Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

memória RAM com possível defeito ou outro componente?


Ir à solução Resolvido por FelipeAbreu,

Posts recomendados

Boa noite!

 Estou com umas dúvidas e gostaria de compartilhar com vocês! Lá vai...

 A um mês atrás eu fiz uma limpeza no PC e juntamente com isso eu formatei, após a formatação eu comecei a enfrentar diversos problemas com tela azul (todos os problemas possíveis), dentre eles:


CRITICAL_PROCESS_DIED
 

SYSTEM_THREAD_EXCEPTION_NOT_HANDLED
 

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
 

VIDEO_TDR_TIMEOUT_DETECTED
 

PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA
 

SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION
 

DPC_WATCHDOG_VIOLATION

 

 De tanto dar problema eu formatei de novo, alterando da versão que eu usava (Windows 10 HOME para o Windows 10 PRO). Dei uma lida em vários assuntos e a maioria dizia pra atualizar todos os drives pelo próprio Windows (no gerenciador de dispositivos), fazer os comandos sfc/ scannow e dentre outros, deu uma baita diminuída na tela azul... mas ainda ocorre.
Alguns jogos em seu potencial máximo graficamente tem o hábito de fechar, fora tela azul.As mais comuns atualmente são:

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA (o que falhou: win32kbase.sys)

 Uma coisa que ressalto é que depois da limpeza que eu fiz no computador, ele ligava por uns 3 segundos e desligava, diante disso fiz pesquisas e vi que poderia ser sujeira na memória RAM. Retirei os pentes e passei um pincel nos dois slots, fiz limpeza com borracha nos pentes e coloquei novamente e nada... Fiz um teste com uma memória RAM e o computador ligou, fiz o teste com a mesma memória RAM e o PC ligou novamente. Depois eu retirei essa memória que fiz os testes e coloquei a outra e o computador não ligou, limpei ela novamente e funcionou.

 Pros experientes ou quem passou pelo mesmo problema eu faço uma pergunta: Mesmo realizados todos os testes e diagnósticos para verificar a RAM, é possível que ela de vídeo e até mesmo que o Windows reconheça ela mas ainda sim ela falhar durante algumas horas com o computador ligado? ou se ela tivesse ruim, o computador não daria vídeo e etc?


Pra quem precisa das configurações:
placa-mãe - GA-H61M-S1
Placa de vídeo - AMD Gigabyte RX 5600 XT
Processador - i7 2600
Memórias RAM: DDR3 - Kingston 8 GB (a aparentemente boa) e a duvidosa - G SKILL RIPJAWNS DDR3 8GB
Fonte: KCAS 600W Full Range - AeroCool
Uso o Windows num SSD da Crucial (120GB) e +2 discos rígidos um de 1 Tera e um de 500GB para arquivos comuns.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeAbreu Recentemente passei por um problema bastante parecido. Fiz um Diagnóstico de Memória do Windows, e ele confirmou que havia mesmo um problema na memória. 

E depois de limpar a memória com borracha e etc, a máquina nem sequer ligou mais. Comprei uma memória nova e agora não acontece mais os diversos erros de tela azul. 

*apesar de ainda existir um problema com o boot.

 

Enfim, Caso você ainda não tenha feito o Diagnóstico de Memória do Windows, eu recomendo. Pois se acaso a sua memória morrer de vez (como talvez já tenha acontecido com uma delas) você vai perder a chance de saber mais facilmente se era nela mesmo o problema.

 

Você pode ver meu post aqui

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeAbreu Recomendo que primeiramente baixe os drivers no site do fabricante da placa-mãe. Lá é o local correto e só os drivers do fabricante são os mais recentes e tem correções. Os do Windows geralmente são genéricos e obsoletos, pois o sistema de certificação da microsoft é falho desde sempre. Feito isso, baixe o memtest86 e instale ele em um pendrive vazio. Inicialize o PC por ele como  CSM ligado na BIOS para fazer o teste da sua memória. Se em 10 minutos não apresentar nenhum erro, então pode ser problema no XMP da sua placa-mãe. Teste desativa-lo na BIOS e veja se o sistema melhora a estabilidade.

Não limpe suas memórias com borracha, pois esse procedimento pode agravar seu problema como narrado pela colega @Rayraytorres. O correto para limpar memórias é usar um papel absorvente embebido em isopropanol, que é barato e pode ser adquirido até em farmácias, sendo a única forma segura de limpar componentes eletrônicos. Todo mundo que tem um PC ou outros eletrônicos deveria ter isopropanol em casa, então não será desperdiçado. Lembre-se de limpar apenas os contatos dourados, mais nada, e se quiser garantir que fez uma boa limpeza use uma escova ou pincel com isopropanol no slot de memória também.

 

Se ao rodar o memtest86 você encontrar erros, repita o teste com apenas um módulo de memória por vez para certificar-se de qual está com defeito. Lembre que uma memória mal encaixada pode apresentar erros, então certifique-se de que encaixou corretamente entre os testes.

3 horas atrás, Rayraytorres disse:

Enfim, Caso você ainda não tenha feito o Diagnóstico de Memória do Windows, eu recomendo. Pois se acaso a sua memória morrer de vez (como talvez já tenha acontecido com uma delas) você vai perder a chance de saber mais facilmente se era nela mesmo o problema.

Só para lembrar, o diagnóstico de memória do Windows não é a melhor forma de diagnosticar RAM defeituosa. Quando o Windows é carregado para a memória ele só conseguirá fazer diagnóstico da parte vazia, mas mesmo assim é um diagnóstico raso. O memtest86 faz o teste na memória inteira, que é o mais indicado, pois é carregado antes do sistema operacional e consequentemente não há nenhuma parte da memória preenchida que impeça seu correto diagnóstico. Que bom que funcionou para você com o do Windows, mas já vi ele dar muitos falsos negativos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rayraytorres Fiz esse procedimento de diagnóstico de memória do Windows diversas vezes e não apresentou problema algum, o que me deixou dúvidas se era realmente preciso ou não.

@WOZ Dods Farei esse procedimento agora, já tenho um pendrive separado aqui. Antigamente eu fazia o update dos drives com o Driver Boost, mas recentemente eu fiz apenas com o Windows para ter certeza que não iria ocorrer nenhum problema de incompatibilidade. Irei fazer os testes e comento com vocês aqui, agradeço a ajuda inicial para solução do problema em questão.

Senhores, boa tarde

 O teste está rodando a 6 minutos, está em 58% e o memtest detectou 8240 erros, que de acordo com o diagnóstico de memória do Windows, não tem nenhum.

 Irei fazer teste com cada uma das memórias, no término deste com as duas conjuntas.

D92B6DE8-1459-4070-99B3-ED7320C8AF4E.jpeg

7EE25B02-825A-4C23-910C-D19CA60ABDD6.jpeg

97AB4BAE-45D1-47D2-AD9F-B6E11FBF72E6.jpeg

AAFA2140-4B44-450F-AF61-40FC271744F9.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Boa noite!

 
Passando para analisar a situação, esse teste que fiz acima foi com as duas memórias no slot (aí apareceu essa quantidade gigante de errros), diante do mencionado pelo @WOZ Dods eu fiz o teste separadamente com um módulo por vez, a primeira ram passou e a segunda eu estou rodando o teste agora (faz 1 hora e não apresentou erros) e deixarei até o final pra ver se aparece algum erro. Porque o memtest só vem apresentando erros com as duas memórias juntas? Irei refazer o teste no outro slot, pra ver uma possível falha nele.

1DA5BCA0-7C5F-4712-9688-2D9C1346A248.jpeg

FC88CED6-16A2-4838-B4B4-05454D15EBF6.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite novamente

 

Acabei de fazer o memtest com a memória que era possível ter o defeito e ela passou no teste, realmente parece que só tá dando erro no memtest quando coloco as duas memórias em funcionamento, no teste separado as duas passaram. Estou agora testando uma memória RAM no outro slot, pra ver se a memória RAM no segundo slot apresenta erros (mas vou deixar rodando por 15 minutos apenas, já fiz 6 horas de teste) e com isso posso tirar uma conclusão. Mas fora isso, o que posso fazer?

551CEF5E-D1E4-403E-9386-D5E047363EC0.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, FelipeAbreu disse:

esse procedimento agora, já tenho um pendrive separado aqui. Antigamente eu fazia o update dos drives com o Driver Boost, mas recentemente eu fiz apenas com o Windows para ter certeza que não iria ocorrer nenhum problema de incompatibilidade. Irei fazer os testes e comento com vocês aqui, agradeço a ajuda inicial para solução do problema em questão.

Driver booster e Windows update sofrem dos mesmos problemas crônicos. O correto é entrar no site da fabricante da placa-mãe e baixar tudo lá. Tenho recomendado inclusive reinstalar o sistema inteiro antes de instalar os drivers do jeito certo, pois sabe-se lá o estrago que esse driver booster fez.

9 horas atrás, FelipeAbreu disse:

O teste está rodando a 6 minutos, está em 58% e o memtest detectou 8240 erros, que de acordo com o diagnóstico de memória do Windows, não tem nenhum.

Tem que fazer uma memória por vez, com a certeza de que está bem encaixada e repetir em outro slot se for o caso. Se tem erro em mais de um slot, é memória morta.

4 horas atrás, FelipeAbreu disse:

Passando para analisar a situação, esse teste que fiz acima foi com as duas memórias no slot (aí apareceu essa quantidade gigante de errros), diante do mencionado pelo @WOZ Dods eu fiz o teste separadamente com um módulo por vez, a primeira ram passou e a segunda eu estou rodando o teste agora (faz 1 hora e não apresentou erros) e deixarei até o final pra ver se aparece algum erro. Porque o memtest só vem apresentando erros com as duas memórias juntas? Irei refazer o teste no outro slot, pra ver uma possível falha nele.

Pode ser falha no slot, pode ser falha no XMP da BIOS, pode ser até falha na versão da BIOS. Tem que avaliar tudo para ter certeza. Lembrando que se você está usando DDR3 e uma memória é dual rank e a outra single rank, pode ser simples incompatibilidade pela sua plataforma. Isso existia na época das DDR3 e não seria a primeira vez que eu veria testes inconsistentes por esse simples fator.

2 horas atrás, FelipeAbreu disse:

 

Acabei de fazer o memtest com a memória que era possível ter o defeito e ela passou no teste, realmente parece que só tá dando erro no memtest quando coloco as duas memórias em funcionamento, no teste separado as duas passaram. Estou agora testando uma memória RAM no outro slot, pra ver se a memória RAM no segundo slot apresenta erros (mas vou deixar rodando por 15 minutos apenas, já fiz 6 horas de teste) e com isso posso tirar uma conclusão. Mas fora isso, o que posso fazer?

Olhe se cada uma das memórias tem chips dos dois lados (dual rank) ou apenas de um (single rank). Se uma for diferente da outra nesse sentido, então achou o problema. Se as duas forem single ou dual rank, então tente um update de BIOS.

 

E lembre que desativar o XMP na BIOS é essencial para ter testes consistentes e livres de incompatibilidades e falhas. Se o XMP for o culpado tem outras soluções, mas você tem que eliminar esse fator (e qualquer OC da CPU por sinal) antes de fazer os testes. Ademais, um bom reset de BIOS antes do teste não faz mal nenhum.

E sério, só precisa rodar o memtest por 10 minutos. Já ouvi relatos eventuais de erros que só apareceram depois de longas horas de teste, mas na minha experiência isso é raro ou inexistente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

 

  A questão do driver boost foi apenas um comentário, pois eu utilizava ele como mecanismo pra atualizar os drives, mas depois da sua dica eu fui no site da placa-mãe e atualizei tudo certo, sem programas de terceiro (apenas no site da placa-mãe e Windows update).

Eu olhei as memórias e a Kingston possui chip dos dois lados, a outra eu não sei pois ela tem um tipo de dissipador de calor. Vou encaminhar em anexo o modelo delas.

 Hoje eu fiz exatamente isso, atualizei a BIOS (e apresentou erros com os dois módulos de memória mesmo após a atualização)... Mas essa questão de XMP eu não achei e não faço ideia de onde encontrar, pode dar uma luz quanto a isso?

memoria-ddr3-8gb-1866-g-skill-ripjaws-14743088467173_1000x1000+fill_ffffff.jpg

memoria-kingston-8192mb-ddr3-pc1333-kvr1333d3n9-8g_3509.jpg

E9E57D85-D9FA-4C0D-9AB8-2A78C0C8BABD.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeAbreu Seja por uma ser single e a outra dual rank, ou por algum outro fator, essas memórias são então incompatíveis. DDR3 ainda tinha muita questão de compatibilidade, especialmente no caso que explicitei. Você pode ver o status delas no CPU-Z, as diferenças delas que podem estar causando conflitos. Seja como for, terá que substituir uma das duas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 28/07/2021 às 22:06, WOZ Dods disse:

@FelipeAbreu Seja por uma ser single e a outra dual rank, ou por algum outro fator, essas memórias são então incompatíveis. DDR3 ainda tinha muita questão de compatibilidade, especialmente no caso que explicitei. Você pode ver o status delas no CPU-Z, as diferenças delas que podem estar causando conflitos. Seja como for, terá que substituir uma das duas.


Boa noite


Depois de tanto sufoco e dúvidas eu acabei levando no técnico mesmo e ele respondeu que o problema não está nas memórias e sim no controle dual Channel da placa-mãe, me recomendou a substituição da placa-mãe.

 Gostaria de saber qual a melhor placa-mãe socket 1155 atualmente, para as configurações:

 

placa de vídeo: AMD 5600 XT

processador: i7 2600

fonte: Aerocool KCAS 600w

duas memórias ram 8GB DDR3 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeAbreu Acontece muito de a placa-mãe não conseguir manter as memórias em dual channel por que a CPU está mal encaixada. Recomendo que tente reassenta-la, observando se os contatos dela e do socket estão inteiros e sem marcas escurecidas antes de partir para a substituição da MB. Se não realizou o reset da BIOS, faça isso também. Se não tiver feito update da BIOS, faça também. Eliminar todas as possibilidades antes de substituir a MB é sempre uma boa ideia.

 

Para escolher uma boa MB você só precisa saber se ela é compatível com seu modelo exato de CPU (veja na sessão de suporte da página do produto no site da fabricante), observar se é de boa marca (as melhores são Gigabyte, MSI, ASUS e Intel, nesse caso), e ver se tem os slots de expansão que você precisa. No caso de expansão, recomendo MBs com 4 slots de memória geralmente, mas dado o fato de que esse socket já é mais antigo e a tendência é que precise substituir a médio prazo (vale refletir sobre quando vai querer fazê-lo), dois slots com duas memórias de 8 GBs devem ser mais que suficientes por enquanto.

 

Outra coisa importante que você precisa saber é que ao trocar de MB você terá que reinstalar seu sistema operacional. Certifique-se de seguir os passos mais importantes do tutorial abaixo para facilitar futuras manutenções.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...