Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desligamento e tela azul estranha!


Posts recomendados

Meu computador é relativamente novo, mas desde que eu instalei, ele vem apresenta um tipo de congelamento estranho de forma bem esporádica!

Simplesmente congela de forma aleatória e o som continua saindo!  Não há superaquecimento nenhum e não é em nenhuma tarefa específica. 

Já faz uns 2 meses que isso não ocorria, mas ocorreu hoje novamente...

 

Reiniciei o computador e continuei usando normalmente, mas 2 minutos depois ocorreu um erro de tela azul (nunca havia ocorrido antes)...

Estava assistindo a um vídeo no youtube e apareceu essa tela azul (com um tipo de ruído no fone de ouvido). 
Tentei ligar o computador novamente, mas não funcionou! As memórias não ligavam... após eu retirar e colocar elas novamente (várias vezes), elas funcionaram e o computador ligou.

Sou leigo no assunto e gostaria de saber se o problema é só na memória ou se podem ser outros componentes.

 

 

Config:

r5 2600
GTX 1660super
placa-mãe a320m gaming

16 gb de ram 2666h

fonte de corsair CX 550w. 

 

 

dasdsadasda.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BSOD estranha, mande o dump dessa BSOD como dito pelo @Rio McCloud mas esse problema pode ser relacionado ao registro ou alguma pasta no diretório Windows, provavelmente pode não ser também, mas se for isso, a pergunta é saber o que causou isso, provavelmente um vírus, ou HD defeituoso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, Eliabeag2020 disse:

Tentei ir até a pasta que você falou, mas está vazia! 

 

Configure o Windows para armazenar esses dumps. Aperte a combinação de teclas Windows + R e será aberta uma janela. Na lateral direita, clique em Configurações avançadas do sistema. Nessa janela, em Inicialização e Recuperação clique em Configurações.... Por fim, em Gravando informações de depuração selecione Despejo de memória pequeno (256 KB) e clique em OK.

 

Na próxima tela azul, será salvo um arquivo de dump nesse diretório.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Responda caso seu aparelho seja um notebook: Está utilizando a fonte que veio de fábrica com aparelho?
  • Há quanto tempo esse problema ocorre?
  • O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, uma chuva forte ou um raio?
  • Esse problema começou após alguma alteração de alguma peça do computador, após alguma alteração em alguma configuração (como no registro/regedit do Windows) e/ou após alguma alteração/atualização de algum programa ou do Windows?
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Como está a configuração do XMP/D.O.C.P da sua placa-mãe? Está desativada? No modo automático? Com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no CMD e poste o resultado)
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

 

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

 

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

 

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, GabrielLV disse:

 

  • Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Responda caso seu aparelho seja um notebook: Está utilizando a fonte que veio de fábrica com aparelho?
  • Há quanto tempo esse problema ocorre?
  • O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, uma chuva forte ou um raio?
  • Esse problema começou após alguma alteração de alguma peça do computador, após alguma alteração em alguma configuração (como no registro/regedit do Windows) e/ou após alguma alteração/atualização de algum programa ou do Windows?
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Como está a configuração do XMP/D.O.C.P da sua placa-mãe? Está desativada? No modo automático? Com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no CMD e poste o resultado)
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

 

 

Há quanto tempo esse problema ocorre? De forma esporádica, desde que eu montei ele. Intervalo de semanas ou meses!

 

O problema ocorre após algum evento na sua residência, como uma queda de energia, uma chuva forte ou um raio? Não! Independente das condições.

 

Esse problema começou após alguma alteração de alguma peça do computador, após alguma alteração em alguma configuração (como no registro/regedit do Windows) e/ou após alguma alteração/atualização de algum programa ou do Windows? Não! Desde que eu montei e comecei a usar.

 

Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha? Tomada!

 

Você faz overclock no seu PC? Não!

 

Como está a configuração do XMP/D.O.C.P da sua placa-mãe? Está desativada? No modo automático? Com alguma frequência superior definida? (caso não saiba responder, use o comando wmic memorychip get speed no CMD e poste o resultado)

 

👇 Aparece apenas isso 

 

Speed
2666
2666

 

------------------ Perguntas Respondidas--------------------

 

 

Sobre os procedimentos:

1 - O primeiro procedimento não funcionou, mesmo executando como ADM. Vou mandar prints dos erros que aparecem...

https://ibb.co/qdKVsbP
https://ibb.co/4gz98Xb

 

A pasta logs é criada, mas só tem 2 arquivos nela : Uma pasta vazia e um documento de texto.
 

2 - Sobre o programa que você pediu, segue abaixo o print:

https://ibb.co/HKgH7Sd


 

----------------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

Atualização sobre meu computador!

 

Acabou de acontecer algo inédito! A tela apagou e ficou sem sinal! Um dos ventiladores começou a girar extremamente rápido e fazer um barulho alto (de ventilador mesmo), sem parar!  Eu tentei desligar/reiniciar diretamente no botão power, mas não funcionou, tive que desligar na tomada. Em seguida, eu liguei novamente e está funcionando!

 

OBS: Não sei se foram as fans normais, se foi a fan do cooler ou se foram as fans da placa de vídeo!

 

Isso nunca ocorreu antes! O único sintoma disso é que de vez em quando ele começa a fazer um certo ''ronco'' bem baixinho, mas quando eu balanço ele de forma super leve, isso para! Isso vem acontecendo constantemente!  Eu consigo notar porque ele é silencioso, não faz praticamente nenhum barulho durante o dia, independente do que eu faça nele (jogos, edição, tudo).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
23 horas atrás, Eliabeag2020 disse:

Sobre os procedimentos:

1 - O primeiro procedimento não funcionou, mesmo executando como ADM. Vou mandar prints dos erros que aparecem...

https://ibb.co/qdKVsbP
https://ibb.co/4gz98Xb

 

A pasta logs é criada, mas só tem 2 arquivos nela : Uma pasta vazia e um documento de texto.

Caso tenha apagado a pasta "LogsCdH", baixe-a novamente e dessa vez me envie os logs manualmente:

 

1- Vá em C:\Windows\Minidump > Copie-os e cole-os na área de trabalho.
 
2- Abra um CMD normal (não abra como administrador), copie e cole o comando abaixo (com os parênteses), cole no CMD.
 

Citação

(wmic product get name,version && wmic pagefile get /value && wmic BIOS get smbiosbiosversion && wmic os get version,caption && wmic recoveros get DebugInfoType && wmic service wersvc get state && wmic nic get name) >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" && wevtutil epl system C:\Users\%username%\Desktop\logssystem.evtx && wevtutil epl application C:\Users\%username%\Desktop\logapplication.evtx

  
Três arquivos serão gerados na área de trabalho: "Listappta.txt", "logssystem.evtx" e "logapplication.evtx".
 
Então vá na pasta do arquivos LogsCdH que você baixou anteriormente:
 
3- Vá em "Autoruns" > Execute o "Autoruns64.exe" > Espere carregar > Quando carregar, clique no ícone do disquete para salvar um log completo. Salve-o na área de trabalho.
 
4- Vá na pasta "Driverview-x64", execute o "DriverView.exe", espere carregar > Clique em "View" > Clique em "HTML Report - All Items" > Um será gerado na pasta do Driverview. 
 
5- Vá na pasta "uninstalview-x64", execute o "UninstallView.exe", espere carregar > Clique em "View" > Clique em "HTML Report - All Items" > Um será gerado na pasta do Uninstallview.

Feito esses cinco procedimentos, pegue todos os arquivos que foram gerados, salve-os como .zip ou .rar e anexe-os na sua próxima resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, GabrielLV disse:

Caso tenha apagado a pasta "LogsCdH", baixe-a novamente e dessa vez me envie os logs manualmente:

 

1- Vá em C:\Windows\Minidump > Copie-os e cole-os na área de trabalho.
 
2- Abra um CMD normal (não abra como administrador), copie e cole o comando abaixo (com os parênteses), cole no CMD.
 

  


Não posso fazer o passo 1 porque a pasta está vazia! 
Assim como a LogsCdH" fica vazia quando eu executo aquele aplicativo da sua resposta anterior!

E elas estão vazias mesmo, sem arquivos ocultados! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então pule esta etapa e faça os próximos procedimentos.

 

1 hora atrás, Eliabeag2020 disse:

Assim como a LogsCdH" fica vazia quando eu executo aquele aplicativo da sua resposta anterior!

E elas estão vazias mesmo, sem arquivos ocultados! 

Os logs não são coletados na pasta "LogsCdH", mas sim, na pasta "LogsColetados" que é gerada após a utilização do script. Como eu disse acima, se não está conseguindo usar o script, me envie os logs manualmente. Se a pasta "minidump" está vazia, então pule esta etapa e faça os outros procedimentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

(wmic product get name,version && wmic pagefile get /value && wmic BIOS get smbiosbiosversion && wmic os get version,caption && wmic recoveros get DebugInfoType && wmic service wersvc get state && wmic nic get name) >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" && wevtutil epl system C:\Users\%username%\Desktop\logssystem.evtx && wevtutil epl application C:\Users\%username%\Desktop\logapplication.evtx

 

Joguei o comando inteiro no CMD e gera um único arquivo ''listappta'' e dá erro no CMD. 

Segue abaixo o print:

 

 

 

dasdasdadasda.png

 

 

Sobre os outros procedimentos, executei da forma que foi indicado, mas não gerou nenhum arquivo nas pastas indicadas, apenas abriram páginas no meu navegador. 

 

OBS:Estou usando Windows 10, não sei se é por isso que está dando erro em tudo ou se é um procedimento diferente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, Eliabeag2020 disse:

OBS:Estou usando Windows 10, não sei se é por isso que está dando erro em tudo ou se é um procedimento diferente!

Não. Não tem nada a ver com a versão do Windows. Os procedimentos são os mesmos independente de qual versão do Windows você está utilizando.

 

9 horas atrás, Eliabeag2020 disse:

Sobre os outros procedimentos, executei da forma que foi indicado, mas não gerou nenhum arquivo nas pastas indicadas, apenas abriram páginas no meu navegador. 

Então salve as páginas como PDF (Ctrl + P > Em "impressora" selecione "Salvar como PDF") e me envie na sua próxima resposta.

 

---

 

Faça os seguintes procedimentos

1- Abra um CMD como administrador

 

2- Digite os seguintes comandos:

sfc /scannow

dism /online /cleanup-image /restorehealth

 

3- Tente executar o script. Se não funcionar, tente novamente me enviar os logs manualmente. Caso mesmo assim não funcione, então faça os quatro próximos passos:

 

---

 

4- Vá em iniciar > Digite "visualizador de eventos" (sem aspas) e tecle Enter > Expanda "logs do Windows" > Botão direito em "Sistema" > Salvar eventos como > Salve na área de trabalho com o nome "sistema".

 

5- Faça o mesmo procedimento acima, mas dessa vez, com o item "Aplicativo" do visualizador de eventos.

 

6- Acho que os logs não estavam sendo gerados pelo seu usuário do Windows ter espaço, então vamos tentar o seguinte comando customizado:

(wmic product get name,version && wmic pagefile get /value && wmic BIOS get smbiosbiosversion && wmic os get version,caption && wmic recoveros get DebugInfoType && wmic service wersvc get state && wmic nic get name) >> "C:\Users\Eliabe Silva\Desktop\listappta.txt"

 

Caso tenha conseguido, salve tudo como .zip ou .rar e me envie na próxima resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, GabrielLV disse:

Não. Não tem nada a ver com a versão do Windows. Os procedimentos são os mesmos independente de qual versão do Windows você está utilizando.

 

Então salve as páginas como PDF (Ctrl + P > Em "impressora" selecione "Salvar como PDF") e me envie na sua próxima resposta.

 

---

 

Faça os seguintes procedimentos

1- Abra um CMD como administrador

 

2- Digite os seguintes comandos:

sfc /scannow

dism /online /cleanup-image /restorehealt

 

Caso tenha conseguido, salve tudo como .zip ou .rar e me envie na próxima resposta.

 

Consegui até o item 2!

 

Vou te passar os arquivos que solicitou ! 

 

Arquivos.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com os poucos logs que foram enviados:

 

1- Sugiro que remova o Avast e instale outro antivírus melhor no lugar, como o Panda Dome ou o Kaspersky Security Cloud Free.

Utilize esse software para remover o avast: https://www.avast.com/pt-br/uninstall-utility

 

2- Remova o Avast Cleanup Premium, mantenha somente o CCleaner caso ele realmente seja necessário para sua utilização.

 

3- Ainda no CCleaner, localize a opção "despejo de memória" e desmarque-a. Essa opção faz com que os dumps de memória (logs das telas azuis) sejam apagados, deve ser por isso que a pasta "minidump" está vazia.

 

4- image.png

 

Warsaw, provavelmente você utiliza os famosos plugins bancários, que são conhecidos por gerarem diversos problemas no PC. Remova-o.

 

5- Vi que você possui diversos jogos instalados no seu PC, o que me faz questionar se eles são todos baixados de fontes oficiais. Caso não sejam, então abra um tópico no setor Remoção de Malware.

https://www.clubedohardware.com.br/forum/89-remoção-de-malware/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/07/2021 às 19:43, GabrielLV disse:

Com os poucos logs que foram enviados:

 

1- Sugiro que remova o Avast e instale outro antivírus melhor no lugar, como o Panda Dome ou o Kaspersky Security Cloud Free.

Utilize esse software para remover o avast: https://www.avast.com/pt-br/uninstall-utility

 

2- Remova o Avast Cleanup Premium, mantenha somente o CCleaner caso ele realmente seja necessário para sua utilização.

 

3- Ainda no CCleaner, localize a opção "despejo de memória" e desmarque-a. Essa opção faz com que os dumps de memória (logs das telas azuis) sejam apagados, deve ser por isso que a pasta "minidump" está vazia.

 

4- image.png

 

Warsaw, provavelmente você utiliza os famosos plugins bancários, que são conhecidos por gerarem diversos problemas no PC. Remova-o.

 

5- Vi que você possui diversos jogos instalados no seu PC, o que me faz questionar se eles são todos baixados de fontes oficiais. Caso não sejam, então abra um tópico no setor Remoção de Malware.

https://www.clubedohardware.com.br/forum/89-remoção-de-malware/

 

Agora há pouco meu PC congelou novamente, não estava fazendo nada de especial. Simplesmente congelou a tela!  Quando eu apertava os botões do mouse, ouvia um som: ''tum... tum.. tum..'' no fone de ouvido.

Tive que desligar diretamente no botão power.

 

Qual o procedimento para checar a causa desse tipo de erro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...