Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar transistor BC 327 para chavear relé 5v e 12v


RK Robson

Posts recomendados

Boa tarde!

Preciso utilizar ativado por um arduino um relé chaveado com um transistor, tenho tanto relé 5v quanto de 12v, mas não consegui calcular os resistores certos. Só consegui encontrar na internet transistores 547/548, e na minha cidade só achei BC 327. Alguém pode me ajudar com o circuito para esses dois relés? Não consegui com vários testes que fiz aqui, e como tenho esses componentes em mãos queria utilizá-los se possível

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses relés de PCB consomem cerca de 420mW. Em 12V corresponde a 35mA e nos 5V a 84mA. Para ter uma boa saturação vamos considerar um ganho de 40. Então a corrente de base desejada para 12V será de 875uA e para 5V de 2mA. Se o arduino tem saida de 5V e a tensão de base é de 0,7V teremos 4,3V sobre o resistor entre a saida do arduino e a base do transistor. R=U/I. Para 12V resistor de 13k e para 5V resistor de 2k. Não se esqueça do diodo em antiparalelo com a bobina do relé.

  • Curtir 5
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Sérgio Lembo Boa tarde, acabei deixando para olhar com mais tempo e fui atrás dos componentes certos na minha cidade sem sucesso, só havia PNP no único lugar que achei. Resolvi então comprar na internet, junto com o restante dos componentes q eu vá precisar para aproveitar a entrega. Agora estou listando os componentes necessários, e achei em um link uma forma de proteger o circuito usando optoacoplador, mas nunca havia visto esse componente; Sabe se faz mesmo diferença, se é benéfico, e qual a diferença dele para o transistor? Pois procurei muito e pelo que li ele somente poderia acionar o relé, pois funciona como transistor, mas não vi nenhum projeto utilizando dessa forma... Dando uma olhada no datasheet do componente vi que as correntes são baixas, talvez seja por isso mas não sei exatamente o que determina o limite de corrente na saída. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, RK Robson disse:

Agora estou listando os componentes necessários, e achei em um link uma forma de proteger o circuito usando optoacoplador

O opto acoplador serve pra isolar as partes do circuito, de maneira semelhante ao que um transformador faz. 

É mais interessante em circuitos que temos fontes de alimentação separadas. 

Assim evita interferências que partes de um circuito pode causar em outro. 

Como Por exemplo, Motores e solenoides que podem causar interferências em circuitos integrados. 

 

20 minutos atrás, RK Robson disse:

Pois procurei muito e pelo que li ele somente poderia acionar o relé, pois funciona como transistor, mas não vi nenhum projeto utilizando dessa forma...

Sim, na verdade é um transistor. 

Mais você não pode ligar o relé diretamente a ele, pois a corrente de trabalho de um opto acoplador é baixa. De todo jeito precisa de outro transistor pra fazer o acionamento do relé. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Renato.88 disse:

Mais você não pode ligar o relé diretamente a ele, pois a corrente de trabalho de um opto acoplador é baixa. De todo jeito precisa de outro transistor pra fazer o acionamento do relé. 

Ficou claro pra mim!

18 minutos atrás, Renato.88 disse:

É mais interessante em circuitos que temos fontes de alimentação separadas. 

Pretendo ligar na mesma fonte do microcontrolador, em paralelo com o microcontrolador, provavelmente mais de um relé cada um chaveado por um transistor. Sendo a mesma fonte, faz alguma diferença essa proteção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, RK Robson disse:

Pretendo ligar na mesma fonte do microcontrolador, em paralelo com o microcontrolador, provavelmente mais de um relé cada um chaveado por um transistor. Sendo a mesma fonte, faz alguma diferença essa proteção?

Nesse caso você já tem os relés fazendo a isolação

A palavra proteção usa em outras situações. 

Em outras palavras, seus relés estarão fazendo o mesmo serviço que um opto acoplador faz. 

Não sei o que vai ligar nos relés, mas se for usar em seus contatos a mesma alimentação do resto do circuito. Aí não terá isolação nenhuma, o que nem sempre pode ser um problema. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...