Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD dando falha depois de tentar escrever algo nele


PhodZ

Posts recomendados

Bem, eu tenho um HD aqui que instalo uns jogos nele, tava tentando instalar PES 2021 (porém Jack Sparrow), e na descompactação o winrar ficava mtmtmtmtm lento, ai as vezes até fechava sozinho. Depois que fechava eu n consigo mais fazer nada nesse HD, quando tento passar um arquivo ele me retorna: Erro 0x800701B1: Foi especificado um dispositivo inexistente. Quando eu tento abrir um jogo instalado nesse mesmo HD, o jogo não abre, mas assim que reinicio ele abre.

Já tentei reparar o disco com a ferramenta do Windows, mas não dá em nada, fala que não é possivel e é pra tentar novamente.
Troquei as peças do meu PC anteontem, ele tava funcionando normal até ante ontem, que foi quando eu fui baixar o PES no torrent, e dava esse erro ( Foi especificado um dispositivo inexistente). ai tinha que reiniciar o PC pra voltar a baixar.
Alguém sabe o que tá dando? Alguém pode me dar uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo. (pode ser usado em qualquer HD/SSD)

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable (pode ser usado em qualquer HD/SSD), em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, PhodZ disse:

 

é, seu HD apresenta algum tipo de problema no tocante a comunicacao como indicam os parametros 01, c5, c6 e c8

 

ja tentou trocar o cabo sata dele por outro? usar em outra porta sata da placa-mãe?

 

apesar de que o parametro c5 indicar que o problema pode estar sendo dele, uma vez que está encontrando mais setores defeituosos do que o HD tem a capacidade de isolar, entao eu tb apostaria numa degradacao desse HD e a troca seria algo a ser pensado num futuro proximo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, mick 07 disse:

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito ou teste com outro, caso esteja utilizando um.

 

2) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

3) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, SanDisk SSD Dashboard Installer, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3.b) Se o seu HD for da Seagate, verifique também se existe atualização de firmware: https://www.seagate.com/br/pt/support/kb/determining-internal-drive-details-004206en/. Se for da Western Digital, baixe o verificador de firmware: https://support.wdc.com/downloads.aspx?lang=bp#WD_softwarepc

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o  WD Data Lifeguard e faça um teste completo. (pode ser usado em qualquer HD/SSD)

 

6) Baixe também o SeaTools Bootable (pode ser usado em qualquer HD/SSD), em Basic Tests (Testes básicos) faça o SMART Check (Verificação SMART)Short Drive Self Test (Autoteste de disco rápido) e Long Generic Test (Teste genérico detalhado). Pra saber mais sobre essa ferramenta: https://www.seagate.com/br/pt/manuals/software/seatools-bootable/.

 

7) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

8 ) Se o HD estiver fazendo barulho, pode comparar com os sons desse site: Failing hard drive sounds

 

 

Teste 1: irei fazer após terminar todos. Porém. o sata que estou usando foi o que veio na caixa da placa-mãe.
Teste 2: Deu OK pros dois
Teste 3: Não achei o download no site da Western Digital.
Teste 4: 1 teste depois do erro de "Foi especificado um dispositivo inexistente." já estar acontecendo(pois tentei instalar um jogo aqui e não deu certo): todos os blocos estão danificados.
Teste 5: Me retornou:"Too many bad sectors detected".

Teste 6:Me retornou:"O tipo do sistema de arquivos é RAW.
CHKDSK não está disponível para unidades RAW."
Teste 7: Agora o Windows nem reconhecendo o HD estar mais. Irei abrir o PC e assim realizo o Teste 1

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rodrigo.dcvieira disse:

ja tentou trocar o cabo sata dele por outro? usar em outra porta sata da placa-mãe?

Fiz isso e o erro persiste, creio q seja o HD q está em seus ultimos suspiros mesmo.
porém acho mt estranho, porque quando reinicia o PC, ele consegue gravar uma pequena quantidade de arquivos e dps para. e ler ele não para nunca, fiquei umas 6 horas jogando um jogo q tava nele e nem sequer travou(por via das duvidas, o jogo é o GTA V). será mesmo q é problema fisico?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PhodZ disse:

Teste 1: irei fazer após terminar todos. Porém. o sata que estou usando foi o que veio na caixa da placa-mãe.
Teste 2: Deu OK pros dois
Teste 3: Não achei o download no site da Western Digital.
Teste 4: 1 teste depois do erro de "Foi especificado um dispositivo inexistente." já estar acontecendo(pois tentei instalar um jogo aqui e não deu certo): todos os blocos estão danificados.
Teste 5: Me retornou:"Too many bad sectors detected".

Teste 6:Me retornou:"O tipo do sistema de arquivos é RAW.
CHKDSK não está disponível para unidades RAW."
Teste 7: Agora o Windows nem reconhecendo o HD estar mais. Irei abrir o PC e assim realizo o Teste 1

att:
Teste 1: o erro persistiu

eu inverti o teste 6 e 7, então colocarei o 6 como 7, e o 7 que já preenchi é o na verdade o 6
teste 7: SMART:  Aprovado, Teste Genérico completo: reprovado, Teste Genérico rápido:Aprovado, Autoteste de disco rápido: reprovado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

entao, está apresentando falhas de leitura e escrita, que é o que aparece no s.m.a.r.t.

Mas tipo, porque ele so para de ler quando eu escrevo? Eu posso ficar um tempao sem escrever nada q ele não para nunca, mas quando grava ele começa a dar problema na falha na escrita e leitura. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, PhodZ disse:

mas quando grava ele começa a dar problema na falha na escrita e leitura. 

 

provavelmente problemas de superficie, isso é comum em hds... na hora de escrever a cabeca de leitura/gravacao pode ir direto numa parte da superficie do disco duro existente q esteja de alguma forma danificado e ai comeca o problema na leitura/escrita

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

provavelmente problemas de superficie, isso é comum em hds... na hora de escrever a cabeca de leitura/gravacao pode ir direto numa parte da superficie do disco duro existente q esteja de alguma forma danificado e ai comeca o problema na leitura/escrita

Dá pra consertar não? To realmente sem grana praum novo HD por enquanto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, PhodZ disse:

Dá pra consertar não? To realmente sem grana praum novo HD por enquanto...

 

conserto de discos rígidos não existe.. no maximo, empresas especializadas em recuperar os dados desses discos rígidos quando eles pifam do dia pra noite e caso as informações contidas seja muito valiosas e valham a pena, pois até esse servico é carissimo na maioria das vezes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, PhodZ disse:

"Uncorrectable Sectors Count" = Existem bad blocks no seu HD (setores defeituosos, causados por danos físicos).
 
"Current Pending Sector Count" =  Indica a existência de setores cuja escrita ou leitura de dados falhou e é necessário uma análise para detectar se a falha pode ser corrigida ou se é um defeito físico.
 
"Reallocated Sectors Count" = Já existem bad blocks físicos no seu HD que foram marcados para não serem mais utilizados (por exemplo, é um campo minado onde as bandeiras já foram colocadas indicando onde estão as minas).

 

Causas do bad block:

- Pancadas no gabinete

- Desligamento repentino (forçar o botão power, queda de energia ou puxar da tomada)

- Instabilidade na rede elétrica (oscilações e/ou raios)

- Uso de fonte bomba

- Uso de estabilizador

 

Apesar da existência de bad blocks físicos não significar necessariamente que o HD vai pifar da noite pro dia, não é nem um pouco recomendado continuar o utilizando pois ele está com defeitos.

 

Para marcar esses setores defeituosos para não serem mais utilizados, abra um CMD como administrador e digite CHKDSK X: /R (substituindo X pela letra da unidade), tecle Enter, tecle S e enter novamente e reinicie o PC. Esse comando irá analisar o HD por completo em busca de setores defeituosos, marca-los para não serem mais utilizados e tentar reparar eventuais arquivos corrompidos (o procedimento pode levar algumas horas para ser concluído, seja paciente e não interrompa o processo).
 
PS: NÃO FAÇA ESSE PROCEDIMENTO caso você esteja num dia em que a rede elétrica se encontra instável (como em dias de chuvas fortes e/ou caindo raios)
 

A decisão de continuar utilizando o HD ou não é sua, mas fica ai as recomendações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, GabrielLV disse:

"Uncorrectable Sectors Count" = Existem bad blocks no seu HD (setores defeituosos, causados por danos físicos).
 
"Current Pending Sector Count" =  Indica a existência de setores cuja escrita ou leitura de dados falhou e é necessário uma análise para detectar se a falha pode ser corrigida ou se é um defeito físico.
 
"Reallocated Sectors Count" = Já existem bad blocks físicos no seu HD que foram marcados para não serem mais utilizados (por exemplo, é um campo minado onde as bandeiras já foram colocadas indicando onde estão as minas).

 

Causas do bad block:

- Pancadas no gabinete

- Desligamento repentino (forçar o botão power, queda de energia ou puxar da tomada)

- Instabilidade na rede elétrica (oscilações e/ou raios)

- Uso de fonte bomba

- Uso de estabilizador

 

Apesar da existência de bad blocks físicos não significar necessariamente que o HD vai pifar da noite pro dia, não é nem um pouco recomendado continuar o utilizando pois ele está com defeitos.

 

Para marcar esses setores defeituosos para não serem mais utilizados, abra um CMD como administrador e digite CHKDSK X: /R (substituindo X pela letra da unidade), tecle Enter, tecle S e enter novamente e reinicie o PC. Esse comando irá analisar o HD por completo em busca de setores defeituosos, marca-los para não serem mais utilizados e tentar reparar eventuais arquivos corrompidos (o procedimento pode levar algumas horas para ser concluído, seja paciente e não interrompa o processo).
 
PS: NÃO FAÇA ESSE PROCEDIMENTO caso você esteja num dia em que a rede elétrica se encontra instável (como em dias de chuvas fortes e/ou caindo raios)
 

A decisão de continuar utilizando o HD ou não é sua, mas fica ai as recomendações.

porque não continuar usando o HD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@PhodZ Já foi explicado nas postagens anteriores.

 

8 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

provavelmente problemas de superfície, isso é comum em HDs... na hora de escrever a cabeca de leitura/gravacao pode ir direto numa parte da superfície do disco duro existente q esteja de alguma forma danificado e ai comeca o problema na leitura/escrita

 

5 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

conserto de discos rígidos não existe.. 

 

3 horas atrás, GabrielLV disse:

"Uncorrectable Sectors Count" = Existem bad blocks no seu HD (setores defeituosos, causados por danos físicos).

 

 

3 horas atrás, GabrielLV disse:

Apesar da existência de bad blocks físicos não significar necessariamente que o HD vai pifar da noite pro dia, não é nem um pouco recomendado continuar o utilizando pois ele está com defeitos.

Entenda mais aqui: https://blog.hdstore.com.br/bad-blocks/

https://bot.rec.br/bad-block-HD/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, PhodZ disse:

porque não continuar usando o HD?

 

mas você mesmo não está reclamando q não consegue usar o HD? entao como quer continuar usando algo q só tá dando problemas na utilizacao?

 

o HD está ruim, é um fato.. você pode usar ele até ele parar de vez, mas ja use sabendo dessas condicoes.. não tem reparo e pode parar a qualquer momento

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

 

mas você mesmo não está reclamando q não consegue usar o HD? entao como quer continuar usando algo q só tá dando problemas na utilizacao?

 

o HD está ruim, é um fato.. você pode usar ele até ele parar de vez, mas ja use sabendo dessas condicoes.. não tem reparo e pode parar a qualquer momento

Eu consigo utilizar lendo e quando for escrever reiniciando aos poucos. não tenho dinheiro pra um novo por agora, entao é o unico jeito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, GabrielLV disse:

Para marcar esses setores defeituosos para não serem mais utilizados, abra um CMD como administrador e digite CHKDSK X: /R (substituindo X pela letra da unidade), tecle Enter, tecle S e enter novamente e reinicie o PC. Esse comando irá analisar o HD por completo em busca de setores defeituosos, marca-los para não serem mais utilizados e tentar reparar eventuais arquivos corrompidos (o procedimento pode levar algumas horas para ser concluído, seja paciente e não interrompa o processo).

fazer isso fará o erro de escrita parar de acontecer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...