Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena comprar processadores agora? (07/2021)


Chris21

Posts recomendados

Com a crise de covid, os equipamentos eletronicos estão bem caros. Estou ponderando comprar um Ryzen 5 agora, está 2000, mas se a perspectiva de preço estiver pra baratear no futuro proximo, posso esperar. Não sei se isso vai acontecer tão cedo embora, o que vocês acham? Comprar agora, ou esperar um possivel barateamento no futuro proximo?

 

Placas de vídeo nem se fale, o que custava 1000 em 2018, hoje custa 3000. Impossivel...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Chris21 disse:

Com a crise de covid, os equipamentos eletronicos estão bem caros. Estou ponderando comprar um Ryzen 5 agora, está 2000, mas se a perspectiva de preço estiver pra baratear no futuro proximo, posso esperar. Não sei se isso vai acontecer tão cedo embora, o que vocês acham? Comprar agora, ou esperar um possivel barateamento no futuro proximo?

Bem, depende do que você precisa... Sinceramente, não é tão ruim, você acha um 1600af / 3600 / 5600x usado na casa dos 650/1000/1600R$, é praticamente o preço de antes da pandemia.

 

Agora com placa de vídeo realmente está um absurdo, mas deve baixar agora que a china começou a banir criptomoedas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não a nenhum indicador de que a pandemia vá ser controlada - interromper o ciclo de espalhamento; nos próximos anos ~ três ou mais.

 

A mineração de criptomoedas teve uma queda no último mês, mas já esta reaquecendo, o que demanda hardware, cuja produção continua afetada pela fala de insumos.

 

Lojistas alegam que os fabricantes de VGA interromperam a fabricação de modelos de entrada, ex. GTX 1050, RX 550 preferindo usar os insumos na produção de modelos mais high end, onde a margem de lucro é maior, o que se confirmado significará que VGA nova mais acessível no Brasil fique na faixa de  >R$ 3.000,00. 

 

A Intel disse recentemente que a falta de microchips vai piorar antes de melhorar - isso sem considerar a possibilidade da China invadir Taiwan como vem prometendo, onde fica o maior produtor de chips, a TMSC, o que pode interromper a produção por tempo indeterminado, o que aliás pode ser usado como arma política na nova "Guerra Fria" em curso (USA x China x Russia).

 

No Brasil:

Spoiler

A já longa (~2015) crise financeira do pais - agravada pela pandemia; só tende a piorar a curto prazo, à qual se soma a crise politica, com as duas se retroalimentando, o que faz com que o Real continue perdendo valor e consequentemente o Dólar fique mais caro, o que encarece hardware aqui.

Isso tudo alimentado pela atual polarização política que pode até mesmo resultar em grave "Instabilidade Social."

 

Neste mês tem havido discreta queda no valor de placas de vídeo e memórias, porém placa-mãe Intel continua aumentando (uma H410 básica que custava 500 em fevereiro esta por ~600/650), placa-mãe AMD tem mantido a média.

 

CPU Intel tem mantido o preço do final de 2019, com algumas quedas  pontuais. Recentemente o i5-10400F esteve por ~R$ 950,00 por algumas semanas.

APU AMD's aumentaram, já algumas CPUs tem tido discreta queda no valor, ex. Ryzen 3600, 5600X porém 1600AF aumentou ~30% recentemente, ficando na faixa dos R$ 900,00.

 

Então comprar PC agora vai da necessidade individual, seja para trabalhar ou se divertir com jogos. 

O preço pode melhorar? Pode, mas os indicativos sugerem que piorar seja mais provável, já voltar aos níveis de 2019 esqueça, não volta.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...