Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar o RGB das fans do gabinete Cougar, MX410 Mesh-G RGB


Shiftay
Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Estou pensando em comprar o gabinete Cougar, MX410 Mesh-G RGB, ele vem com uma controladora, portanto pelo o que eu vi ela tem 2 saídas: A Sata e uma outra que seria para a placa-mãe, para ligar o RGB das fans, porém a placa-mãe que eu desejo comprar não tem conexão nem 3 e nem 4 pinos.
Sou leigo no assunto, teria alguma forma de ligar o RGB das fans sem ser pela placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shiftay Depende. Muitos gabinetes tem controladora completa e independente. Tem que ver se esse é seu caso. Só estou me perguntando que placa-mãe é essa que pretende comprar que não tem RGB, pois quase todas hoje tem. Quer que te ajude a escolher seus componentes? Diga quanto pode gastar e o que já tem.

Outra coisa importante: O gabinete da Cougar que escolheu é bom, sem dúvidas, mas recomendo que avalie o gabinete Aerocool Aero One Frost, que é um dos melhores hoje que já vem com RGB e 4 ventoinhas, com frente em mesh e todo filtrado, tampo de vidro na lateral, etc.

 

Inspecionando o gabinete da Cougar percebi que as ventoinhas dele são ARGB, não RGB, e não é qualquer placa-mãe que será compatível com ARGB 5V. Presumo que ele já venha com uma controladora, mas isso limita os recursos de iluminação a presets do fabricante.

Lendo mais um pouco vi também que ele já vem pronto para o uso. Não depende de uma placa-mãe compatível. Tem comandos para a iluminação diretamente no painel frontal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Gostaria sim de uma ajuda, meu valor máximo é de 9k, incluso com monitor 144, só possuo os periféricos, estou precisando de um PC inteiro, estava pensando em pegar um que possua a RTX 2060 e i5 10400f, se puder me passar o restante necessário, agradeceria,

placa-mãe Colorful H410M-T PRO V20, Chipset H410, Intel LGA 1200, mATX, DDR4, esse é o modelo da placa-mãe, é de entrada.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shiftay Certo, você está com muita pressa? Pergunto por que o mercado está em uma ressaca de criptomining e de falta de silício que já dura um ano, mas finalmente os preços começaram a baixar. Vimos placas de vídeo de 3000 reais custando 18000 ou mais. Uma RTX 2060 até outro dia custaria mais que seu orçamento inteiro. Se esperar mais um ou dois meses provavelmente terá o preço correto das placas ou bem próximo disso. A 2060 é uma boa GPU e vai permitir jogar bem e por um bom tempo, mas eu acredito que quando o preço estiver abaixo de 2500 reais, que é o que ela valia antes (hoje vale menos já que temos a 3060) será ideal. Se estiver com pressa te ajudo a montar um orçamento bacana, mas também recomendo que o faça bem próximo da data de compra, pois a disponibilidade de componentes muda todos os dias, bem como seus preços, e um orçamento não vale mais do que um ou dois dias.

 

Similarmente, recomendo que pondere sobre montar você mesmo o PC. Se nunca tiver montado acompanhe esse tópico antigo abaixo e pegue uns toques. Tem muitos outros do tipo aqui nesse fórum e em outros, bem como vídeos no youtube e artigos em revistas virtuais.

Em último caso sempre pode contratar um técnico para fazer a montagem (comprar montado é prejuízo SEMPRE). Recomendo que procure um de confiança e que você possa conferir o trabalho já feito por ele antes de contratá-lo. Pense nisso.

 

 

 

Ps.: se vai incluir o monitor de 144 Hz nesse orçamento então recomendo ainda mais que espere mais um pouco para fazer o orçamento e a compra.

Isso para que você consiga extrair o máximo desse dinheiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Eu pretendo comprar nesse mês ou no próximo, não posso demorar muito.
Muito obrigado, ajudou bastante.
Porém ainda estou com dúvida em relação ao gabinete, pela controladora eu consigo ligar diretamente na fonte né? Sem precisar de compatibilidade na placa-mãe para ligar o ARGB. Foi o que eu entendi.
E ao que você recomendou, achei ele em um preço mais salgado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Shiftay Essa controladora parece conectar à fonte sim. Se observar o manual dele provavelmente entenderá melhor como fazer a conexão. O controle das luzes se dá pelo botão de reset nesse caso, onde ele deixa de ter a função de reset.

 

O Aerocool Aero One Frost eu encontrei por 450 recentemente na Americanas e Submarino. Fica a seu critério qual pegar. O Cougar tem uma grande vantagem sobre o Aerocool que é a altura máxima de cooler de CPU, mas o Aerocool tem posições de instalação de ventoinhas dedicadas à GPU, algo que eu considero ainda melhor.

 

Sobre seu orçamento e a aquisição de um novo PC, eu recomendaria que comprasse um Ryzen 5 5600X com MB B550, SSD NVMe (pode aproveitar seus discos rígidos antigos se tiver algum), fonte 80+ gold e GPU RTX 2060 que já está com preço "razoável", mas ainda deve baixar e eventualmente outras melhores podem ficar mais acessíveis antes de você fechar essa compra. Quando tiver o dinheiro em mãos e pronto para comprar me chame aqui que fazemos um orçamento adequado. Já pode começar a pesquisar o monitor, qual eu indico que seja LG, Acer, ASUS, Benq/Zowie ou Dell, pois são as marcas mais duráveis. Você verá marcas que oferecem mais recursos ou similares por preços menores ou similares. Sobre isso lhe advirto que se quiser algo durável deve procurar as marcas que são conhecidas por durar, não as que prometem coisas mirabolantes ou só pelo preço. O processador que indiquei está com preço muito bom hoje, o melhor que vi desde seu lançamento por sinal, então seria uma boa adquirí-lo por agora se for mesmo optar por ele. Vou fazer um esboço de orçamento agora e te mostrarei para ter ideia do que seria possível fazer.

 

Isso é o melhor que você conseguiria montar hoje, fora o monitor, com esse valor:

 

image.thumb.png.80504dc70932cec37cd3e21d355ea7cb.png

 

 

Essas memórias e esse processador estão com preços muito abaixo do normal. A placa de vídeo é o mais complicado, pois está 1000 reais acima do preço normal, mas já é viável, especialmente pela marca que dá 3 anos de garantia.

 

Ah, não coloquei o gabinete por que esse você já tinha pesquisado. Daria para reduzir o preço se o valor da GPU baixar, ou você poderia usar um Ryzen 5 3600 que é uma ótima alternativa ao 5600X, mas pelo preço praticado eu iria de 5600X sem dúvidas. Daria para usar uma placa-mãe mais simples, sem suporte a OC (afinal dificilmente você vai precisar de OC com essa CPU), mas o restante eu não mudaria. As memórias estão com um preço surreal, a fonte está boa (alta qualidade e garantia estendida por um preço razoável), só falta encaixar o gabinete e o monitor nesse orçamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...