Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Será que minha memória RAM está com defeito


Ir à solução Resolvido por João Gabriel Xavier,

Posts recomendados

Queridos, estou em uma empolpeia com essa memoria RAM.

 

A muito tempo queria montar um PC para rodar o mínimo de jogos, depois de trabalhar muito, fazer hora extra e engolir alguns sapos eu montei um Athlon 3000g, placa-mãe ASUS A-320k br, e com 2 pentes de memoria RAM de 8G DDR4, 3000ghz. Acontece que desde que eu coloquei o win 10 nele, o PC fica travando e dando tela azul, deu tela azul até pra formatar. Fiquei chateado, xinguei tudo e como deu tela azul na formatação, tirei um pente de memoria RAM e pronto, tudo funcionou perfeitamente bem. Quando eu coloco o outro pente o PC volta a dar tela azul, mas ae é que vem a minha duvida, na hora q eu fiz o teste de memoria do win10 deu que não tinha nenhum defeito. Será que o problema é outra coisa ou é no próprio pente de memoria RAM?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Gabriel Xavier quais são as memorias? ja coloco cada uma das RAm separado para ver se funciona normal? tento colocar só 1 no primeiro slot e depois só 1 no segundo slot? testo as duas RAM em outro PC? 

também pode testar as duas RAM em outro PC elas juntas para ver se da o mesmo problema.  atualizar a BIOS para a ultima versão.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@João Gabriel Xavier

12 horas atrás, João Gabriel Xavier disse:

Acontece que desde que eu coloquei o win 10 nele, o PC fica travando e dando tela azul, deu tela azul até pra formatar.

Este é um perfeito exemplo do porquê você não deve formatar o Windows em caso de problemas de telas azuis. O primeiro passo nesses casos é verificar os logs de erros que foram gerados dentro do Sistema Operacional para se certificar de que a falha NÃO É de hardware, pois se for, ela poderá piorar a situação, como impedir o acesso ao Windows novamente (no caso, dar tela azul durante a formatação).

 

Primeiramente, leia:

 

Siga os procedimentos deste tutorial para verificar se o defeito está na memória RAM ou no slot:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 10/07/2021 às 00:43, João Gabriel Xavier disse:

Queridos, estou em uma empolpeia com essa memoria RAM.

 

A muito tempo queria montar um PC para rodar o mínimo de jogos, depois de trabalhar muito, fazer hora extra e engolir alguns sapos eu montei um Athlon 3000g, placa-mãe ASUS A-320k br, e com 2 pentes de memoria RAM de 8G DDR4, 3000ghz. Acontece que desde que eu coloquei o win 10 nele, o PC fica travando e dando tela azul, deu tela azul até pra formatar. Fiquei chateado, xinguei tudo e como deu tela azul na formatação, tirei um pente de memoria RAM e pronto, tudo funcionou perfeitamente bem. Quando eu coloco o outro pente o PC volta a dar tela azul, mas ae é que vem a minha duvida, na hora q eu fiz o teste de memoria do win10 deu que não tinha nenhum defeito. Será que o problema é outra coisa ou é no próprio pente de memoria RAM?  

Galera só pra por a solução e ajudar futuras gerações. Era só ativar o D.O.C.P na BIOS (em alguns pode ser XMP). 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 minutos atrás, João Gabriel Xavier disse:

Era só ativar o D.O.C.P na BIOS (em alguns pode ser XMP). 

Que bom que o problema foi resolvido. Essa é exatamente a informação que consta no começo do tutorial que escrevi sobre o Memtest86, mas não me lembrava que em algumas placas-mãe o XMP se chama D.O.C.P, irei altera-lo 👍

 

Citação

Já ouvi relato de em alguns casos, telas azuis ocorrerem devido a algum problema envolvendo o XMP da UEFI da placa-mãe (não confundir com a antiga BIOS, já substituída pela UEFI nas placas-mãe modernas) estar desativado, por tanto, ative-o se ele não estiver e deixe-o em automático, verifique então se as telas azuis ainda ocorrem

.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...