Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena fazer upgrade hoje? RTX2060


Ir à solução Resolvido por RaposaFeroz,

Posts recomendados

Eu nem uso mais PC, mas mantenho atualizado de quando em quando, geralmente a cada 7 anos, para o meu filho jogar. Ontem eu vi que minha GTX 670 antigona já é requisito mínimo para alguns jogos. E sei de jogos que ela nem é capaz de rodar, como esse Mortal Kombat(que pra mim é novo, nem sei)

 

Estava pesquisando e bolei uma config de upgrade pra durar esses 7 anos

 

De cabeça é capaz que eu erre, mas por cima:

RTX 2060 ASUS Double OC 

I5 10400

placa-mãe, sei lá ASUS H410-e alguma coisa 

2x16Gb DDR 4 3200 de uma marca que eu não conheço mas pesquisei e o povo gosta. Barata, 1/3 ou 1/2 do valor de umas Corsair etc 

E um SSD de 2Tb (aí que o baguio ficou loco, não é compatível com a placa-mãe... Eu mudaria tudo do zero)

 

Mas o que me impressionou foi o valor. Ok, o que estou colocando na lista são peças boas e caras... Mas não imaginava que seria tanto!!! 8 pra 9k isso tudo 

 

Minha questão é que eu vejo posts de 2019 falando pra não comprar de jeito nenhum uma RTX 2060 por 1700, 1800, 1900 

 

 

Sim, dólar subiu, pandemia, escassez de Chips, mineração de Bitcoin... 

Não está fácil

 

Agora, sendo realista, vale a pena eu fazer esse investimento AGORA, ou devo esperar, sei lá, pelo menos alguma coisa do parágrafo acima melhorar. Virão tempos melhores? Vocês crêem que baixe o preço de alguma coisa?

 

Ou até melhor, tem alguma indicação de upgrade pra durar 7 anos que custe bem menos que essa que coloquei na mesa?

 

Valeu gente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeQSilva valeu, esses processador e placa eu fui no custo/benefício mesmo. Estou por fora de hardware faz anos. Vi que pra colocar um SSD a placa não comporta a interface que eu curti.

Teria que mudar mesmo.

 

Os 2Tb eu acredito que sim, na atual configuração tenho um SSD de 125(?) Gb com o SO e dois HD de 1Tb cada em Raid :) (nessa windows 10 me deu trabalho uns anos atrás) e está tudo cheio de porcaria da minha esposa. Pensei em manter um HDD pra armazenar, mas coçou a mão ter SÓ um C:/ em SSD, se é que me entende

11 minutos atrás, Phoenyx disse:

Se dá pra esperar, espere, os preços de placas de vídeo estão um absurdo.

Qual seu processador atual?
E pra games, hoje, 16GB de RAM é o suficiente.

É verdade, 16Gb são suficientes, de fato. Nisso entra uma loucura minha, não dar gargalo nesses 7 anos em média. Acho que prudência, 2x8Gb ainda aguenta esses 7 anos, concorda?

Ah, e o processador atual é geração 3. Nem lembro o modelo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Chico Neto82 Instale e rode o CPU-Z em seu setup atual e informe as configurações que vão aparecer nele.

Fonte precisarás abrir o gabinete e olhar a etiqueta externa dela.

Seria interessante também comentar o tipo de cooler do processador e o modelo do gabinete, pois temperaturas mais altas também tiram a vida útil do equipamento.

 

Acredito que dê para aproveitar bastante coisa do seu setup atual e atualizar apenas o necessário nesses tempos em que vivemos.

Ainda não é certo se teremos em breve uma normalização dos preços de hardwares, os preços de GPUs caíram uma razoável porcentagem nos último meses mas ainda estão longe de estarem perto dos valores normais e mesmo a China se esforçando para acabar com os "farm's" de mineração em seu país e as fábricas de chips se esforçando para atenderem a demanda atual do mercado, a mineração esse mês voltou a estar em alta e outros países tem investido mais pesado em seus "rings" de mineração, logo, é incerto o que vai acontecer com o mercado esse ano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve @RaposaFerozé bem por aí, a incerteza anda dominando

 

Não tirei print do CPUz, mas aqui vai

Minha CPU é uma i5 3570k mas eu nunca fiz overclock, apesar do k.

O cooler do processador acho que é o padrão, eu tinha um bem legal, mas o soquete mudou e eu não guardei ele.

A fonte é boa, me acompanha já faz um tempo, se eu montar essa configuração, vai ser o terceiro PC montado nela. É uma Corsair TX750W velha, de 2009, mas ainda dá conta, espero.

O gabinete eu quero me livrar dele, comprei na época da GTX295 que esquentava mais que o sol, é um Cooler Master ATCS 840 (se alguém se interessar eu vendo, nem que eu tenha que montar minha setup em uma caixa de sapato até arranjar outro gabinete :) ). De qualquer forma, gabinete não entraria no orçamento.

Memórias são boas, mas DDR3. Não faz sentido continuar com elas trocando processador e GPU

 

Então basicamente é isso que preciso mesmo:

placa-mãe

Processador

Memórias (ah, 16Gb, como o amigo @Phoenyx  aconselhou)

Placa de vídeo

 

O SSD gigante foi fora de lógica mesmo, vou continuar com meu SSD nanico pra SO e os outros HDD pra armazenar, mas não vou fazer mais RAID (já que o atual windows não gosta muito dele)

 

Não sou muito de usar PCs, mas curto montar, já tive até loja e era apaixonado por isso. Entendo bastante de montar, mas estou totalmente desatualizado quanto às tecnologias, especificações, peças.

Acontece que quando meu primeiro filho nasceu eu perdi o tesão, eu montava para jogar e trabalhava com isso. Mas mudei de ramo e já se passou muito tempo, até parei de jogar. Esse setup que uso atualmente eu montei com ajuda de vocês aqui do fórum, nem lembro o ano. Sei que já não tinha mais loja de informática.

 

Se eu conseguisse atualizar somente esses itens, gastando até 5.000 pra fazer durar uns 7 anos seria top, sem exigência de rodar nada bem nos últimos dois anos, só estando um pouco acima dos requisitos mínimos, como é meu setup hj.

 

Valeu amigos

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Chico Neto82 Bacana essa história, filhos mudam muito nossa rotina (também tenho uma pequena de 1 ano e 7 meses) e desde então, tenho tentado conciliar a paternidade com o trabalho e meus hobbies (jogar principalmente) mas não tem sido muito fácil, o hobby muitas vezes acaba sendo sacrificado hehehe.

 

Mas vamos ao que interessa, R$: 5000 dá para montar uma configuração intermediária principalmente se você conseguir aproveitar boas promoções e buscar preços em outros sites (menos visados), normalmente por aqui utilizamos a tríade: Pichau, Kabum e Terabyte, mas existem centenas de boas lojas no Brasil que podem ter alguma peça em estoque por uma boa pechincha^^

 

Vamos ver o que dá pra montar dentro desse valor e aproveitando as peças que você tem: (vou tentar colocar uma fonte nova devido ao tempo de uso desta sua)

 

AMD Ryzen 5 1600AF - R$: 770 (Queria colocar o i5 10400F por ser melhor e estar barato (R$: 930) mas ia chegar na casa dos 6k no orçamento total)

ASUS Prime B450M Gaming/BR - R$: 538 (vai ter gente dizendo que a placa-mãe é ruim, mas para este processador ela sobra recursos e suporte, se ficares pelo menos 5 anos com essa configuração, não compensará pensar em atualizar o processador para um AM4)

2x Team Group T-Force Vulcan Pichau 8GB (1x8) DDR4 3200Mhz - R$: 520

Galax NVIDIA GeForce GTX 1660 1-Click OC - R$: 2900 (queria ter colocado uma RTX 2060 de R$: 3650 mas extrapolaria o valor máximo mesmo com um i3 10100F)

Fonte Mancer Thunder 500W - R$: 270 (Boa fonte e por R$: 30 a mais, você levaria uma melhor em qualidade - Pichau Nidus 500w)

 

Total: R$: 4998 + fretes (A vista)

====================================================

Kit Refrigeração - (Recomendável atualizar assim que possível)

Cooler Pichau Gaming Sage X - R$: 130

2x Ventoinha Mancer 120mm Z100 Verde - R$: 30 (Se puder pegar de 3 a 4 seria melhor - porém, requererá um controlador de fans como extensor de conectores 4 pinos)

Pasta Térmica DeepCool Z5 - R$: 28

Gabinete Gamer Aigo DarkFlash Pollux - R$: 210

 

Total: R$: 398 + frete (A vista)

====================================================

 

Observações:

1- Com fretes excederá o valor total, precisaria avaliar se você poderia passar um pouco do orçamento, caso contrário, poderias tirar um pente de memória mas ao custo de perder desempenho do processador (devido ao dual channel);

2- Esse seu gabinete é muito fechado, não recomendaria ficar muito tempo com ele devido ao calor que será acumulado. (sugestão de upgrade acima com o melhor custo / benefício possível);

3- Outra opção seria tentar manter sua fonte atual, mas não recomendaria isso com peças novas pois pelo tempo de uso dela é incerto quanto tempo ela ainda pode manter uma boa alimentação de energia do seu setup;

4- Outra sugestão seria tentar vender as peças sobressalentes e quem sabe com o valor arrecadado, conseguir otimizar o upgrade;

5- A placa de vídeo recomendada é 15% inferior a uma GTX 1660 Super, porém esta da recomendação, está R$: 600 mais barata e por isso foi escolhida para este orçamento. Abaixo dela tem as GTX 1650 na casa dos R$. 2500, mas são 50% inferiores em desempenho se comparadas a GTX 1660, novamente sendo uma opção melhor nessa faixa de preço.

 

Uma curiosidade, sua GPU atual ainda é uma GTX 295?

 

Acredito que seria isso, podes a partir de agora pesquisar preços em outros sites e dar uma analisada por conta nas recomendações e se achares cabível algum ajuste de peças, fique a vontade.

Forte abraço o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caracoles, me manda o seu PIX por DM que já vou depositar R$50

 

Eu nem sei se você é um robô ou um representante de uma loja! Do primeiro não sei mesmo, mas após falar da tríade de lojas que é a mesma que eu uso, ou você é humano ou um robô. Garanto o PIX!

 

História interessante, sou só um barbeiro de 39 anos de idade esperando pela vacina. Mas nasci em 1982(obviamente) e já tinha um PC em casa em 1986. Em 1989 já tínhamos o VTX, que pra mim foi a internet antes mesmo do BBS(edit)

Curti essas paradas de PC, internet antes de muita gente. Até abri uma loja online e fiquei mordido com balão e Kabum quando vieram. Meu timing foi errado e eu não sei usar PC, só sei montar. E nem isso mais :) agora só peço ajuda! Kabum e balão quebraram minha loja, as vendas deles eram tão enormes que conseguiam preços de mercado menores que meus distribuidores (alguns quebraram também). Não fica nenhuma mágoa, são coisas do capitalismo. Suave.

 

Voltando a indicação, lhe agradeço muito. Um adendo, sempre fui Intel e nunca tive nada AMD e veja bem, não tenho nenhum preconceito, só timings errados na hora de montar meus setups com preço x tecnologia entre as duas.

 

Ainda não sei se você é um robô, mas a atenção que coloca é ímpar. Sei lá se tem um script do Github fazendo grande parte do trabalho do post, se no fórum do Clube tem algum script,as é fora do sério!

 

Postei 2hrs atrás e você 33 min atrás (os horários podem ter mudado, demorei pra redigir isso)

 

Se você é humano e levou esse tempo pra ajudar outra pessoa deve ser remunerado por isso! Eu, p.ex. levo a sério minha hora/trabalho.

 

Sua introdução e observações foram muito legais pra mim

 

Respondendo a pergunta, não! A GTX295 foi a origem desse monstro que tenho, atualmente é uma GTX670

 

Considerações: os dois HDD 1Tb cada foram adquiridos depois, o inicial de 500Gb já morreu, os dois em RAID 0 de 1Tb cada, fazendo 2Tb estão morrendo também. Caiu a ficha hoje quando escutei os tec tec da agulha

Um Seagate Barracuda vou ter que incluir nesse setup

Agradeço a atenção e me mande a chave PIX por DM

Solução eu não tive! ;( mas vamos que vamos. Surgiram novos problemas, agora com esses HDs pifando

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Chico Neto82  Então, não somos nascidos em épocas muito diferentes pois sou de 86 e tomei a primeira dose da vacina (Fio Cruz) hoje mesmo por coincidência :D

Sobre eu ser um robô me surpreendeu, não acho que eu esteja perto de ser um hehehe... eu poderia utilizar sim um script para facilitar algumas coisas mas prefiro montar por conta e acompanhar a variação dos preços. Não gosto de fazer uma recomendação pela metade ou sem a devida explicação dos fatos, portanto sempre que me disponho a ajudar alguém, posso acabar levando de 30 a 60 minutos para responder apropriadamente e por isso mesmo não costumo sair respondendo em todos os novos tópicos de ajuda.

 

Fico lisonjeado com sua oferta sobre o "garimpo" de preços, mas eu me sinto na obrigação de recusar por mais que eu acredite que seja de bom grado. Aqui no fórum tem pessoas bem mais capacitadas do que eu para esta função e também reservam parte do seu tempo para ajudar outras pessoas a montar seu tão sonhado setup sem cobrar um tostão sequer... eu me divirto e aprendo bastante entre um orçamento e outro, fique tranquilo que eu faço isso por hobby e por gostar muito dessa área da informática.

 

Sobre a questão do seu HDD estar apresentando defeito, lamento muito por isso, eu recomendaria que você optasse pelas marcas Western Digital e Toshiba, hoje são melhores que a Seagate.

Eu mesmo possuo 2 WDs de 1TB a mais de 5 anos e ainda não me deixaram na mão, a versão Blue ainda continua sendo a melhor.

 

Sobre a sua história empresarial, lamento que a lei da concorrência tenha feito com que você tivesse que encerrar suas atividades, mas como você mesmo disse, infelizmente é assim que o mercado funciona, os grandes geralmente engole os pequenos salvo raríssimas exceções. (não querendo dizer que seu negócio era pequeno)

Eu montei meu primeiro setup em 2011 (já tive outros PC's desde 2004, porém comprado com péssima assistência de loja, o que me fez procurar entender do assunto para poder comprar sozinho e montar sozinho este PC de 2011 que uso até hoje com alguns upgrades^^) e nessa época eu cotei peças e preços com várias lojas em alta incluindo Balão da Informática, mas a maior parte das peças acabei comprando na Londritech, a fonte foi na JustShop (que nem sei se está na ativa hoje) e os periféricos na Kabum e Pichau. Depois ainda fiz um upgrade de placa de vídeo na Mega Mamute (antes de virar loja de geladeira rsrsrs).

É curioso ver como alguns anos mudam completamente o comércio, principalmente de Hardware.

 

Amigo, receio que já falei de mais por hoje, qualquer dúvida ou necessidade sobre seu upgrade, basta comentar aqui ou abrir um novo tópico com novas dúvidas que na medida do possível, tentarei lhe ajudar.

Foi um enorme prazer lhe conhecer.

Forte abraço, boa noite e boa sorte o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Chico Neto82 A opção com Intel que eu iria sugerir acabaria passando do seu seu orçamento máximo.

Uma outra opção seria ir de i3 10100F + H410M porém em termos de valores ficaria igual ao da AMD sugerido sendo que o Ryzen 5 1600AF é melhor em alguns aspectos, principalmente na quantidade de threads, que para alguns jogos faz diferença.

 

Sobre a questão do robô eu levei na brincadeira sim, relaxa! xD

Espero que divirta-se com seu novo setup \o/

 

Forte Abraço o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...