Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador-skpmax710-luzes acendem forte em serie


Posts recomendados

Eu tenho um amplificador skp max710,ele chegou torrando resistores perto de dois transistores de saída,troquei os transistores de saída,troquei dois mje350 e um mje340,troquei alguns transistor smd,e troquei os resistores torrados,ou seja não tem porque as luzes estarem acendendo tão forte,o defeito já pode ter sanado

9 minutos atrás, Betinhodaeletronica disse:

Eu tenho um amplificador skp max710,ele chegou torrando resistores perto de dois transistores de saída,troquei os transistores de saída,troquei dois mje350 e um mje340,troquei alguns transistor smd,e troquei os resistores torrados,ou seja não tem porque as luzes estarem acendendo tão forte,o defeito já pode ter sanado

Ajuda aí @BCP

530F897D-3084-42C3-B0AF-B16045A67111.jpeg

F6A4A8B8-290A-4F23-9350-9F3738E57759.jpeg

3882F1FB-8247-4203-A3CB-74BC3565CB17.jpeg

E35742B4-E957-4ECF-971F-17EB53890258.jpeg

C48FA6A5-B9B3-4EC7-B1C2-D14860E671D7.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 ontem coloquei os transistores de saida,e os drivers todos novos,eu avisei que troquei.....so n falei a questao dos componentes da fonte,mas testei sim,o trafo n deve ta ruim,pois o amplificador liga,porém queimava resistores de um dos dois canais,com os componentes anteriores ligados em serie,fiz a troca de todos os componentes suspeitos e defeituosos,porém estou com receio de ligar direto,pois minha serie pode n esta servindo,ligo em serie acende as lampadas forte,porém n abriu nada,deixando claro que liguei um tv de 29 na minha serie e as luzes acenderam forte igual,quando ligue em 220v,a tv funcionou normal

42 minutos atrás, Betinhodaeletronica disse:

@Renato.88 ontem coloquei os transistores de saida,e os drivers todos novos,eu avisei que troquei.....so n falei a questao dos componentes da fonte,mas testei sim,o trafo n deve ta ruim,pois o amplificador liga,porém queimava resistores de um dos dois canais,com os componentes anteriores ligados em serie,fiz a troca de todos os componentes suspeitos e defeituosos,porém estou com receio de ligar direto,pois minha serie pode n esta servindo,ligo em serie acende as lampadas forte,porém n abriu nada,deixando claro que liguei um tv de 29 na minha serie e as luzes acenderam forte igual,quando ligue em 220v,a tv funcionou normal

 

1625771799497220882388.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O primário do trafo desse amplificador pode ter peso suficiente pata acender a lâmpada com brilho bom, isso não significa que tem algo em curto.

se tiver ainda algum receio, ligue a lâmpada no secundário do trafo, antes da retificação, nessa situação, a lâmpada deve dar uma breve piscada até os capacitores carregarem, depois permanecerá apagada, pois em repouso a corrente é baixa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Esqueci de mencionar, verifique os diodos retificadores da fonte dele, eles estando ruins também vai danificar os transistores de saída e faz a lâmpada em série acender.

Se ainda tiver receio remova os transistores de potência e ligue-o sem eles...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bcpessa é a parte da fonte,qual seria esses diodos???

65CC3994-7C02-4F6C-9880-5AC596BAA2D1.jpeg

8 horas atrás, BCP disse:

Esqueci de mencionar, verifique os diodos retificadores da fonte dele, eles estando ruins também vai danificar os transistores de saída e faz a lâmpada em série acender.

Se ainda tiver receio remova os transistores de potência e ligue-o sem eles...

Ligar sem os transistores de potência dos dois canais???

8 horas atrás, BCP disse:

Esqueci de mencionar, verifique os diodos retificadores da fonte dele, eles estando ruins também vai danificar os transistores de saída e faz a lâmpada em série acender.

Se ainda tiver receio remova os transistores de potência e ligue-o sem eles...

Mas por eu ter ligado em série já pode ter danificado algo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Com a ligação em série com as lâmpadas não deveria ter queimado nada.

Os diodos da fonte não estão aparecendo na foto, eles devem estar antes dos capacitores grande.

Os transistores de potência não precisam ser removidos, teste-os novamente, se tudo normal deixe-os quieto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, BCP disse:

Com a ligação em série com as lâmpadas não deveria ter queimado nada.

Os diodos da fonte não estão aparecendo na foto, eles devem estar antes dos capacitores grande.

Os transistores de potência não precisam ser removidos, teste-os novamente, se tudo normal deixe-os quieto.

N encontrei nenhum diodo antes dos capacitores 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
22 horas atrás, Betinhodaeletronica disse:

como curto circuita os pontos a e b pra baixar o quociente de corrente de repouso?você poderia mostrar um exemplo?assim como eu muita gente n sabe 

Eu também não sei, teria que ver o esquema do amplificador.

14 horas atrás, Betinhodaeletronica disse:

N encontrei nenhum diodo antes dos capacitores 

Pode ser que seja uma ponte de diodos, tem que verificar ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.png.ffd38ebd092927c2a77732fe18ad9f59.png

Este é um circuito bem mais simples do que o seu. Só tem dois transistores de saída  os transistor drivers e os responsáveis pela entrada. Mas espero que sirva como exemplo. O Transistor da corrente de repouso é o T3. Muitas vezes ela vai colado no dissipador.  Se ele estiver aberto ou o trimpot ou  resistor r10 que polarizam ele estiverem abertos a corrente de repouso sobe podendo até chegar a ponto de fazer os transistores de saída saturarem e fecharem um curto na fonte. Neste circuito curto circuitando  os pontos a e c a corrente de repouso cai praticamente a zero. Geralmente são os pontos da base dos transistores drivers. Espero ter ajudado

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso do circuito que postei curto circuite o coletor e o emissor do t3 o que na verdade curto circuita a base do driver t5 com a base do t6. Vamos a mais uns exemplos:

image.thumb.png.a1f0b694009e923cdb0e83bd07f1dc3f.png

Nesse exemplo curto circuite o coletor e o emissor do q13 o que curto circuita a base de q10 com a base de q9

 

image.thumb.png.7f3a26d8beb0773a2d8409021d97a4f9.png

 

 

Nesse caso seria curto circuitar o coletor e o emissor do t404 ou seja a base do t405 do T 406.

 

image.thumb.png.cafa1aa2b7988556778cdbfd9d4a9c90.png

 

Nesse circuito o bias é feito como antigamente, com dois diodos D2, D3 e R12. Mas vale o mesmo princípio, una a base do tip41 e do Tip42.

 

Na verdade em princípio estas bases são unidas. Mas como os transistores só começam a conduzir entre 0,6 e 0,7 volts isso gera uma distorção chamada de crossover em que uma pequena parte do sinal entre o semiciclo positivo e o negativo não seja amplificada. É uma distorção meio chatinha que acompanha o som quando esta baixo mas deixa de ser perceptivel quando o som esta alto. Esses transistores de bias ou os diodos fazem que quando o sinal passa de positivo para negativo e os transistores da parte de cima estão para parar de conduzir os da parte de baixo já estão conduzindo e vice versa. Isto é chamado de corrente de repouso porque é a corrente que passa entre os transistores de saída sem sinal na entrada e geralmente fica abaixo de 100 mA.  Mas se a tensão entre as  bases dos transistores de saída ou no caso dos circuitos que postei dos transistores drivers que na realidade formam um transistor darlington em combinação com o(s) respectivo(s) transistor(es) de saída subir muito além de 1,4 volts eles conduzem muito e a corrente de repouso aumenta exponencialmente e as lampadas em série que nós colocamos começam a ficar bem brilhantes. Verifique também se nenhum transistor está com fuga que é uma digamos "semi condução" indesejável entre coletor  e emissor. Geralmente os multímetros analógicos são melhores pra pegar este tipo de defeito porque aplicam uma tensão maior no componente analisado. Os melhores pra pegar isso são os mais antigos que tem uma escala de ohms x 10000 e usam uma bateria de 22,5 volts. Eu tenho um mais antigo da década de 50  que tem a escala x 100000  com uma bateria de 30 volts ( que substituo por 3 de 9v). Por isso nem sei se os digitais pegam a fuga, sempre meço com meu vovozinho.  rs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/07/2021 às 19:06, Betinhodaeletronica disse:

essa é a parte da fonte,qual seria esses diodos???

65CC3994-7C02-4F6C-9880-5AC596BAA2D1.jpeg

Em 11/07/2021 às 10:24, BCP disse:

Eu assisti um vídeo no YT e essa não é a fonte ou pelo menos é só uma parte dela. image.thumb.png.09e2ab9ea078b3d155e5549a37f790c9.png

 

Eu capturei essa imagem do vídeo.  A parte principal da fonte são os capacitores na placa e ela não usa diodos diretamente, usa uma ponte retificadora que já tem os quatro diodos dentro e fica fora da placa, é essa peça quadrada onde estão conectados quatro fios. Dois vão para o transformador toroidal e os outros dois, o azul e o vermelho são respectivamente o positivo (+Vcc) e o negativo (-Vcc) que vão para a placa, onde devem ir um para  o positivo de um desses capacitores grandes e o outro no negativo do outro capacitor respectivamente. O outro terminal deles, o negativo do primeiro e o positivo do segundo vão na mesma trilha que é o terra e deve ir pra um terceiro fio do transformador.

 

15 horas atrás, Betinhodaeletronica disse:

@Andreas Karl amigo,sendo mais direto,nunca mexi em bias que n tem trimpot....falando no popular,como é feito esse curto circuito de dois pontos...vou mandar umas fotos do meu pra vê se você ajuda 

Nem sempre tem trimpot de regulagem. As potências que eu montava a regulagem era fixa, no transistor de bias só tinha resistores ligados.  O curto tem que ser feito nas duas bases dos transistores drivers ou entre o coletor e o emissor do transistor de bias (dá na mesma) . Pela foto fica difícil mas pela sua que eu citeii  tudo indica que são os três transistores parafusados no dissipador que tem uma craca marrom parecendo ferrugem entre os dois componentes brancos grandes que parecem ser os resistores de fio. Os dois maiores são os drivers e o menor do meio o de bias. Dois terminais do de bias  devem ser ligados  em um terminal de cada transistor driver o que indica ser as bases deles. O curto seria nessas duas ligações.É o melhor que dá pra fazer sem o esquema, alias eu procurei ele na internet e não achei, infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
19 minutos atrás, Betinhodaeletronica disse:

@Andreas Karl consegui o esquema,como postar aqui??

Abaixo da caixa de texto do post tem um clips com a descrição: 

"Arraste arquivos aqui para anexar ou escolha os arquivos..." Clique em escolha o arquivo e anexe o esquema que tem ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguinte @BCP @Andreas Karl Quando eu tiro do circuito o t108 e t109 ele liga normal em série,porém esses dois que coloquei estão bons,das 3 lâmpadas da seria tá acendendo uma bem forte 

@BCP tirei o transistor de bias do canal que tava ruim e mesmo assim acende uma das 3 lâmpadas da seria bem forte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andreas Karl quando eu solto o coletor só t103 ele liga normal em série,quando eu volto o coletor do t103 acende uma lâmpada forte...quando eu tiro da placa o t108 e t109 ele liga normal também em série,se o bias tiver muito desregulado ele n liga com os t108 e t109,o bias fica no meio desses dois 

Acredito que tá mais perto de terminar esse ampli,já tem até esquema,aparece aí @Andreas Karl

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu abri o Pdf e já dei uma analisada no circuito. Estranhei um pouco no esquema ter só 4 transistores de saída quando nas suas fotos e nos vídeos do YT tem 6. Mas enfim o curto seria entre o coletor e a base do T 107/207 C3421. Eu percebi que você está bem ansioso (eu também sou, eu sei como é) mas estes dias vão ser correria pra mim, médicos marcados em outra cidade amanhã e segunda feira, vai ser difícil eu tentar te ajudar mais a fundo tão já, talvez no domingo. Eu vou converter seu Pdf em imagem e postar aqui , talvez facilite pra mais gente pra te ajudar nesse interim até com mais capacidade do que eu.

 

Graphic1.thumb.jpg.9a85701289fe0aee569c6054e82350ec.jpg

 

 

Aqui o pedaço principal já aumentado.

 

image.thumb.png.80d8b244452a9c00b80369356a2f4890.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Betinhodaeletronica disse:

@Andreas Karl quando eu solto o coletor só t103 ele liga normal em série,quando eu volto o coletor do t103 acende uma lâmpada forte...quando eu tiro da placa o t108 e t109 ele liga normal também em série,se o bias tiver muito desregulado ele n liga com os t108 e t109,o bias fica no meio desses dois 

Acredito que tá mais perto de terminar esse ampli,já tem até esquema,aparece aí @Andreas Karl

Tira essa dúvida aí @BCP

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Andreas Karl disse:

Eu abri o Pdf e já dei uma analisada no circuito. Estranhei um pouco no esquema ter só 4 transistores de saída quando nas suas fotos e nos vídeos do YT tem 6. Mas enfim o curto seria entre o coletor e a base do T 107/207 C3421. Eu percebi que você está bem ansioso (eu também sou, eu sei como é) mas estes dias vão ser correria pra mim, médicos marcados em outra cidade amanhã e segunda feira, vai ser difícil eu tentar te ajudar mais a fundo tão já, talvez no domingo. Eu vou converter seu Pdf em imagem e postar aqui , talvez facilite pra mais gente pra te ajudar nesse interim até com mais capacidade do que eu.

 

Graphic1.thumb.jpg.9a85701289fe0aee569c6054e82350ec.jpg

 

 

Aqui o pedaço principal já aumentado.

 

image.thumb.png.80d8b244452a9c00b80369356a2f4890.png

Ok,mas como é feito isso?une um fio entre coletor e base do t107? É bom fazer esse curto circuito sem os t108 e t109 no circuito né?

3 horas atrás, Andreas Karl disse:

Eu abri o Pdf e já dei uma analisada no circuito. Estranhei um pouco no esquema ter só 4 transistores de saída quando nas suas fotos e nos vídeos do YT tem 6. Mas enfim o curto seria entre o coletor e a base do T 107/207 C3421. Eu percebi que você está bem ansioso (eu também sou, eu sei como é) mas estes dias vão ser correria pra mim, médicos marcados em outra cidade amanhã e segunda feira, vai ser difícil eu tentar te ajudar mais a fundo tão já, talvez no domingo. Eu vou converter seu Pdf em imagem e postar aqui , talvez facilite pra mais gente pra te ajudar nesse interim até com mais capacidade do que eu.

 

Graphic1.thumb.jpg.9a85701289fe0aee569c6054e82350ec.jpg

 

 

Aqui o pedaço principal já aumentado.

 

image.thumb.png.80d8b244452a9c00b80369356a2f4890.png

Nos exemplos que me mandou era pra curto circuitar emissor e coletor de bias,no meu amplificador você tá pedindo que curto circuite a base coletor e base,você n se enganou??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...