Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R5 1600 batendo altas temperaturas em stock e solução de airflow para um WC


Posts recomendados

Eae pessoal, então vou explicar minha situação... Eu tenho o seguinte setup: R5 1600 AF + MSI B450 gaming plus  (suporta oc) + Corsair CX650 + 2x16gb 3200 + 1660s

Meu gabinete é um Liketec Streamer, e ele está com 3 fans, 2 frontais e 1 exaustora na parte traseira. 

Meu processador fazendo tarefas simples como google, vendo aula, instagram etc, tá batendo de 45 a 50 graus... Pelo que eu li isso é tranquilo para as margens dele e para o Cooler padrão (Wraith Stealth)

Futuramente, quando o período de garantia terminar pretendo fazer OC, mas ainda não sei direito como fazer isso... Por hora eu compraria esse watercooler para abaixar essas temperatura em stock, porque

nos jogos ultrapassa os 80 graus. Acredito que eu ganharia uns 10 graus só trocando a pasta térmica, visto que ainda uso a que veio de fábrica. Mas estou meio quebrado no momento.

 

O WC que eu quero pegar é esse: https://www.terabyteshop.com.br/produto/12204/water-cooler-deepcool-gammaxx-l240t-led-red-240mm-intel-amd-dp-h12rf-gl240tr
 

330 reais, 240mm, marca de qualidade, há algum tempo já estou mirando nele e estou pensando em pegar mês que vem. O problema é o seguinte, como eu nunca instalei um WC quero evitar o 

máimo de possíveis problemas, para não danificar placa-mãe, não deixar nenhum espaço etc.. Se puderem me dar umas dicas...

 

Outra dúvida é sobre o airflow, esse gabinete só me permite instalar na parte frontal, e vi na internet as pessoas falando para inverter os fans do wc para fazer o pushn pull jogando o ar dissipado do radiador

pra dentro do PC (falaram q era a melhor solução), mas fiquei na dúvida. O que eu pensava era forçar ar dos dois lado do radiador e assim se dissiparia para cima e para baixo.

 

Junto com o WC eu vou comprar mais 3 fans para fazer o airflow (o que está na parte traseira volta pra frente, vai 1 desses novos na parte traseira e outros 2 em cima)

 

Desculpa por terem q reler a bíblia, mas dá essa força aí kkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ryyzin Esse gabinete que você usa tem a refrigeração ruim, pois a frente dele é de vidro. . É bom optar por gabinetes mesh, como o Mancer Ultraflow Mesh. 

 

creio que não vale a pena fazer OC nesse PC, pois o r5 1600af sem OC já empurra 100% da 1660s, então não vai ser muito vantajoso. .  Mesmo assim você ainda quer fazer OC ? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

@ryyzin Esse gabinete que você usa tem a refrigeração ruim, pois a frente dele é de vidro. . É bom optar por gabinetes mesh, como o Mancer Ultraflow Mesh. 

 

creio que não vale a pena fazer OC nesse PC, pois o r5 1600af sem OC já empurra 100% da 1660s, então não vai ser muito vantajoso. .  Mesmo assim você ainda quer fazer OC ? 

 

Pior q sim, eu também uso ele pra trabalhar no multitarefas, as vezes eu trabalho enquanto jogo, e tipo pra mim seria melhor um OC. Quanto ao gabinete eu pensei mesmo em trocar, mas é difícil vender gabinete, ainda mais por questão de transporte.  Fora isso eu também to com pouca grana, sabe....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, ryyzin disse:

Pior q sim, eu também uso ele pra trabalhar no multitarefas, as vezes eu trabalho enquanto jogo, e tipo pra mim seria melhor um OC.

  Mais núcleos significa mais capacidade multitarefa, ideal para aqueles que ficam com vários aplicativos abertos ao mesmo tempo, enquanto um clock mais alto é melhor para aqueles que querem mais desempenho na tarefa que está sendo executada no momento.

  Então caso queira uma melhora na multitarefas, a solução seria um processador com mais núcleos. 

43 minutos atrás, ryyzin disse:

Quanto ao gabinete eu pensei mesmo em trocar, mas é difícil vender gabinete, ainda mais por questão de transporte.  Fora isso eu também to com pouca grana, sabe....

  Já tentou anunciar no mercado de usados da sua região ? (Marketplace e OLX), Ai tu vende para pessoas da sua cidade mesmo, no caso, elas podem até buscar, resolvendo o problema do transporte..Eu mesmo vendo muita coisa no mercado de usados da minha região, e normalmente, as pessoas vem buscar 

 

Sobre o overclock, watercooler não é tão interessante, pelo menos não esse. . Digamos que watercooler é só mais pela estética, pois tem air coolers que custa menos e entregam o mesmo se não mais. .

 

Cooler Master HYPER H410R, R$ 155,90

Cooler Master MasterAir MA410P R$ 189,90

Cooler Master MasterAir MA620P, R$ 309,90

 

Não sei até que ponto pretende fazer overclock, mas esses air cooler que coloquei o link são bons, e estão em ordem crescente de desempenho 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/07/2021 às 10:26, ryyzin disse:

Eae pessoal, então vou explicar minha situação... Eu tenho o seguinte setup: R5 1600 AF + MSI B450 gaming plus  (suporta oc) + Corsair CX650 + 2x16gb 3200 + 1660s

Meu gabinete é um Liketec Streamer, e ele está com 3 fans, 2 frontais e 1 exaustora na parte traseira. 

Meu processador fazendo tarefas simples como google, vendo aula, instagram etc, tá batendo de 45 a 50 graus... Pelo que eu li isso é tranquilo para as margens dele e para o Cooler padrão (Wraith Stealth)

Futuramente, quando o período de garantia terminar pretendo fazer OC, mas ainda não sei direito como fazer isso... Por hora eu compraria esse watercooler para abaixar essas temperatura em stock, porque nos jogos ultrapassa os 80 graus.

 

Infelizmente o melhor water cooler do mundo não vai trabalhar direito pois seu gabinete é basicamente uma estufa.
Pra você ter ideia, eu também tenho um Ryzen 5 1600 e em full load ele não passa de 55ºC em dias mais amenos e 59ºC em dias mais quentes.

 

Em 15/07/2021 às 10:26, ryyzin disse:

Acredito que eu ganharia uns 10 graus só trocando a pasta térmica, visto que ainda uso a que veio de fábrica. Mas estou meio quebrado no momento

 

Não adianta colocar a melhor pasta térmica em um cooler box, pois ele não tem capacidade de dissipação pra acompanhar a pasta. Se ganhar 2ºC de diferença é muito.

 

 

O ideal no seu caso é trocar o gabinete (Ou tirar essa tampa de plástico do painel frontal) e comprar um bom Aircooler que já resolve o problema em definitivo.

 

Gammax 400v2 é uma excelente opção.

https://www.oficinadosbits.com.br/cooler-deepcool-gammaxx-400-v2-amd-intel-led-vermelho-dp-mch4-gmx400v2-rd-p32423?&utm_source=google&utm_medium=cpc

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...