Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montagem do Water cooler e Fans / RGB


Ir à solução Resolvido por GusTec,

Posts recomendados

Boa noite turma, precisava tirar umas dúvidas para que eu possa comprar as peças para o PC que estou montando. Minha maior dúvida é sobre a montagem do WC e das fans que quero colocar. 

Estou pensando em comprar um GameMax Ice Chill 360 e mais 4 fans da GameMax separadas (totalizando 7 fans as do WC e as individuais). Em questão de montagem, queria poder sincronizar o RGB dessas fans e controlar pela placa-mãe (para sincronizar com o RGB das mémorias e da placa de vídeo também) que é uma ASRock Steel Legend B550 que tem duas entradas de 3 pinos 5v e mais duas de 4 pinos 12v.

 

Estou bem confuso, não sei se posso interligar os cabos do RGB das 7 fans e ligar em uma das entradas da placa-mãe, ou se compro o WC com um controlador da gamemax, que no caso é esse do link https://www.chipart.com.br/water-cooler-argb-3-fan-contr-remoto-ice-chill-360-gamemax, ai interligo as fans do wc em uma das entradas da placa-mãe e as 4 fans individuas interligadas na outra entrada.

 

O que vocês sugerem que eu faça? Sou novo em montagem e queria uma solução para não ter problema de acabar queimando algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Luan Martins Gallo O WC da Gamemax irá utilizar o conector de 5V da MB. Estes modelos têm tipo uma extensão, funciona assim: 

 

você conecta o pino macho de uma fan, no pino fêmea da outra fan, esta outra fan tem outro pino macho que pode ser conectado a um pino fêmea de outra fan, e assim por diante. Se não me engano, até no máximo de 5 fans. 

 

Como você tem 3 conectores 5V na placa, eu faria o seguinte: conectaria as fans do WC em sequência , como falei acima e ligaria em um dos conectores da placa-mãe. As outras 4 fans eu tb ligaria em sequência, mas separadas das fans do WC e conectaria em outro conector de 5V da placa-mãe. 

 

Eu tenho um de 120mm no meu PC e funciona direitinho, dá pra sincronizar tudo pelo AURA SYNC

 

Neste link dá pra você ter uma ideia de como funciona 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, GusTec disse:

@Luan Martins Gallo O WC da Gamemax irá utilizar o conector de 5V da MB. Estes modelos têm tipo uma extensão, funciona assim: 

 

você conecta o pino macho de uma fan, no pino fêmea da outra fan, esta outra fan tem outro pino macho que pode ser conectado a um pino fêmea de outra fan, e assim por diante. Se não me engano, até no máximo de 5 fans. 

 

Como você tem 3 conectores 5V na placa, eu faria o seguinte: conectaria as fans do WC em sequência , como falei acima e ligaria em um dos conectores da placa-mãe. As outras 4 fans eu tb ligaria em sequência, mas separadas das fans do WC e conectaria em outro conector de 5V da placa-mãe. 

 

Eu tenho um de 120mm no meu PC e funciona direitinho, dá pra sincronizar tudo pelo AURA SYNC

 

Neste link dá pra você ter uma ideia de como funciona 

 

 

 

Era mais ou menos isso que estava pensando pelos vídeos que ví, precisava confirmar só kkkkk valeeeu mesmo, vou fazer desse jeito então. Uma outra dúvida não sei se você saberia responder, o gabinete que vou pegar é um Infinit m908-tr da GameMax, pelo que ví ele vem com uma controladora ou hub, acho que é hub, de RGB no gabinete, acho que com 6 entradas se não me engano, eu poderia conectar as 4 fans individuas nela (ja que tem 6 entradas, ai usaria 5 entradas no hub, 1 do RGB do gabinete e outras 4 para as fans, sem ligar em sequência) e ai ligar na placa-mãe, ou eu poderia conectar os 4 fans em sequencia e usar nesse hub junto com o RGB do gabinete e ai ligar na placa-mãe (porque nesse caso, se funcionar ligar em sequencia as 4 fans e usar só uma das entradas do hub que vem no gabinete, eu poderia fazer o mesmo com o water cooler e ligar todos os RGB no hub do gabinete e assim ligar na placa-mãe)?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan Martins Gallo Eu não conheço o gabinete, mas na teoria, pelo jeito que você explicou, parece ser plenamente possível. Aí só testando mesmo. 

 

Complementando o que você perguntou lá em cima, a controladora que vem junto com o WC eu nem usei, consegui ligar direto na placa-mãe para controlar pelo AURA SYNC. Só precisa usar a controladora se a MB não der suporte. 

 

Gosto muito dos produtos da Gamemax, tem um ótimo custo benefício e a qualidade de construção é muito boa, inclusive a fonte do meu PC é desta mesma marca. Tenho um I7-11700k com um WC de 120mm e o processador trabalha praticamente 95% do tempo abaixo dos 40º (não uso para jogar).

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GusTec Vou testar desses modos se funcionar perfeito, senão eu dou um jeito depois, é mais um "toque" mesmo para conseguir sincronizar tudo kkkkk

 

Vou comprar o WC sem a controladora mesmo, porque tudo que quero fazer é pela MB com o software da ASRock, já economizo uns 70 conto nessa kkkkk

 

Gostei bastante do design dos hardwares da GameMax, acho tudo muito bonito e pelo preço vale a pena. Valeu pela ajuda, tamo junto!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...