Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O novo "fusistor" axial de 2A


Ir à solução Resolvido por alexandre.mbm,

Posts recomendados

  • Membro VIP

Sinônimos:

 

 – Fusistor (atualizado)

 – Pico-fusível

 – Chip-fusível

 

No Google Imagens está cheio desse aqui, dito "Epoxy":

 

2A-400x400.jpg.51c0bf572c0ce4c57cfe2efcdf1881de.jpg

 

Deve ser o material de revestimento...

 

Pois bem. Eu penso ter encontrado um irmão dele. Só que marrom! São Google inteiro parece que só conhece verde.

 

  O que vocês acham?

 

Outra coisa que me deixa com uma pulga atrás da orelha: o único dado de dimensionamento parece ser esse "2A" no encapsulamento.

 

  Será que ficou marrom por ter torrado?

 

O material mais esclarecedor, sobre esses "novos componentes verdinhos", que encontrei até agora, está no Hardware Central.

 

  Ajudem-me a encontrar o datasheet!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Achei o datasheet!

No site de um distribuidor.

 

Trata-se dos fusíveis PICO II da Littelfuse. Eles são classificados como de ação muito rápida.

 

pico-II.jpg.634fc019b1d8dbdf7dbe0d6086afc141.jpg

 

Eu interpreto essa tabela assim: o fusistor de 2A conduzirá 4 ampères, no máximo, por 1 segundo.

 

Lembrando que ele é rearmável...

 

pico-fusible.jpg.2821953138fdfd8b1e36b4e1599cc814.jpg

 

Pelo que entendi de texto no datasheet, em 50A de corrente alternada, ou 300A de corrente direta, ele morrerá de vez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Isso não é novo, muito menos se trata de um "fusistor". O tal fusistor moderno, que seria rearmável, NÃO existe!

Como citado isso aí é um fusível comum da fabricante Littelfuse, da série 251/253 e o único diferencial dele é ser muito pequeno (em comparação ao fusível de vidro) e ser à prova de explosão (gases inflamáveis não conseguem acessar seu interior). Ele NÃO é rearmável, basta pesquisar por "pico fuse 253" lá no site da Littelfuse, fabricante dele, e analisar o datasheet. Você interpretou errado a questão da 'capacidade de corrente'! Todo fusível tem esta característica (mesmo os de vidro - consulte seus datasheets), e ela significa que acima desta corrente de tão alto valor, mesmo com fusível rompido ele não garante que não conduzirá corrente, pois pode haver arco elétrico e a corrente continuar passando mesmo com o fusível rompido (é por isso que fusíveis de alta corrente usam areia de quartzo em seu interior, para evitar o arco elétrico ao se romperem).

Infelizmente é muito fácil espalhar uma informação falsa/errada pela internet hoje em dia, seja intencionalmente ou por falta de conhecimentos no assunto (o famoso "copia e cola") e foi isso que aconteceu com esta imagem que você inseriu em sua postagem acima. A Wikipédia brasileira está repleta disso (e muitos sites e vídeos do Youtube também). Basta realizar uma busca reversa de imagens e você notará que esta imagem aí provavelmente foi criada por esta loja brasileira citada no topo da imagem (que diga-se de passagem, é uma loja bem pequena, que só vende 4 tipos de componentes - um tanto estranho), baseada em uma interpretação errada que fizeram: eles pegaram a imagem deste datasheet aqui, disponibilizado por este anúncio aqui (note que tem do verde e do marrom), e fizeram esta montagem equivocada. O pior é que eles não foram os únicos a se equivocarem e "inventarem" o tal "fusistor moderno"; até mesmo a loja Baú da Eletrônica vende o tal "pico fusível", que supostamente também teria tais propriedades, mas na verdade não passa de um fusível comum da série TR5 da Littelfuse, com a característica de ser muito pequeno e suportar grandes vibrações (por isso o formato diferente dele). Só não sei se essas lojas cometem esses "equívocos" intencionalmente (para venderem algo "especial", que ninguém mais vende, já que não existem) ou se realmente foram leigos no assunto e interpretaram os dados incorretamente.

Existe outro site aqui que replicou esta informação equivocada, e onde eu fiz um comentário bem mais completo do que este meu aqui (recomendo que leia meus comentários no final deste artigo deste link), elucidando a confusão que eles cometeram e explicando o que são e para que realmente servem cada componente que o cara citou equivocadamente quando ele falou de "fusistor".

Resumindo tudo: somente PPTC é que é "rearmável" (pode atuar várias vezes e tem um aumento repentino de resistência quando sua corrente nominal é ultrapassada, realizando assim a proteção) e é utilizado para a finalidade de proteção. O PTC e o NTC também têm esta característica mas no comentário que fiz no final do artigo que citei logo acima explico o porquê de eles não serem tão bons quando o PPTC para esta finalidade. Não confie em sites de distribuidores ou informações de qualquer lugar da internet, vá direto às fontes: os datasheets dos fabricantes (ou pelo menos procure em locais confiáveis, como os canais WR Kits, Electrolab, EEVblog, Wikipédia norte americana, site do Newton C. Braga, enfim, a galera com formação na área, que está há décadas nesse trabalho e que são realmente comprometidos em passar informação técnica de qualidade, que testam as coisas na prática antes de publicarem qualquer coisa). Digo isso pois também fui enganado por bastante tempo por este tal "fusistor moderno", mas não cheguei a comprá-lo; até que um dia me indignei de o porquê os canais sérios nunca abordarem este assunto e aí resolvi fazei uma investigação mais séria e descobri que o tal "fusistor moderno" não passa de uma falácia, cometida por erros de algum leigo no assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...