Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

gpu oscilando de 60% a 100% em jogos


Posts recomendados

Esse problema começou a umas 2 semanas e acaba afetando o meu desempenho em todos os jogos.

Eu tenho um i9-10900k, 16gb 2666mhz, GTX 1660 6gb, 1 SSD.

Não estou tendo nenhum problema com temperatura ou algo do tipo, não faço mineração apenas uso o computador para jogar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Yurima disse:

Esse problema começou a umas 2 semanas e acaba afetando o meu desempenho em todos os jogos.

Eu tenho um i9-10900k, 16gb 2666mhz, GTX 1660 6gb, 1 SSD.

Não estou tendo nenhum problema com temperatura ou algo do tipo, não faço mineração apenas uso o computador para jogar.

@Yurima

1º - Marca e modelo da placa-mãe?
2º - Marca e modelo do gabinete?

3º - Marca, modelo e potência da fonte?

 

38 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

@Yurima Isso é gargalo. Um processador high end com uma placa de vídeo intermediária, 

@Matheus Dutra Não existe gargalo quando o processador é mais forte que a placa de vídeo, pois a placa de vídeo não está limitando o desempenho do processador, diferente de se ter um processador fraco com uma placa de vídeo forte.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

@Yurima

1º - Marca e modelo da placa-mãe?
2º - Marca e modelo do gabinete?

3º - Marca, modelo e potência da fonte?

 

@Matheus Dutra Não existe gargalo quando o processador é mais forte que a placa de vídeo, pois a placa de vídeo não está limitando o desempenho do processador, diferente de se ter um processador fraco com uma placa de vídeo forte.

Existe sim gargalo de GPU, a 1660 entrega menos performance que o i9 consegue empurrar, vamos a um exemplo: re8 nessa GPU roda a 80-90 fps enquanto o i9 consegue fácil fazer 150+ com uma GPU mais potente, existe tanto gargalo de GPU quanto de CPU

2 minutos atrás, Yurima disse:

A placa-mãe é uma b460m gigabyte

O gabinete eu não sei o modelo exato, mas é um da deepcool, eu comprei ele em dezembro do ano passado.

a fonte é uma da evga de 550w

Que jogos essa oscilação ocorre? tem stuttering?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Existe sim gargalo de GPU, a 1660 entrega menos performance que o i9 consegue empurrar, vamos a um exemplo: re8 nessa GPU roda a 80-90 fps enquanto o i9 consegue fácil fazer 150+ com uma GPU mais potente, existe tanto gargalo de GPU quanto de CPU

 

@Fuzion200 A definição de GARGALO é justamente LIMITAÇÃO, e não existe limitação aqui.
É a mesma coisa de colocar uma Ferrari (i9) pra correr contra um Celta (GTX 1660), a Ferrari não vai impedir o celta de chegar na velocidade máxima que ele consegue, porém ela não precisa usar 100% do potencial pra acompanhar o celta, o que logicamente não acontece se inverter as posições.

Fora que essa limitação é totalmente subjetiva para o processador, pois depende de outros fatores como resolução, o jogo escolhido, qualidade gráfica etc, o que basicamente não muda para a GPU.

 

32 minutos atrás, Yurima disse:

O gabinete eu não sei o modelo exato, mas é um da deepcool, eu comprei ele em dezembro do ano passado.

@Yurima

Se não sabe o modelo poste algumas fotos, principalmente do painel frontal.

Quando você comprou é irrelevante.

 

27 minutos atrás, Yurima disse:

A placa-mãe é uma b460m gigabyte

 

Levando em conta a placa-mãe, eu diria que o disso é THERMAL TROTLING.

É basicamente colocar um processador High End que chega a consumir 150A em uma placa-mãe que mal consegue fornecer 80a.

Placa com apenas 4 fases VRM, sem dissipação passiva que mal suporte um i7 sendo utilizada para um core i9, isso provavelmente tem relação com o gabinete também que deve ser um modelo mal refrigerado.

 

Desde quando você usa essa combinação i9 + B460?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Existe sim gargalo de GPU, a 1660 entrega menos performance que o i9 consegue empurrar, vamos a um exemplo: re8 nessa GPU roda a 80-90 fps enquanto o i9 consegue fácil fazer 150+ com uma GPU mais potente, existe tanto gargalo de GPU quanto de CPU

Que jogos essa oscilação ocorre? tem stuttering?

Ocorrem em todos os jogos mano, desde valorant/csgo até gta, the witcher, literealmente nenhum escapa

 

16 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Yurima Sugestões: ligue o limitador de frame rate no jogo, ou Vsync, e teste novamente.

Então mano, já tentei mexer em todas as configurações..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

@Fuzion200 A definição de GARGALO é justamente LIMITAÇÃO, e não existe limitação aqui.
É a mesma coisa de colocar uma Ferrari (i9) pra correr contra um Celta (GTX 1660), a Ferrari não vai impedir o celta de chegar na velocidade máxima que ele consegue, porém ela não precisa usar 100% do potencial pra acompanhar o celta, o que logicamente não acontece se inverter as posições.

Fora que essa limitação é totalmente subjetiva para o processador, pois depende de outros fatores como resolução, o jogo escolhido, qualidade gráfica etc, o que basicamente não muda para a GPU.

Se o processador empurra mais quadros que a GPU consegue fazer, óbviamente isso é uma limitação, ou seja um gargalo, não to dizendo que é ruim, to dizendo que existe

Citação

Levando em conta a placa-mãe, eu diria que o disso é THERMAL TROTLING.

É basicamente colocar um processador High End que chega a consumir 150A em uma placa-mãe que mal consegue fornecer 80a.

Placa com apenas 4 fases VRM, sem dissipação passiva que mal suporte um i7 sendo utilizada para um core i9, isso provavelmente tem relação com o gabinete também que deve ser um modelo mal refrigerado.

Sim, é muito provavel que seja limitação dos VRMs já que ele tá usando um 10/20 que consome + de 200w fácil

como o @WOZ Dods já disse limite seu FPS pra não forçar o processador nesses jogos, se você possui um monitor 144hz trave a 144 apenas em jogos como valorant, cs, etc, jogos mais pesados pra GPU trave a 60 e veja se o problema persiste, o ideal era no minimo uma b460 strix pra esse i9 e ainda teria chance de limitar, não estamos falando de anos atrás quando uma h110 segurava um i7 7700

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

@Fuzion200 A definição de GARGALO é justamente LIMITAÇÃO, e não existe limitação aqui.
É a mesma coisa de colocar uma Ferrari (i9) pra correr contra um Celta (GTX 1660), a Ferrari não vai impedir o celta de chegar na velocidade máxima que ele consegue, porém ela não precisa usar 100% do potencial pra acompanhar o celta, o que logicamente não acontece se inverter as posições.

Fora que essa limitação é totalmente subjetiva para o processador, pois depende de outros fatores como resolução, o jogo escolhido, qualidade gráfica etc, o que basicamente não muda para a GPU.

 

@Yurima

Se não sabe o modelo poste algumas fotos, principalmente do painel frontal.

Quando você comprou é irrelevante.

 

 

Levando em conta a placa-mãe, eu diria que o disso é THERMAL TROTLING.

É basicamente colocar um processador High End que chega a consumir 150A em uma placa-mãe que mal consegue fornecer 80a.

Placa com apenas 4 fases VRM, sem dissipação passiva que mal suporte um i7 sendo utilizada para um core i9, isso provavelmente tem relação com o gabinete também que deve ser um modelo mal refrigerado.

 

Desde quando você usa essa combinação i9 + B460?

Eu uso desde dezembro do ano passado, troquei o processador a placa-mãe e as memorias do computador, eu dei uma pesquisada e o modelo do gabinete é um DP-MATX-MATREXX30

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Se o processador empurra mais quadros que a GPU consegue fazer, óbviamente isso é uma limitação, ou seja um gargalo, não to dizendo que é ruim, to dizendo que existe

@Fuzion200

Haveria limitação se fosse usado outra aplicação como base, quando se fala de jogos, não existe limitação quando CPU é mais forte.

Princípio de limitar é justamente impedir, atrapalhar, o termo gargalo é um termo pejorativo por remeter a ideia de um problema, prejuízo, de algo impedindo seu PC de entregar todo o desempenho. O processador em nenhum momento é limitado justamente porque NENHUM jogo vai conseguir usar 20 Threads em sua totalidade, ao contrário do que até mesmo jogos mais leves tendem a usar 100% da placa de vídeo.

 

23 minutos atrás, Yurima disse:

Eu uso desde dezembro do ano passado, troquei o processador a placa-mãe e as memorias do computador.

@Yurima Lamento informar mas foi uma escolha bem ruim. Faça o que foi citado pelo colega @WOZ Dods e limite a taxa de frames do jogo, de preferência em 60FPS inicial para fazer o teste.
Essa queda de uso da placa de vídeo ocorre basicamente porque quando o VRM superaquece o processador por medida de segurança reduz drasticamente a frequência (ou seja, a velocidade) para evitar o desligamento ou mesmo a queima da placa, nesse momento ele para de entregar todos os cálculos necessários para a placa de vídeo renderizar as imagens, logo com menos cálculos, menos imagens e menor uso da placa.

O Ideal mesmo era trocar a placa-mãe, mas TALVEZ você consiga melhorar a refrigeração do gabinete (Do qual ainda não nos informou) e quem sabe colocar dissipação no VRM da placa pra evitar esse tipo de coisa em jogos, agora se você usa pra render, troque a placa antes que ela queime de vez.

 

23 minutos atrás, Yurima disse:

eu dei uma pesquisada e o modelo do gabinete é um DP-MATX-MATREXX30


Não é um gabinete ruim. Tem quantas fans instaladas nele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

@Fuzion200

Haveria limitação se fosse usado outra aplicação como base, quando se fala de jogos, não existe limitação quando CPU é mais forte.

Princípio de limitar é justamente impedir, atrapalhar, o termo gargalo é um termo pejorativo por remeter a ideia de um problema, prejuízo, de algo impedindo seu PC de entregar todo o desempenho. O processador em nenhum momento é limitado justamente porque NENHUM jogo vai conseguir usar 20 Threads em sua totalidade, ao contrário do que até mesmo jogos mais leves tendem a usar 100% da placa de vídeo.

 

@Yurima Lamento informar mas foi uma escolha bem ruim. Faça o que foi citado pelo colega @WOZ Dods e limite a taxa de frames do jogo, de preferência em 60FPS inicial para fazer o teste.
Essa queda de uso da placa de vídeo ocorre basicamente porque quando o VRM superaquece o processador por medida de segurança reduz drasticamente a frequência (ou seja, a velocidade) para evitar o desligamento ou mesmo a queima da placa, nesse momento ele para de entregar todos os cálculos necessários para a placa de vídeo renderizar as imagens, logo com menos cálculos, menos imagens e menor uso da placa.

O Ideal mesmo era trocar a placa-mãe, mas TALVEZ você consiga melhorar a refrigeração do gabinete (Do qual ainda não nos informou) e quem sabe colocar dissipação no VRM da placa pra evitar esse tipo de coisa em jogos, agora se você usa pra render, troque a placa antes que ela queime de vez.

 


Não é um gabinete ruim. Tem quantas fans instaladas nele?

Tem dois fans, e o water cooler.

Se o problema for a placa-mãe qual você me recomenda? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Yurima disse:

Tem dois fans, e o water cooler.

Se o problema for a placa-mãe qual você me recomenda? 

 

Pra você não passar aperto com VRM ideal é uma placa preparada pra receber um Core i9.

 

https://www.kabum.com.br/produto/114323/placa-m-e-msi-mag-b460-tomahawk-intel-LGA-1200-atx

https://www.kabum.com.br/produto/111822/placa-m-e-ASUS-prime-z490m-plus-intel-LGA-1200-matx-DDR4

https://www.kabum.com.br/produto/113447/placa-m-e-ASUS-tuf-gaming-z490-plus-intel-LGA-1200-atx-DDR4

 

Porém por segurança, é interessante fazer os testes antes de efetuar qualquer investimento, pois não é nossa intenção te fazer gastar dinheiro e não resolver o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

 

Pra você não passar aperto com VRM ideal é uma placa preparada pra receber um Core i9.

 

https://www.kabum.com.br/produto/114323/placa-m-e-msi-mag-b460-tomahawk-intel-LGA-1200-atx

https://www.kabum.com.br/produto/111822/placa-m-e-ASUS-prime-z490m-plus-intel-LGA-1200-matx-DDR4

https://www.kabum.com.br/produto/113447/placa-m-e-ASUS-tuf-gaming-z490-plus-intel-LGA-1200-atx-DDR4

 

Porém por segurança, é interessante fazer os testes antes de efetuar qualquer investimento, pois não é nossa intenção te fazer gastar dinheiro e não resolver o problema.

como eu posso efetuar os testes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

 

 

Eu limitei aqui, tenho um monitor de 144, tentei limitar em 144 pra testar, antes ele pegava os 210 fps suave ali, era onde eu limitava, tentei até limitar em 60 pra ver. E nada, continua o problema até em 60fps... Eu acho que o problema é a gpu mas não tenho certeza e nem sei como testar pra saber se é a gpu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Yurima disse:

Eu limitei aqui, tenho um monitor de 144, tentei limitar em 144 pra testar, antes ele pegava os 210 fps suave ali, era onde eu limitava, tentei até limitar em 60 pra ver. E nada, continua o problema até em 60fps... Eu acho que o problema é a gpu mas não tenho certeza e nem sei como testar pra saber se é a gpu.

 

Baixe e instale o software Prime-95 na sua máquina.

Em seguida baixe e instale o software Hwinfo.

 

Use o prime95 para estressar o processador, e após cerca de 10 minutos de teste, tire um print da tela do hwinfo e poste aqui.

Essa é a tela que preciso para análise.

 

image.png.36f6de44d6b85c430ee39b33750ee89e.png

 

Caso não saiba como usar o Prime95 segue vídeo tutorial.

 

Spoiler

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

 

Baixe e instale o software Prime-95 na sua máquina.

Em seguida baixe e instale o software Hwinfo.

 

Use o prime95 para estressar o processador, e após cerca de 10 minutos de teste, tire um print da tela do hwinfo e poste aqui.

Essa é a tela que preciso para análise.

 

image.png.36f6de44d6b85c430ee39b33750ee89e.png

 

Caso não saiba como usar o Prime95 segue vídeo tutorial.

 

  Ocultar conteúdo

 

 

image.png.e792a92e0aa5b5b0d90facc336e044c9.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Yurima disse:

Eu rodei por uns 8 minutos e fechei o teste para tirar a print, precisa ser no momento do teste?

 

O print deve ser tirado com o teste em andamento.

Ao invés de 10 minutos, deixe rodando por 20, ao completar 20 minutos, tire print da mesma tela do Hwinfo (Sem fechar o prime92) e poste novamente.

Aproveite que você já tem o Hwmonitor, poste um print da tela dele também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

O print deve ser tirado com o teste em andamento.

Ao invés de 10 minutos, deixe rodando por 20, ao completar 20 minutos, tire print da mesma tela do Hwinfo (Sem fechar o prime92) e poste novamente.

Aproveite que você já tem o Hwmonitor, poste um print da tela dele também.

Estou com os mesmo problemas porém tenho um computador inferior ao do cara acima, mas meu problema é que o meu HD está sempre entre 30 a 100 % de uso, quem mais consume é o System já tentei de tudo pra tirar o 100% do disco mas nada resolveu 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...