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Amplificador-skpmax710-luzes acendem forte em serie


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@BCP @Andreas Karl estava suspeitando do capacitor cerâmico smd c108 troquei mas n deu em nada,só queria de vcs a seguint3 ajuda agora...no r124 canal ruim de um lado tem 1.3v e do outro -0.6v...no canal bom o r224 tem 0.9v e do outro lado -0.3v...ou seja pra base do bias tá indo uma tensão diferente no canal ruim e no bom...nessa imagem que mandei queria saber o seguinte...de onde vem a tensão que vai pro r124??? O r124 r125 r126 estão todos bons...de onde poderia está vindo essa tensão de 1.3v e -0.6 v do r124 canal ruim? Acho que só falta saber isso pra matar a charada,se puder ajudar agradeço muito

Screenshot_20210806-085122~2.png

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@Betinhodaeletronica , faz um favor pra "Nós". Meça a tensão com o multimetro diretamente nos terminais  r123 e r223 para comparar a dos dois canais. Meça também a tensão nos D11 (1n 4148) dos dois canais.  Não lembro se voce chegou a trocá-lo. Lembro que em algum lugar da net há alguns meses eu li que estavam falsificando 1n4148 (só faltava essa). E tá estranho mesmo, os velhinhos das sucatas quando meço com a função diodo sempre dão um pouco mais de 0,6 volts. Mas eu comprei alguns novos e davam mais de 0,7. Pode ser até diferença de lote mas não tive coragem de usar , fui no ferro velho e comprei sucatas de reatores eletrônicos para lâmpadas fluorescentes que tem alguns (olha a que ponto um técnico de eletronica tem que chegar por causa dessa m. de falsificação, qualquer sucata de eletronica antiga que eu vejo na frente mesmo suja, empoeirada, enferrujada eu to levando pra casa, me sinto um mendigo, só espero não pegar tétano kkkk). Todos dando 0,6 alguma coisa. Na semana que fui no médico em outra cidade passei numa lojinha de eletronica e comprei mais 10. Esses estão dando 0,6 !!!. Como mencionei na resposta anterior esse tipo de circuito com zener(no caso do t103)  ou diodo(s) controlando a base do transistor chama-se fonte de corrente constante. Se a tensão na base do t106 subir um "pentelionésimo" a corrente que ele vai drenar (corrente coletor emissor, iCE) vai subir muito. Portanto o D11 e o r122 é que controlam e limitam a corrente de base do t106 porque estão em paralelo com a base e o r123. Se um deles estiver aberto a tensão de base do t106 sobe e a corrente muito mais ainda, como a corrente de coletor /emissor é  igual a corrente de base vezes o ganho (o beta ou hFE) do transistor já viu né. Aliás meça também a tensão nos terminais dos r121 de 10K  dos dois canais pra ver se tem diferença (tem um errinho no esquema, o do canal bom devia ser r221, kkk). Pode ser que o excesso de corrente venha do t204. O capacitor c118 não é, a maioria dos amplificadores nem tem ele. Se estivesse em curto ou com fuga ele abaixaria a corrente de repouso, não subiria. Se estiver aberto pode até ser que suba um pouco mas não alteraria tanto as tensões do T107.  Uma última pergunta, onde você está comprando os componentes?

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Nunca mais apareceu @Andreas Karlo bias t107 tinha 2.7v emissor coletor,e o t207 tinha 1.8v emissor coletor ...ai eu usei um potenciometro,e diminui o bias t107 emissor coletor pra 1.8v,Porém feito isso o bias t207 foi pra 2.7 emissor coletor,ou seja o defeito do canal ruim foi pro canal bom,aí fiz uma varredura no circuito bias,troquei alguns componentes,e pra minha tristeza o canal bom agora tá com 2.7v emissor coletor e o bias que tava ruim agora tá com tensão 0v emissor coletor ..acho que piorou muito meu problema,melhor aceita que esse amplo veio do além e n tentar mexer nisso mais,e os amigos aqui só auxiliando de vez em quando também conta em desanimar

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@Betinhodaeletronica calma. A vida tá bem complicada pra todo mundo. Aqui é que nem no whatsapp, às vezes a pessoa do outro lado não responde e a gente fica ansioso, chateado. Mas na verdade não sabemos o que tá acontecendo do outro lado. Esta semana que passou foi um caos, aliás minha vida inteira tá um caos, nesse momento estou respondendo a 200 quilômetros de onde postei as outras respostas. Bem vamos ao ponto:

Na resposta sobre os diodos estranhei que a tensão estava bastante baixa nos dois canais (na verdade iguais). Supondo que você mediu as tensões em relação ao terra os diodos que tem um resistor de 100 R em série ligado ao - VCC só 5 volts? A primeira coisa que passou na minha cabeça é que a tensão da fonte está muito baixa devido às lâmpadas em série estarem bem acesas. Os eletrolíticos da fonte são de 63 volts portanto a tensão normal dessa fonte deve ser de pelo menos + - 50 volts ou mais. O que deve estar acontecendo acho que já expliquei em outra resposta, quando a(s) lâmpada(s)em série estão acesas dos 127 da rede elas ficam com digamos 110 volts e sobra 17 pro amplificador. Baseado nesse exemplo a tensão da fonte se fosse de 50 volts cairia para 50*17 / 127, ou seja, meros 6,7 volts. Como já falei, lâmpadas em série se comportam como um fusível inteligente, com o excesso de corrente elas não rompem mas acendendo a resistência do filamento aumenta muuuitoooo e tanto a tensão como a corrente que vai pro amplificador cai pra valores bem baixos que é pra diminuir a chance de queimar algum componente.

Portanto o que provavelmente aconteceu é que quando você instalou um trimpot pra regular na marra a tensão coletor emissor do t107 a corrente do canal ruim caiu drasticamente e a (s) lâmpada(S) diminuíram o brilho ou até quase apagaram. Com isso a tensão da fonte subiu bastante e é claro que as tensões nos diversos pontos do circuito dos dois canais aumentam muito. Portanto não é que o defeito passou de um canal pro outro, normalizando a corrente no canal ruim as lâmpadas em série diminuíram o brilho e as tensões no canal bom subiram. Os 2,7 entre coletor e emissor do canal bom ainda estão dentro do esperado que é a tensão de condução de um diodo (geralmente 0,7 V) vezes 4.

O trimpot que você colocou foi uma boa ideia mas perigosa. Como já citei existe a suspeita de estar passando uma corrente excessiva pelo transistor /circuito de bias. E com o trimpot diminuindo o valor para aumentar a corrente de base do t107 eventualmente pode queimá-lo, por isso a tensão coletor emissor pode ter caído a zero. Por isso que pedi pra você medir a tensão e comparar nos dois canais a tensão dos r120 / 123/ 223, na verdade é um jeito de saber pela lei de ohm quanta corrente está passando neles e identificar algum problema no a1862 e principalmente no c3631.

 

Quanto a tensão de coletor emissor do transistor de bias eu sei quanto que deve ser o valor teórico mas eu nunca medi essa tensão na prática, na verdade quem tem prática geralmente faz o seguinte caminho com amplificadores queimados:
De cara o que você deve ter feito, procurar os transistores em curto e trocar. Depois se a lâmpada em série acender muito verificar se o transistor de bias não “abriu” ou esta alterado e trocar. Se normalizou é hora de medir se tem perto de 0 volts na saída, colocar uma caixa / falante e algum player na entrada, checar se em volume baixo um canal não esquenta mais que o outro e ouvir se o som está limpo, se em alto volume o aquecimento dos transistores de saída e os outros componentes da placa é normal e pronto.

Agora se no meio desse caminho algo der errado aí começa a jornada. Mede-se algumas tensões tentando encontrar um provável culpado. Uma sessão de caça às trilhas interrompidas pode se fazer necessário o que é um “chute” naquele lugar ainda mais se for de dupla face. Depois mede-se todos os resistores, com multímetro digital porque ele aplica uma tensão baixa e não dispara nenhum transistor / diodo. Se algum der um valor diferente do que devia retira se uma perna do bichinho (ou eventualmente ele todo se for SMD e não der pra dessoldar um lado) pra ver se não é nenhuma característica da placa. Mede-se os capacitores pra ver se não tem algum em curto. Se até aí o “culpado” não tiver sido encontrado vem o amargo remédio de arrancar todos os transistores e às vezes até os diodos e capacitores da placa para fazer um teste mais apurado neles. Primeiro checa-se com a função diodo se todas as junções dos transistores estão entre 0,5 e 0,7 volts em um sentido e não indicando nada no outro. Depois testar se não tem nenhuma “fuga” entre coletor emissor com a função diodo e de ohms do multímetro, não deve indicar nada. Pra isso o multímetro analógico na escala mais alta de ohms é melhor principalmente se for dos mais antigos que usam uma bateria de 22 volts. Eu tenho uma relíquia aqui, um multímetro da década de 50 que tem uma escala de ohms x 100.000 alimentado por uma bateria de 30 volts (que nunca vi na vida, eu adaptei 3 de 9 volts). Esse pega qualquer fugazinha. Mede-se também os capacitores, no multímetro analógico na função ohms o ponteiro sobe e depois desce até o 0 (ou “inf” na função ohms). Se for muito rápido (valor baixo) usa se uma escala mais alta, se for muito devagar (valor mais alto, geralmente eletrolíticos) uma escala mais baixa, se tiver fuga o ponteiro não volta até o 0. Mas tem que ter paciência, o ponteiro começa a descer rápido e chegando perto do 0 vai cada vez mais devagar, tenha a certeza de que ele parou mesmo antes do 0 e não está só demorando pra chegar lá. Se no multímetro digital tiver a função de medir capacitores ótimo, desconfie de capacitores que dão acima do valor, capacitor com fuga engana o capacímetro fazendo ele medir um valor mais alto.

 

Mas eletrônica nem sempre é uma ciência exata, como já citei em respostas anteriores , teve amplificador que arranquei todos os transistores e medindo todos estavam bons, a solução foi trocar TODOS e aí funcionou. Mas troquei por transistores antigos da minha coleção e eram de confiança. Com essa enxurrada de componentes falsificados no mercado eu estou neurótico com qualquer componente comprado recentemente. Não dá pra testar circuitos integrados facilmente, mas componentes discretos como transistores e diodos e as vezes até resistores e capacitores acabo testando antes de usar, realmente tá dando desgosto isso e vontade de largar a eletrônica mais uma vez. Por isso que perguntei ONDE VOCÊ COMPROU OS COMPONENTES, pra tentar ter uma ideia se a possibilidade de você ter comprado componentes falsificados é baixa, média ou ate altíssima, possibilidade 0 acho que nem na Mouser.

 

Tenta batalhar mais um pouco no seu “paciente”, do meu lado vou tentando te ajudar quando der, pode ser no dia seguinte como na outra semana. Como já citei, minha vida é pra lá de complicada!

 

Mais uma vez BOA SORTE!!!!

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