Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quando desligar o notebook posso deixar o pino do carregador plugado?


Posts recomendados

Quando desligo o notebook retiro o pino e desconecto o fio que liga a fonte na tomada (uso um filtro de linha atrás da mesa então é fora de mão retirar o fio da tomada), porém pelo meu conhecimento bem básico de conectores se eu ficar colocando e retirando o pino no notebook com o tempo pode estragar certo?

 

Então o que pensei, deixo o fio plugado no notebook e apenas retiro o fio que liga a fonte na tomada, posso fazer isso sem afetar algo?

 

Só uma observação, fiz isso para teste e o notebook fica com a luz de carregamento ligada mesmo com a fonte fora da energia

 

OBS:uso o notebook o tempo todo na tomada

 

E valeu pela sua ajuda :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode. Agora, não faz sentido possuir um note plugado toda hora na tomada. O correto seria a substituição da bateria ou ter comprado um desktop.

Este pino foi feito pra ser desconectado inúmeras vezes, afinal é um notebook. Claro que quanto menos você fizer isto, melhor.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Silva5 Deixar ele no carregador mesmo quando está desligado não é ideal, pois isso vai desgastar a bateria desnecessariamente. Para evitar a conexão e reconexão frequentes, eu simplesmente teria um filtro de linha dedicado. A luz de carga ficar ligada mesmo com o carregador desligado é, ao meu ver, só um detalhe. A desconexão e reconexão constantes realmente vai acelerar o desgaste do conector fêmea do notebook que não é facilmente substituído, algo que eu priorizaria evitar.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx comprei esse notebook pois quando as aulas voltarem terei que levar para a escola algumas vezes e também espero que dure até minha faculdade pois investi em um nitro 5 que no caso como estou de férias uso ele para jogar, então não há nenhum problema em deixar o pino plugado no notebook e a fonte sem energia desconectando o cabo de energia dela

A luz que falei que continua acesa eu acho que a fonte após ser desligada ainda "guarda" uma energia porém depois de um tempo creio eu que a luz se apague.

 

@WOZ Dods mas se eu deixar a fonte fora da energia retirando o cabo que liga ela na tomada teria algum problema?

 

E muito obrigado pela ajuda de vocês!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Daniel Silva5 disse:

mas se eu deixar a fonte fora da energia retirando o cabo que liga ela na tomada teria algum problema?

 

E muito obrigado pela ajuda de vocês!

Não vejo problema algum.

1 hora atrás, Daniel Silva5 disse:

A luz que falei que continua acesa eu acho que a fonte após ser desligada ainda "guarda" uma energia porém depois de um tempo creio eu que a luz se apague.

Toda fonte de notebook ainda mantém alguma energia durante alguns segundos (já vi caso de algumas que guardam por minutos) após desconectadas da tomada. Isso é normal.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Então irei fazer o seguinte, quando estou usando durante o dia com o notebook na tomada evito de desligar quando saio, somente clico em suspender, agora quando irei dormir deixo o pino conectado no notebook e apenas retiro o cabo que liga a fonte na tomada.

Com tudo isso não vou ter nenhum problema?

 

(e quanto as luzes que ficam acesas, mesmo com o notebook em 100% ele não receberá mais energia quando eu desligá-lo e a fonte "guardar" energia certo?)

 

E obrigado pelo seu tempo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Daniel Silva5 disse:

Então irei fazer o seguinte, quando estou usando durante o dia com o notebook na tomada evito de desligar quando saio, somente clico em suspender, agora quando irei dormir deixo o pino conectado no notebook e apenas retiro o cabo que liga a fonte na tomada.

Com tudo isso não vou ter nenhum problema?

Não vejo problema algum. Só recomendo que desligue o modo de hibernação se tem costume de usar a suspensão.

 

36 minutos atrás, Daniel Silva5 disse:

(e quanto as luzes que ficam acesas, mesmo com o notebook em 100% ele não receberá mais energia quando eu desligá-lo e a fonte "guardar" energia certo?)

Sim, certo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Silva5 nada de interferência em garantia, zero. Para desativar clique no menu iniciar, escreva "cmd" (sem aspas), clique com o botão direito sobre o aplicativo CMD, selecione executar como administrador, na linha de comando escreva, sem aspas, "powercfg -h off", aperte enter e se não der mensagem de erro então você fez certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Frib 2K4 Explique melhor por gentileza. No geral desligo essa função por que algumas versões de W10, especialmente se não estiverem com os drivers em dia, o retorno da hibernação falha e danifica o sistema. No caso de SSDs também colabora para o desgaste. Nunca percebi qualquer perda de desempenho na inicialização em decorrência de desativa-la no PC de nenhum cliente.

Inclusive as duas opções são separadas: 

A6-DisableFastStartupinWindow10-annotated-a2423d3f7d4b41888af954f2137a3297.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@WOZ Dods O Hiberfil.sys guarda informações de kernel e outros para a próxima vez que o Windows for inicializado, iniciar mais rapidamente, mas isso não ocorre na reinicialização. Sinceramente não vejo motivo para desativá-lo.

Para mais detalhes:

https://docs.microsoft.com/en-us/troubleshoot/Windows-client/deployment/fast-startup-causes-system-hibernation-shutdown-fail#:~:text=Fast Startup is a setting,you shut down the computer.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@WOZ Dods Desabilitar o fast startup somente por razões específicas, como as citadas na matéria que você linkou. Lan Houses também desabilitam esta opção para que programas "reboot-to-restore" funcionem após o desligamento do Windows, mas desabilitar a hibernação para todo e qualquer caso não faz sentido. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Frib 2K4 Computadores de clientes meus diversas vezes travam no ciclo de hibernação. Algumas dessas vezes requerem reparo do Windows ou até reinstalação em decorrência disso. Geralmente são os Windows instalados pelos fabricantes, mas já vi ocorrer com builds padrão da microsoft também. Mesmo com drivers corretos, discos e memória a 100% de saúde ainda vejo isso ocorrer de vez em quando. Como bem sabemos, alguns updates do Windows introduzem novos bugs nos PCs, e na maioria dos casos que isso ocorreu com clientes meus foi justamente logo após um update que depois vi notícias de ter causado algum problema.

 

No geral desligar a função previne que isso ocorra dessa maneira e até hoje não vi um cliente me procurar com esse mesmo problema duas vezes, bem como PCs que eu montei e instalei o sistema pessoalmente (onde sempre desligo hibernar) nunca apresentaram esse problema.

 

No último caso desses que tive que solucionar, a cliente tinha bitlocker ativado. A falha foi tão grave que danificou o sistema e a impediu de recuperar os arquivos criptografados. Mesmo ela também trabalhando com suporte, não conseguiu resolver o problema. Acabei tendo que usar ferramentas externas para acessar os arquivos, mas o trabalho que isso me deu e o tempo desprendido justificam perfeitamente, para mim, a necessidade de evitar que isso ocorra novamente. Inclusive se eu cobrasse por hora ela provavelmente teria que me pagar o valor do notebook ou mais.

 

Para fugir da "evidência anedótica", faça uma busca rápida sobre bugs de hibernação e veja os resultados. Na primeira busca já achei artigos e posts bem interessantes:

Google: Windows 10 hibernate bug

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Frib 2K4 Eu desabilito tudo, inclusive a suspensão por RAM. Mas isto porque meus PCs sempre ficam ligados, 24hs, desde que aboliram o chumbo nas ligas metálicas. Só desligo, no botão, quando vou me ausentar por muito tempo, ou fazer manutenção. Mas é uma particularidade minha pra deixar bem claro.

 

@WOZ Dods No geral estes bugs são do usuário, igual aquele 100% de disco porque o dito cujo não acaba de atualizar o Windows, fica reiniciando porque tá comendo banda ou atrapalhando no Fortnite, aí dá pau mesmo. Em uso comum, e sem participar do Insiders, o risco é praticamente nulo, basta a pessoa não ser uma toupeira, com perdão as toupeiras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Phoenyx disse:

@WOZ Dods No geral estes bugs são do usuário, igual aquele 100% de disco porque o dito cujo não acaba de atualizar o Windows, fica reiniciando porque tá comendo banda ou atrapalhando no Fortnite, aí dá pau mesmo. Em uso comum, e sem participar do Insiders, o risco é praticamente nulo, basta a pessoa não ser uma toupeira, com perdão as toupeiras.

Bem, eu recomendo por que pela minha experiência e pesquisas é comum de acontecer e infelizmente a maioria dos usuários comuns são completamente alheios a qualquer conceito de manutenção dos próprios micros. Afinal, eu tenho que adequar o sistema às necessidades do usuário e não o contrário.

Se estivéssemos num mundo perfeito, todo mundo ia pelo menos saber ligar o PC ou ver se a tomada está desconectada. Grande verdade? Quase ninguém no prédio inteiro onde trabalho sabe fazer essas duas coisas simples, quem dirá o resto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@WOZ Dods Sim, você tem que fazer o que é o mais seguro, ou menos prejudicial a você. Se bem que eu tomo outra linha, ou o cara aprende ou fica dando cabeçada, mesmo se achar que a culpa é minha e eu perder clientes, por isso que eu seria um péssimo professor, tenho pavio curto com preguiça alheia.

Necessidade do usuário não significa que você tenha que virar ama de leite do mesmo, a não ser que seja remunerado constantemente por isto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Metade da minha clientela é de meia idade. Minha paciência é justamente o fator determinante na relação com eles. Entendo sua postura, mas não é justamente oposta ao meu diferencial. 

7 horas atrás, Phoenyx disse:

Necessidade do usuário não significa que você tenha que virar ama de leite do mesmo, a não ser que seja remunerado constantemente por isto.

Não viro, é normal para mim. Gosto da relação de ensino, gosto da relação de tolerância e permissividade. Afinal, foi através dela que aprendi o que sei. No geral sou paciente com meus clientes por que sei que já estive nos calçados deles, mesmo que isso faça mais de 20 anos. :P

 

Ps.: entrei no ramo de manutenção, consultoria e suporte não pela questão da remuneração, mas por que fui lesado por uma empresa que deveria justamente ser exemplo de confiabilidade e compromisso e soube desde então que podia fazer melhor. Trabalho com informática por hobby, já que tenho um emprego fixo e estável há quase 20 anos. Não conseguiria fazer diferente, pois se dependesse disso para viver provavelmente já teria parado de gostar há muito tempo.

E provavelmente descontaria isso na minha clientela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...