Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ativação do Windows 10 com chave original após upgrade


Diogo HFL
Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Seguinte. Fiz upgrade na placa-mãe e processador. Meu Windows era OEM então pelo que entendi eu não posso mais ativar a Key. Ok.

 

Minhas dúvidas são as seguintes:

 

A) Não tem como jogar os games no PC se a chave key permanece desativada isso? Mesmo eu tendo o Windows instalado no PC?

 

B. Vi que no site da Kabum tem Windows 10 para vender. Ele é original imagino e se comprar lá caso eu mude de hardware novamente poderei usar a chave key adquirida sem problemas né?

 

C) Quando eu comprar na Kabum o Windows vai vir junto uma chave de ativação isso? Mas e como fica o sistema Windows que já está no meu PC? Vai instalar por cima? Não preciso desinstalar primeiro o Windows 10 da máquina para somente depois comprar na Kabum e instalar o que vier ali?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diogo Hoefel Não creio que precise reinstalar o windows pra poder usar uma chave de ativação

e para re-utilizar ela você vai ter que procurar como desativar a chave do antigo sistema para colocar em outra máquina ja que ele vai verificar no sistema da microsoft e vai dar conflito por ja estar sendo utilizado em uma máquina

algo assim

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
55 minutos atrás, Diogo Hoefel disse:

A) Não tem como jogar os games no PC se a chave key permanece desativada isso? Mesmo eu tendo o Windows instalado no PC?

Não há essa limitação, o Windows 10 ainda funcionará normalmente. Mas após 30 dias sem ativar você estaria violando os termos de uso da Microsoft. E aí teria algumas limitações: não poderia trocar o papel de parede diretamente e nem as cores do sistema, além de ter a marca d'água no canto inferior direito da tela.

 

55 minutos atrás, Diogo Hoefel disse:

B) Vi que no site da Kabum tem Windows 10 para vender. Ele é original imagino e se comprar lá caso eu mude de hardware novamente poderei usar a chave key adquirida sem problemas né?

Sim, o da Kabum é original. Na Kabum há licenças COEM e ESD. As licanças COEM teoricamente também ficam atreladas ao hardware e são direcionadas a computadores novos, que nunca foram formatados. Inclusive há este aviso:

 

image.png

 

Uma alteração drástica no hardware poderia levar à não identificação da licença. Para transferi-la, nessa situação, você deve desinstalar no hardware inicial e reinstalar em outro. Não sei ao certo como é o processo, os colegas @Frib 2K4, @Mr. Caio Augusto e @GabrielLV saberão informar melhor. As licenças ESD são o padrão mais atual e a utilização é bem mais simples, evitando esse tipo de problema.

 

Licenças OEM, por sua vez, não podem ser adquiridas pelo consumidor final e são permanentemente atreladas ao hardware. A venda dessas chaves é pirata. Seria este o caso da licença anterior?

 

55 minutos atrás, Diogo Hoefel disse:

C) Quando eu comprar na Kabum o Windows vai vir junto uma chave de ativação isso? Mas e como fica o sistema Windows que já está no meu PC? Vai instalar por cima? Não preciso desinstalar primeiro o Windows 10 da máquina para somente depois comprar na Kabum e instalar o que vier ali?

Supondo que tenha comprado ESD, basta ir no painel de controle e registrar a licença adequadamente. Não precisa formatar seu computador outra vez.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Diogo Hoefel disse:

B. Vi que no site da Kabum tem Windows 10 para vender. Ele é original imagino e se comprar lá caso eu mude de hardware novamente poderei usar a chave key adquirida sem problemas né?

 

31 minutos atrás, KairanD disse:

Uma alteração drástica no hardware poderia levar à não identificação da licença. Para transferi-la, nessa situação, você deve desinstalar no hardware inicial e reinstalar em outro. Não sei ao certo como é o processo, os colegas @Frib 2K4, @Mr. Caio Augusto e @GabrielLV saberão informar melhor. As licenças ESD são o padrão mais atual e a utilização é bem mais simples, evitando esse tipo de problema.

As licenças adquiridas na Kabum, como foi mencionado, são do tipo ESD e COEM, sendo que a ESD é o que um usuário deve optar caso adquira o Windows avulsamente. A licença COEM serve apenas para indicar que ela pode ser vendida separadamente do equipamento (diferente das OEM, que vem de fábrica nos equipamentos), mas a partir do momento em que ela é ativada, ela fica atrelada àquele hardware e não pode ser ativada em outro, conforme diz os termos de uso da Microsoft:

image.png

"Software OEM NÃO pode ser transferido para outra máquina. Mesmo se o laptop/notebook, PC ou Servidor não estiver mais em uso, ou se o software for removido do hardware original, licenças OEM são vinculadas ao dispositivo do qual o software foi instalado pela primeira vez".

 

http://download.microsoft.com/download/6/a/1/6a1647ee-3fc7-47f2-9afe-470ad5e5d856/oemsoftwarelicensingrulesandrestrictions.pdf

 

Em geral, sendo uma licença OEM ou ESD, a ativação fica atrelada á placa-mãe, ou seja, você pode substituir todas as outras peças que o Windows continuará ativado. Caso tenha que substituir a placa-mãe, você terá que remover a ativação dela (abra um CMD como administrador e use o comando slmgr /upk) e inseri-la no novo hardware.

 

Resumindo:

OEM = Licença que já vem de fábrica em um computador já montado/notebook. NÃO PODE ser adquirida avulsamente. Só pode ser ativada uma vez.

COEM = Mesma coisa da OEM, com a diferença que essa sim pode ser adquirida avulsamente.

ESD = Chave de ativação + Licença que é enviada através de meios eletrônicos (Eletronic Software Delivery), que é o método padrão de aquisição por usuários finais. Esse tipo de licença pode ser removida de um hardware e adicionada em outro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
36 minutos atrás, GabrielLV disse:

Em geral, sendo uma licença OEM ou ESD, a ativação fica atrelada á placa-mãe, ou seja, você pode substituir todas as outras peças que o Windows continuará ativado. Caso tenha que substituir a placa-mãe, você terá que remover a ativação dela (abra um CMD como administrador e use o comando slmgr /upk) e inseri-la no novo hardware.

Interessante, então ao substituir a placa-mãe basta desativar a licença e pode ativá-la na nova placa-mãe. É isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD essa licença ESD se compra apenas no site da Microsoft? Ou algumas lojas vendem também?

 

Olha, não sei o que aconteceu aqui, mas desliguei PC e liguei após um tempo e agora está tudo normal. Mas minha licença era sim OEM.

 

Eu tentei colocar a chave antiga dessa licença OEM e não aceitou. Comprei  no mercado livre uma licença barata de 29 pila (deve ser pirata, embora dizia que era credenciado etc...), e também não funcionou. Aí criei o tópico aqui para pedir ajuda e desliguei o PC.

 

Quando liguei o PC novamente ficou tudo normal. Muito estranho. Não tenho a mínima ideia do que ocorreu. Mas está tudo ok agora.

 

 

Última dúvida: essa marca d' água no canto da tela ficaria dentro do jogo também? Ou apenas no uso do sistema fora de um game? 

Outra coisa que tentei foi seguir um tutorial do YouTube usando o prot de comando "slmgr /up" etc. Fiz o passo a passo como no vídeo para ativar a chave e dava uma mensagem "foi ativado". Só que no fim eu via lá e não estava ainda ativado, dizendo que a Key não podia ser usada. Vou deixar o tutorial aqui.

 

 

Será que o tutorial deu certo? Precisou apenas desligar o PC para reconhecer? Mas como se a licença é OEM?

 

 

 

 

 

 

Eu segui esses dois tutoriais. A chave do mercado livre eu tentei mas não deu certo com certeza,  pois não apareceu nenhuma mensagem que foi ativada. Deu erro.

 

Agora nesses dois casos acima deu uma mensagem de "chave ativada com sucesso". Só que depois eu ia no painel de controle e não aceitava eu colocar a chave minha da licença.

 

Aí desliguei o PC e voltei a ligar e agora está tudo certo. Estranho, pois minha licença é sim OEM. 

 

Enfim. Se alguém souber o mistério diga hehehe mas está tudo ok agora. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, Frib 2K4 disse:

Interessante, então ao substituir a placa-mãe basta desativar a licença e pode ativá-la na nova placa-mãe. É isso?

Se for uma licença ESD, sim. OEM/COEM não.

 

8 horas atrás, Diogo Hoefel disse:

Eu tentei colocar a chave antiga dessa licença OEM e não aceitou. Comprei  no mercado livre uma licença barata de 29 pila (deve ser pirata, embora dizia que era credenciado etc...), e também não funcionou. Aí criei o tópico aqui para pedir ajuda e desliguei o PC.

Não existe venda de licenças "credenciada" que custe R$29,00. Se o site da própria Microsoft vende o Windows 10 home por R$1099,00, obviamente que esse valor jamais chegaria a míseros R$29,00 no mercado livre, não concorda? Essas chaves de ativação adquiridas por ai na internet são parte do mercado cinza de licenças. Leia este artigo para evitar cair em futuros golpes:

 

 

8 horas atrás, Diogo Hoefel disse:

Aí desliguei o PC e voltei a ligar e agora está tudo certo. Estranho, pois minha licença é sim OEM. 

Pode até ter funcionado, mas conforme conta nos termos de uso da Microsoft, se a licença é do tipo OEM, se você transferi-la para outro PC, então isso se enquadra como pirataria, visto que licenças OEM/COEM são vinculadas ao hardware onde foram ativadas pela primeira vez.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução
20 horas atrás, Diogo Hoefel disse:

@KairanD essa licença ESD se compra apenas no site da Microsoft? Ou algumas lojas vendem também?

A Kabum vende. Lá eu tenho certeza que é confiável. O preço é um pouco mais baixo que o de compra direta com a Microsoft.

 

P.S.: você pode selecionar uma resposta para marcar o tópico como solucionado. ;)

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...