Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

rotear internet do notebook via cabo


Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Boa tarde gente,

 

Procurei mas não achei nada parecido, sei que no Windows 10 temos o hotspot móvel, que consigo compartilhar internet via Wifi, criando uma rede própria do notebook... Porém preciso de um ponto de rede para um telefone IP e próximo, não tenho nenhum ponto rede instalado, ai vem a pergunta... Existe a possibilidade de eu transmitir a internet wifi que o notebook está conectado, através da porta RJ45? 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @gustavoomt !

Não tenho certeza do que vou dizer aqui e recomendo esperar resposta de outros usuários (apesar de não ter nenhuma até agora rs). Mas pela minha experiência eu acho que não. O Hotspot móvel funciona através da comunicação do seu adaptador Wireless com o gateway (roteador). Um cabo RJ45 conectado à sua placa de rede (conectado atrás do seu PC) não receberia nenhum sinal de wi-fi pois esse sinal (a capacidade de enviar e receber dados) pertence apenas ao adaptador Wireless. Se houvesse interface de cabo no adaptador Wireless talvez sim, seria possível. Como eu disse, posso estar errado, mas não há nenhuma resposta até agora então achei adequado responder.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavoomt é possível sim compartilhar a internet.

Veja nas imagens abaixo. Só não lembro exatamente o que o Windows faz, se ele cria uma nova rede ou se ele apenas compartilha a internet mesmo que a rede já exista. Se o Windows não criar uma nova rede, acho que você vai ter que usar um segundo roteador ou instalar um servidor DHCP no seu Windows e criar um pool de endereços para a conexão cabeada, ou definir os IPs manualmente.

 

net_share.png.49ea9e2d538e0bfe0d3b8e0f6c923bbd.png

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 24/06/2021 às 15:59, gustavoomt disse:

Existe a possibilidade de eu transmitir a internet wifi que o notebook está conectado, através da porta RJ45? 

 

Em geral os telefones IP tem suporte para o contrário, ligar o telefone no ponto de rede e o notebook no telefone. Por isso esses telefones tem 2 portas de rede em geral.

 

image.png.3cd355c74730647d7fdd7f78d63f3bd9.pngMas se não tem nenhuma porta para o telefone ou o notebook, pode sim fazer o contrário, ligando o notebook via wifi e o telefone na porta de rede do notebook. Configure o serviço de acordo no Windows e pode usar a porta de rede do notebook como bridge --- no popular, conexões de ponte --- da rede local. ou configurar o compartilhamento da conexão no Windows como o antigo ICS, como descrito em um post acima. 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@arfneto @tiagopraz @Thiago Mattheus

 

Bom dia!

 

Consegui, com as informações passadas, cheguei num resultado!

 

O caso é bem simples, as configurações ficam dentro do aparelho IP, necessitando apenas de uma conexão simples com a internet... Consegui exatamente como o @arfneto mencionou, criei uma conexão de ponte entre o adaptador WIFI e Ethernet, após isso já estava rodando.

 

Obrigado a todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, gustavoomt disse:

apenas de uma conexão simples com a internet

 

Com a rede local, não com a internet. Uma ponte de rede é uma coisa local. Nada tem a ver com a internet: apenas cria uma extensão da rede, criando uma :D ponte -- bridge --- entre os segmentos.

 

Com a ponte tudo que estiver do outro lado dela estará conectado à mesma rede --- é uma ponte afinal --- e assim dispositivos como o telefone ao serem ativados vão procurar serviços de rede, DHCP para arrumar um endereço IP e um endereço de gateway. E vão encontrar isso apenas do outro lado da ponte. Os dispositivos não veem a ponte.

 

Uma vez que eles tenham endereço de gateway se sua rede local tiver acesso a internet através dele os dispositivos vão poder usar esse acesso.

 

Mas entenda que nada tem a ver com a internet: em seu caso por exemplo, se o seu servidor VOIP estiver em um subsolo com 400 telefones VOIP você tem conexão entre os 400 e nada tem a ver com a internet: apenas tráfego SIP. Ou IAX.  Usando a ponte. Se seu servidor VOIP estiver ligado a um PABX convencional vai ter acesso à rede externa (de telefonia) e a vida segue. Nada a ver com a internet.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...