Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar adaptador de tomada no notebook pode causar algum dano?


Posts recomendados

Estou usando esse adaptadoradaptador.jpg.d11b1846e0acce03458a94136dd69a06.jpgna tomada do meu notebook, pois a tomada dele não é o padrão da minha casa, isso pode causar algum dano?

E já aproveitando o post, pretendo jogar jogos com meu notebook então fico com ele na tomada o tempo todo, li que fazer isso não causa problemas mas se puderem confirmar isso eu agradeceria.

 

Obrigado pela ajuda :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Silva5 seja bem vindo ao Clube do Hardware.

 

Se o adaptador simplesmente faz a conversão de padrões, não há problema em usar. Se ele elimina o terceiro pino, pode sim ocasionar problema.

 

Sobre usar direto na tomada, sem problema algum. Atualmente os notebooks, com a bateria em 100%, ativam um bypass de energia, fazendo com que a alimentação do sistema seja diretamente da tomada, não afetando a vida útil do componente. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Silva5 Não recomendo o uso de adaptadores por que eles acrescentam um ponto de falha ao sistema. É muito comum que eles fiquem com mal contato ou que fiquem frouxos. Por esta razão eles podem danificar o carregador do notebook. Em teoria seria como o @Kleber Peters falou, mas na prática é muito comum que sejam tão mal feitos e tão mal cuidados pelos usuários que acabam cirando ponto de falha. 

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Daniel Silva5 disse:

no caso teria como eu realizar a troca apenas do cabo? e muito obrigado pela ajuda

Procure o cabo compatível com seu carregador. Cada fabricante de notebook tem seu padrão de cabo, então procure pelo nome do fabricante seguido das palavras cabo para carregador. Se o padrão for idêntico ao de cabos de PCs, aí basta comprar o cabo de bitola 3x0,75 que encontrar em lojas de informática. 

agora, Daniel Silva5 disse:

me recomenda trocar o cabo dele?

Se achar para comprar, sim. Se não achar, pelo menos tente encontrar um adaptador que fique bem apertado em seu conector do carregador. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Daniel Silva5 disse:

E já aproveitando o post, pretendo jogar jogos com meu notebook então fico com ele na tomada o tempo todo, li que fazer isso não causa problemas mas se puderem confirmar isso eu agradeceria.

Se seu modelo for antigo e tiver como remover a bateria, prefira usá-lo sem ela. Deixe-a guardada com 60 a 80% de carga para não causar cristalização do lítio e nunca a deixe descarregar completamente enquanto guardada. Ela perde 1 V de carga por dia, então verifique semana sim semana não para saber se já é hora de carregar. Se ela é interna, como a maioria hoje é, use o aplicativo do fabricante próprio para regulação da carga da bateria para configurar o modo otimizado de carga. Geralmente tem um modo que aumenta a vida útil da bateria, mantendo-a a um nível mais baixo de carga (abaixo de 80%) do que ficaria se estivesse sempre carregando ao máximo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, lHenrique_10 disse:

Seria tão mais fácil alterar a tomada por uma dessa... image.png.94c359e3ab374e52e4c3a7f97438cfab.png

Se o notebook dele usa o padrão novo essa é a melhor opção sem dúvidas. O padrão velho deveria ter sido eliminado da face da terra há anos, mas infelizmente ainda temos muitas casas que o utilizam. Em minha residência troquei todas as tomadas por que o padrão novo com proteção contra choque (aquele haste preta) pode causar tanto mal contato em tomadas antigas que já vi queimarem equipamentos caros.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Daniel Silva5 disse:

@WOZ Dods o meu é um acer nitro 5 e a bateria é interna... qual seria o programa para ele?

Se ele está com o sistema de fábrica então tem que procurar dentre os programas que tem nome acer. No windows 10 geralmente ele fica integrado ao ícone de bateria. Se instalou o sistema do zero então baixe o programa, bem como todos os drivers, diretamente do site da Acer, da página de suporte do seu produto, e instale.

Aproveitando para avisar que o modo correto de opções de energia para qualquer computador (ícone de bateria) é o "equilibrado". O modo alto desempenho só reduz a vida útil do seu equipamento sem qualquer benefício de desempenho.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Daniel Silva5 disse:

@WOZ Dods eu até pesquisei sobre cabos mas não achei nada, meu adaptador ficou bem justo mas ele perdeu um pino...@lHenrique_10  @WOZ Dods o conector do cabo é esse

Meu Deus, essa ponta é completamente fora dos padrões atuais. Considerando que você utilizará o seu notebook em um único local, seria mais adequado você efetuar a troca da tomada por uma desse modelo:image.png.d1815f548f6d84adfdc45dd91ab2cdbd.png

-

8 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se o notebook dele usa o padrão novo essa é a melhor opção sem dúvidas. O padrão velho deveria ter sido eliminado da face da terra há anos, mas infelizmente ainda temos muitas casas que o utilizam. Em minha residência troquei todas as tomadas por que o padrão novo com proteção contra choque (aquele haste preta) pode causar tanto mal contato em tomadas antigas que já vi queimarem equipamentos caros.

Exatamente.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Silva5

Qual seria o modelo de encaixe da tomada na parede? Dependendo da situação, pelo que entendi, só bastaria comprar um novo cabo de força que seja compatível com sua tomada, tipo este da imagem abaixo:
Tripo_1.jpg_1.jpg

Se a tomada na parede for diferente, eu compartilho da ideia do amigo aqui.

25 minutos atrás, lHenrique_10 disse:

Seria tão mais fácil alterar a tomada por uma dessa... image.png.94c359e3ab374e52e4c3a7f97438cfab.png

Faça as duas alterações e funcionará normalmente. Ressaltando que para a instalação da tomada na parede, procure um eletricista de confiança para evitar erros e para conectar os fios na ordem certa.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Tem que ver o encaixe do carregador também. 

 

@Daniel Silva5 Se o cabo do seu notebook (a ponta que vai no carregador) for desse padrão que o @Lost Byte mostrou acima, você pode comprar na internet facilmente: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1709714524-cabo-de-forca-do-carregador-de-notebook-toshiba-tripolar-_JM?matt_tool=18956390&utm_source=google_shopping&utm_medium=organic

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Silva5 Sempre tente compatibilizar o cabo com a tomada. Não adianta falar que um é melhor que o outro se na hora de conectar você terá que usar adaptador. Como já disse antes, o ideal é ter todas as tomadas de sua residência no padrão atual, bem como modernizar os cabos e tomadas dos equipamentos.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Daniel Silva5 disse:

algum modelo de cabo de boa qualidade que você recomende que eu possa comprar sem medo?

O amigo já havia lhe passado um link (da Toshiba), vai servir muito bem. Você também pode comprar um cabo deste tipo em lojas de eletrônica/informática em sua região, pois diferente da fonte de alimentação em si, cabos de força dificilmente provocam problemas (no caso de problema seria cabo mal feio, erro de fabricação). A qualidade entre uma e outra tende a ser mais na questão de flexibilização do cabo e durabilidade da parte externa emborrachada.

Ligar com um cabo comum entre a fonte e a tomada (ambos com conexões compativelmente nativas) é melhor do que tentar usar adaptadores por mais caro e de confiança que sejam.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Daniel Silva5 disse:

então qualquer cabo desse modelo serve? mesmo sendo um notebook com um consumo de energia "alto" como o nitro 5?

Se tratando especificamente do cabo de força, sim, qualquer um serve. O cabo apenas serve para passar a energia necessária da tomada até a fonte de alimentação (geralmente aquela caixinha retangular que acompanha o notebook), igual a função de um cabo que vai na tomada e que se usa no computador, na TV, aparelho de som, e por ai vai.

Se a fonte de alimentação e tomada estão passando energia de forma segura, o cabo será o menor dos problemas.

Opcionalmente, se quer proteção a mais em seu notebook e em outros equipamentos em questão de energia elétrica, você pode usar um protetor contra surtos de tensão (popularmente chamado de filtro de linha), ai neste caso recomendo os modelos de 5 ou 8 tomadas da iClamper.

 

9 horas atrás, Daniel Silva5 disse:

obrigado pela ajuda

Estamos ai pra isto.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...