Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero montar um PC até 3500 mas não sei se minha config vai ser bem aproveitada.


Posts recomendados

Então, eu montei um kit primeiramente, para um computador com vídeo integrado (o objetivo é ele ser branco pra combinar com o setup) 

 

Processador e placa-mãe Ryzen 3400g + b450m Steel Legend : R$1.867,51 (Aliexpress)

Memoria Ram: Adata XPG 16GB (2x8 3200Mhz): R$ 613,04 (Aliexpress)

CPU cooler: Aigo Lair CPU Cooler 120mm: R$110,15 (Aliexpress)

Fans: Darkflash 3x120mm RGB: R$217,84 (Aliexpress)

Gabinete: Aigo DLM 21 Branco: R$329,90 (Submarino)

 

Total: R$ 3138,44

 

Já tenho

Armazenamento: 1TB SSD Samsung Sata

Fonte: XFX 500w 80plus

 

Poderiam me dizer se essa config está tranquila? 

 

E por outro lado estava pensando em montar um PC com um processador mais básico e colocar uma placa de vídeo que chegue a R$1200 pelo ali também.

É um PC para jogos ( GTA, Mine e quem sabe COD e também emular Free Fire) e futuramente quero fazer live, mantendo algumas dessas peças.

 

Vou comprar lá pra novembro em época de black friday ou coisa do tipo, então os preços podem variar até.

 

O que me recomendam fazer, desde já agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Enzo Tavares disse:

Tenho duvida se esta configuração vai servir para o que eu preciso, ou se poderia economizar e ter ainda mais desempenho, é que eu sou meio leigo neste assunto

 

10 horas atrás, Enzo Tavares disse:

E por outro lado estava pensando em montar um PC com um processador mais básico e colocar uma placa de vídeo que chegue a R$1200 pelo ali também.

É um PC para jogos ( GTA, Mine e quem sabe COD e também emular Free Fire) e futuramente quero fazer live, mantendo algumas dessas peças.

 

Vou comprar lá pra novembro em época de black friday ou coisa do tipo, então os preços podem variar até.

 

O que me recomendam fazer, desde já agradeço.

 

Então, o Ryzen 5 3400G quebra um bom galho se você não liga para gráficos no low ou médio em 1080p (de acordo com o jogo), o processamento dele é razoável mas você poderia ficar com um Ryzen 5 1600 AF (precisa checar o número de série pois a maioria lá é zen1 ainda) ou Ryzen 5 2600 por exemplo (diferença de preço é praticamente a metade do valor se comparado a 3400G sendo que o 2600 é melhor em processamento) e com os R$: 1200 sugeridos para placa de vídeo, você consegue pegar uma GTX 1050 ti (Gigabyte ou ASUS) que vai ser muito mais poderoso que a RX vega 11 do Ryzen 5 e vai te permitir jogar uns 90% dos jogos na qualidade Alta ou Ultra em 1080p 30 FPS+

 

Outra questão que é importante avaliar é o tempo de uso da sua fonte, se ela for muito antiga (10 anos+), recomendaria cogitar atualizá-la por uma boa fonte (por conta da vida útil) mas sem precisar gastar muito se a grana estiver curta, existem no Brasil hoje bons modelos até R$: 350

 

E por último mas não menos importante, se você pensa em comprar estas peças somente em novembro, de nada vale tudo o que eu comentei até agora, porque até lá, são mais de 4 meses e os preços e disponibilidade de peças podem variar tanto ao ponto de necessitar refazer toda a análise de custo / benefício novamente.

 

É isso, forte abraço o/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Enzo Tavares disse:

@RaposaFeroz opa muito obrigado, a placa-mãe b450 steel legend aguenta bem a placa de vídeo e o processador?

E a fonte tem cerca de 3-4 anos apenas, creio que vai dar conta até o próximo upgrade

placa-mãe dá e sobra, uma A320M já daria conta por sinal.

 

Sobre a fonte, você não informou exatamente o modelo dessa XFX, mas em um âmbito geral, a XFX faz fontes de qualidade mediana, porém, sem saber o modelo exato da sua não dá para dar muitas garantias. Seria mais recomendável utilizar fontes com uma boa margem de segurança, no seu caso, o seu conjunto com este upgrade não vai chegar nos 300w (sem overclock) o que daria ainda uma margem de 200w de segurança (mais a margem de segurança de sobrecarga que toda a fonte com qualidade aceitável já possui), porém, isto não é o único fator que importa em uma fonte.

A linha XT da XFX por exemplo são fontes medianas de qualidade aceitável se houver boa margem de segurança e se o local onde o computador ficar não esquentar muito, pois em altas temperaturas a fonte já perde muito da sua eficiência (40°C+) e isso se reflete em um maior consumo de energia e uma perda de eficiência no sistema de filtragem de ruídos elétricos (ripple) e conta negativamente em vários pontos de alimentação do sistema, principalmente a longo prazo onde a tendência é a fonte perder eficiência pelo desgaste natural das peças e correr um risco maior de danificar alguma outra peça do setup por má alimentação ou excesso de ruído elétrico.

 

Recomendaria que você tentasse identificar o modelo exato desta fonte para podermos dar um veredito melhor sobre a necessidade de trocá-la agora ou não.

 

Abraços o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...