Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Essa temperatura do Ryzen 7 3700x com o AMD Wraith Prism está alta?


Posts recomendados

E ai pessoal, a alguns dias atrás chegou as peças do meu novo PC, entre elas o processador Ryzen 7 3700x junto com o CPU Cooler AMD Wraith Prism RGB, eles foram instalados em uma B450M Steel Legend, com 16 GB de RAM (2x8) 3200Mhz, além de 6 fans Cooler Master Masterfan MF120 Halo (3 fan na frente jogando ar pra dentro, e 2 em cima e 1 na traseira do gabinete na função de exaustor), meu gabinete é um Gadit X.


E o problema é que depois do PC montado, durante a utilização dele percebi que ele estava atingindo uma temperatura um pouco alta na minha opinião, durante uso normal, somente no Windows, com nenhum jogo instalado, usando a pena o google chrome com algumas abas abertas, youtube, etc, ele estava variando entre 48 a 56 graus, com alguns picos de 62 a 65 graus e também picos de tensão de +1.400v. Fiz um teste de stress com o CPU-Z durante uns 2 a 3 minutos e a temperatura dele chegou 82/83 graus. (Usei o HWiNFO64 pra ver a temperatura).

Um colega meu que trabalha com computadores, disse que a temperatura estava bem alta e que isso era por causa do AMD Wraith Prism, que era pra eu substituir por um Water Cooler.

Então ele fez uma configuração na BIOS do PC, colocando a frequência do meu processador em somente 3.6Ghz e um undervolting para 1.100v (1.1), após isso a temperatura do processador fica em torno de 33 a 39 graus em uso normal, como agora por exemplo, estou com umas 15 abas abertas no chrome, além da Steam, icue e avg abertos, e a temperatura está em 36 graus. No mesmo teste de stress do CPU-Z, a temperatura máxima não passou de 57 graus (testei por 6 minutos).

Joguei Smite hoje e o maximo de pico registrado no HWiNFO64 foi 54 graus, mas com uma media de 43 a 48 graus.

E a galera, alguem pode me ajudar me dizendo se a temperatura que estava atingindo antes é normal desse processador + cpu cooler, ou é algum problema com meu hardware?
E essa configuração que ele fez no meu PC, é uma boa? Irei perder muito desempenho ou algo insignificante?

Moro na Bahia, e aqui na minha cidade normalmente é bem quente, só que esses dias está bem de boa, com temperatura em torno de 23 a 28 graus.

Sou bem leigo nesse assunto ai de configuração, se alguém poder dar uma força.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a máquina foi corretamente montada. Logo de cara no padrão atingir essas temperaturas que você citou não é nada normal. Sem estresse do processador já apresentava temperatura elevada em um conjunto recém montado com tudo limpo. Bom após uma configuração na BIOS onde foi feito uma redução de frequência e uma diminuição da tensão a temperatura caiu porque houve uma redução no desempenho. É preciso rever a montagem de todo o conjunto. Parece bobagem, mas pode ter alguma anomalia no processador, na placa-mãe e por ai segue.

 

O meu, que é um AMD Athlon 3000G geralmente fica oscilando a frequência e a tensão, mas a temperatura se mantém na casa dos 30º em uso normal do sistema. Quando estou renderizando vídeo, por exemplo, ai sobe para uns 35/40º mas não passa muito disso. E aqui a refrigeração é bem simplória. Sendo uma cooler box da AMD no processador e duas fans no gabinete, sendo uma na parte frontal puxando ar e outra na parte traseira liberando ar pra fora. Criando-se assim um túnel de ventilação. E o PC funciona de boa.

Se o meu processador, que é mais fraco, num PC onde a refrigeração geral não está tão com tantas fans assim, a temperatura está baixa funcionando na frequência padrão dele. Então tem algo que precisaria ser mais aprofundado ai no seu computador que é bem mais forte que o meu e está com um sistema de refrigeração ainda mais eficiente.

 

Alguém que tenha um conhecimento mais aprofundado sobre isso poderia elucidar melhor sobre o caso. Mas que tem algo estranho ai, isso tem.

 

Agora quanto a perda de performance por ter sido feita uma redução de frequência e tensão na BIOS, com certeza terá sim, mas não será nada tão impactante assim. Creio eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lieggio Eu cheguei a pensar na possibilidade do processador ou cooler ter sido mal instalado, mas como eu estava ao lado desse meu colega (que trabalha com instalação de PC, especialmente PC Gamer), vi que aparentemente foi tudo instalado corretamente, inclusive o CPU Cooler AMD Wraith Prism já vem pasta térmica aplicada.

Por algumas pesquisar que ele chegou a fazer e até me mandar links de discussões em fóruns, algumas pessoas relataram o mesmo problema de temperatura elevada.

Ai fico nessa duvida, se é normal isso nesse processador, ou se algum componente do computador está com problema, e ai teria que acionar a garantia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...