Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Escaneamento profundo de vírus


Posts recomendados

Ei, galera.

 

Então, um dia, eu escanei meu notebook para ver se há os vírus em modo de segurança com Kaspersky, o resultado é que não apareceu nenhum vírus além de um. Eu uso o MalwareBytes às vezes para escanear malwares, mas não verifica muitos malwares além da pequena quantidade.

 

Eu tinha pensado e tenho receio de que meu notebook pode estar com vírus ocultos, que mexe muito com o desempenho do sistema mas está invisível que não é possível observar, por isso meus antivírus Kaspersky e MalwaresBytes não notam, mesmo eu estando em modo de segurança.

 

Eu não quero um para trocar o Kaspersky ou MalwareBytes, mas quero um programa ou script que permite reiniciar um computador só para lançar o escaneamento profundo para ver se há qualquer tipo de vírus, seja alguns ocultos ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Joao531

Configurar corretamente e executar uma verificação antivírus em seu computador é uma das melhores defesas para manter seu sistema livre de software malicioso. . Atualmente, com a difusão de malware — vírus de e-mail e sites duvidosos que podem infectar seu computador - uma forte defesa começa com a escolha da solução antivírus para seu computador e o entendimento de como tirar o máximo de proveito dela.

 

O que faz a verificação de vírus?

 

Um bom produto antivírus tem ferramentas para programar a verificação de vírus periódica, que será executada automaticamente. A verificação monitora seu sistema e verifica se há vírus introduzidos por anexos de e-mail ou por meio de ações do navegador, como ao clicar em links para download. São criados relatórios com informações sobre o que foi encontrado e, se possível, são reparados os danos que o vírus possa ter causado. Um produto de proteção antivírus abrangente baixa e instala automaticamente as definições de vírus mais recentes antes de executar uma verificação, garantindo que você esteja protegido contra todas as novas ameaças conhecidas da Internet. Essa proteção proativa reconhece comportamentos maliciosos que podem indicar uma tentativa de infectar seu computador, neutralizando-os logo no início.

 

Dicas para executar uma verificação de vírus

 

 

Um dos problemas atuais relacionados ao malware é sua persistência. Antigamente, os vírus de computador e os malwares tinham ação única, ou seja, quando descobertos, eram removidos e pronto. O malware moderno é persistente, sendo capaz de se esconder no Registro ou nos serviços de inicialização, reinfectando o computador na reinicialização, caso não seja completamente erradicado. Portanto, uma parte da execução da verificação consiste em estar preparado para o malware persistente e saber a melhor forma de combatê-lo. Com isso em mente, aqui estão algumas dicas que devem ser consideradas:

Faça backup dos arquivos do computador. É recomendável executar periodicamente um backup programado, pois se o computador for infectado por um vírus especialmente destrutivo, você terá uma base limpa para reverter sua ação. Dito isso, você sempre deve limpar seus arquivos de backup executando uma verificação antivírus antes de restaurar qualquer arquivo.

Ao avaliar opções de antivírus, comece baixando a avaliação gratuita do software antivírus. A avaliação gratuita pode dar tempo suficiente para você se familiarizar com as ferramentas e analisar o nível de proteção oferecido pelo produto.

Antes da instalação, execute uma verificação crítica dos principais componentes do sistema, como o Registro e os serviços de inicialização. Se encontrar um problema, siga todas as etapas para eliminá-lo completamente antes de concluir a instalação do software antivírus. Se o computador já estiver comprometido, muitos produtos antivírus não poderão ser instalados ou atualizados até que o malware seja completamente removido. Os melhores programas verificam os componentes críticos do sistema no início do download e removem qualquer malware antes da instalação do software.

Se houver algum problema, esteja preparado para desativar a conexão com a Internet. Isso impedirá que qualquer malware no computador se comunique com um sistema remoto que possa prejudicá-lo ainda mais.

Assim que tiver um sistema limpo, faça a instalação completa do software antivírus escolhido. Certifique-se de que todas as atualizações de segurança foram baixadas e execute uma verificação de vírus completa. Será verificado se há vírus nos discos rígidos, mídias removíveis, memória do sistema, e-mail etc.

Antes de restaurar os dados do backup, limpe-os por meio de uma verificação de vírus.

Certifique-se de gerenciar suas configurações. Não se limite a uma verificação completa, configure as verificações automáticas de vírus. É importante manter uma programação de verificações de rotina para garantir que seu computador esteja sempre protegido.

Revise periodicamente os relatórios de verificação. É fácil ignorar essa etapa de leitura dos resultados da verificação, mas eles são uma ótima fonte de informações sobre vulnerabilidades e vírus. Siga todas as instruções sobre como lidar e remover itens da quarentena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...