, o ***** que comprou disse que tava com defeito e mandou outra (estragada) de volta. Mesmo com vídeo e foto dos seriais diferentes, o ML devolveu a grana pro comprador e meu amigo ficou no preju. Se possível, tente vender localmente para alguém.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos, cheguei a conclusão que, se, eu tivesse produtos em grande quantidade, creio que valeria a pena me envolver com o ML, mas como eu tenho apenas 1 único produto para vender, não vale a pena me envolver com o ML, vou vender particular mesmo na minha cidade, ai a pessoa que for comprar testa ela na hora, olha certinho. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Matheus Dutra disse:

Obrigado a todos, cheguei a conclusão que, se, eu tivesse produtos em grande quantidade, creio que valeria a pena me envolver com o ML, mas como eu tenho apenas 1 único produto para vender, não vale a pena me envolver com o ML, vou vender particular mesmo na minha cidade, ai a pessoa que for comprar testa ela na hora, olha certinho. 

Boa tarde, tudo bem?

 

Eu tenho conta desde 2003 +/- já comprei muita coisa e já vendi (mais compras que vendas), e posso te falar que nesses mais de 18 anos de conta no mercado livre, posso te falar que mundou muita, algumas boas e outras ruim.

No meu ponto de vista o maior benefício do mercado livre é o de poder parcelar, tanto para quem compra e para quem vende.

O fato de poder parcelar isso ajuda muito, principalmente se for sem juros.

Imagina só você tem uma placa de vídeo que vale 2000 reais, se você vender por esse valor, muitissimas pessoas vão ter verba para pagar esse valor a vista.

Agora se for 12 vezes de 166 reais, ai facilita e muito para quem vai comprar.

O fato do mercado livre ser mais a favor do comprandor, em relação ao vendedor isso é verdade.

Um exemplo que aconteceu comigo fazem pouco tempo, comprei um despertador para cozinho para minha noiva e custo 35 reais mais ou menos, assim que chegou minha noiva testou e achou que o som desse despertador é muito baixo.

Entrei na plataforma fiz o argumento referente ao produto dentro do prazo (isso é muito importante), e o mercado livre simplesmente devolveu meu dinheiro e falou que poderia ficar com o produto assim mesmo.

Bacana nessa sai ganhando, porém o prejuizo de 35 reais foi para o vendedor.

Quando o produto possui valor baixo, o mercado livre faz isso.

Um outro produto que comprei, que foi um pente elétrico que comprei para minha mãe, ela usou e falou que o produto não estava se dando bem com o cabelo dela, então abri uma reclamação só que havia passado um dia do prazo, e fez de tudo e não consegui devolver o produto e fiquei no prejuízo de 150 reais, sorte de consegui vender esse pente elétrico por 100 reais.

Fiquei com um prejuízo de 50 reais, e não foi por isso que parei de comprar e vender nesta plataforma

Cara quando você vende e compra algo, sempre uma hora ou outra você vai ter um prejuízo 

Não existe plataforma perfeita, o mercado livre, OLX, aliexpress, ebay, etc; todos eles tem o mesmo propósito de que é vender e comprar, e todos eles vai ter seu lado bom e ruim.

Já ganhei muita grana nessa plataforma como já perdi algumas vezes.

O segredo para você se dar bem na vendas é se proteger, tire bastante e coloque na hora da venda.

Vendeu e por alguma motivo a pessoa devolveu, se voltar com defeito mande imediatamente uma reclamação e mande foto e vídeo, não espere a banda passar para poder se defender.

Se o produto que você está vendendo tem algum problema por mais simples que seja, escreva no anúncio, não tente enganar os outros porque isso interfere na sua reputação.

E quando se vende assim que o comprador recebe, você só vai poder usar a grana depois de uma semana ou no máximo um mês, isso é um proteção para ambos os lados.

Imagina só você vende essa placa de vídeo, e o comprador depois de três dias resolve devolver e você torrou a grana da venda, e como você vai conseguir a grana para devolver para o comprador?

Mais uma coisa quando alguém devolve um produto, é você que paga o frete de volta.

Quando for vender seja o mais aberto possível, novamente se o produto tem defeito escreva tire foto e faça vídeo, antes de enviar para o comprador pergunte se ele está ciente do defeito para evitar problema.

Mande o produto bem embalado e despache o mais rápido para garantir boa reputação.

Se eu fosse você eu colocaria essa placa de vídeo no mercado livre, assim você vai se acostumando com a plataforma.

Veja minhas reputações.

https://www.mercadolivre.com.br/perfil/POTERGA

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico Uau! Me ajudou muito ao ver sua experiencia! a príncipio, sobre o produto ter defeito, não tem nenhum, ela esta em estado de novo, eu nunca minerei com ela, e nem joguei jogos pesados ( por isso quero vender, meu ryzen 5 2400g já supri tranquilamente minha demanda ), ela não tem nenhuma oxidação ou ferrugem, e nunca passou dos 75 graus, com esse seu comentário, meio que mudei de ideia, acho que vou anúnciar no mercado livre para ver no que da, espero que ocorra tudo bem!

Vou tirar diversas fotos, e gravar vídeos dela por garantia.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...