Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reconhecimento de Memoria RAM


cosmu

Posts recomendados

Acabou de chegar uma memoria pra mim de 8GB DDR3 1600mhz. Eu instalei ela, iniciei a maquina e tudo ocorreu tranquilamente. Quando fui verificar se tinha reconhecido pelo gerenciador de tarefas afirmava que eu só tinha 8GB (sendo que eu comprei essa memoria pra complementar o meu setup que já tinha 8GB da mesmo tecnologia e frequência). Porém, quando fui verificar pelo CPU-Z lá dizia que eu tenho 16GB certinho. Ai queria saber se isso e um bug visual ou eu tenho que configurar alguma coisa104871186_CPU-Z23_07_202113_03_40.png.3ace64ddb306a1fa2b7085e26a89f37a.png821233804_CPU-Z22_07_202121_39_46.png.ff125bf1f7e78af07adbe71a53b31809.png1631713884_CPU-Z22_07_202121_39_38.png.3e974cc6e067dee12f15901fb6c7b210.png486226477_GerenciadordeTarefas22_07_202121_40_59.png.912fda93d3d33d5778eb1253e766e219.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cosmu Desligue o PC e teste a memória sozinha, sem a antiga. Verifique se tem chips dos dois lados de cada uma ou se só tem de um lado e me conte aqui.

 

Se o PC não ligar com a memória nova sozinha, faça um reset de BIOS via jumper CLR_CMOS e tente ligar novamente o PC. Se não ligar, reserve a memória e coloque sua antiga. 

 

Se uma memória cai no chão a chance de ela morrer é enorme, quase garantido. Impactos no transporte são comuns dependendo de como o produto foi embalado. Além disso se uma memória for dual rank e a outra single rank, geralmente não funcionarão juntas. Por último sempre que for usar duas memórias elas tem que ser instaladas nos slots A2 e B2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, os chips são dos dois lados da memoria (tanto da nova quanto da antiga). Já tentei ligar o PC somente com a memoria nova nos dois únicos slots que tem em minha placa (H61 intel) e o PC não ligou. Essa e minha BIOS. Como faço pra tá verificando a memoria por aqui ? (não tenho muito conhecimento sobre essa parte)1779312518_WhatsAppImage2021-07-23at13_56_53.thumb.jpeg.568f9402928a9b2a621afc0331afe6a9.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
50 minutos atrás, Astronema disse:

@WOZ Dods Tem algum problema usar duas memórias Single Rank?

Não.

 

32 minutos atrás, cosmu disse:

Bom, fiz o reset da BIO tirando a pilhazinha de alimentação. Tentei ligar apenas com a memoria nova eee

 

 

Não funcionou '-'

vou puxar a garantia 

Melhor escolha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cosmu Seu problema é parecido com o meu a diferença é que a minha placa-mãe é a Intel B75 e só tinha uma memória de 4GB daí comprei mais uma da mesma marca,modelo e frequência e coloquei no slot 2 meu PC ligou e funcionou normal porém O Windows demorou um tempo para inicializar e o PV está meio lento.

 

Já troquei as memórias de lugar e agora só falta testar cada uma sozinha em slots diferentes. 

 

Se com uma memória funcionar o problema é no slot se a memória não funcionar daí o problema é na memória.

 

Aff ninguém 😕

 

 

 

@WOZ Dods Tem algum problema usar duas memórias Single Rank?

@LNPott Obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 minutos atrás, Astronema disse:

@cosmu Seu problema é parecido com o meu a diferença é que a minha placa-mãe é a Intel B75 e só tinha uma memória de 4GB daí comprei mais uma da mesma marca,modelo e frequência e coloquei no slot 2 meu PC ligou e funcionou normal porém O Windows demorou um tempo para inicializar e o PV está meio lento.

 

Já troquei as memórias de lugar e agora só falta testar cada uma sozinha em slots diferentes. 

 

Se com uma memória funcionar o problema é no slot se a memória não funcionar daí o problema é na memória.

 

Aff ninguém 😕

 

 

 

@WOZ Dods Tem algum problema usar duas memórias Single Rank?

Não.

 

Já tive problemas com placas mais antigas, que apresentavam conflito entre "Single" e "dual" quando juntas. Não creio ser o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Astronema disse:

Tem algum problema usar duas memórias Single Rank?

Se as duas são single ou as duas são dual, e uma funcionar, então ambas tem que funcionar. O problema na era das DDR3 era colocar uma single junto com uma dual rank. Se as duas eram iguais ou ambas funcionavam ou ambas não funcionavam, por que ainda tivemos MBs que não liam um tipo (nem lembro qual deles).

4 horas atrás, cosmu disse:

Não funcionou '-'

vou puxar a garantia 

É o jeito. Faz parte de vez em quando comprar coisas que vem mortas (DOA=Dead On Arrival). Pra isso que serve a garantia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Entendi, obrigada.

 

Fiquei com essa dúvida por que o vendedor da memória que comprei disse que o modelo da minha placa-mãe Intel B75 funcionava melhor com Dual Rank do que Single Rank e que caso desse incompatibilidade eu poderia devolver (ele não tinha memória Dual Rank na loja e mesmo se tivesse se comprasse daria problema pois a que tenho já é Single Rank).

 

Porém como o PC está meio lento depois que coloquei esse novo módulo de memória principalmente quando vai iniciaru,vou testar cada memória memória separada invertendo o slots pois a mais antiga estava no slot 1 daí vou colocar no 2 e a nova vou colocar no 1 se a memória funcionar o problema pode ser no slot mas se a memória não funcionar daí talvez seja a memória.

 

Embora eu não veja razão para não funcionar por que comprei tudo novo no início desse mês (placa-mãe, processador e um módulo de memória) e esses dias comprei a memória nova que chegou ontem e fiz a instalação.

 

Cheguei a mexer na BIOS(não resetei) só mudei a frequência que estava como Auto e coloquei para 1600MHZ.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

Fiz o teste, mas as memórias estão ok e os slots também. O problema e se eu usar as duas juntas. Se eu usar uma sozinha fica normal. Se eu usar as duas fica meio lento. Vai entender...

 

 

 

 

 

 

 

@WOZ Dods Entendi, obrigada.

 

Fiquei com essa dúvida por que o vendedor da memória que comprei disse que o modelo da minha placa-mãe Intel B75 funcionava melhor com Dual Rank do que Single Rank e que caso desse incompatibilidade eu poderia devolver (ele não tinha memória Dual Rank na loja e mesmo se tivesse se comprasse daria problema pois a que tenho já é Single Rank).

 

Porém como o PC está meio lento depois que coloquei esse novo módulo de memória principalmente quando vai iniciaru,vou testar cada memória memória separada invertendo o slots pois a mais antiga estava no slot 1 daí vou colocar no 2 e a nova vou colocar no 1 se a memória funcionar o problema pode ser no slot mas se a memória não funcionar daí talvez seja a memória.

 

Embora eu não veja razão para não funcionar por que comprei tudo novo no início desse mês (placa-mãe, processador e um módulo de memória) e esses dias comprei a memória nova que chegou ontem e fiz a instalação.

 

Cheguei a mexer na BIOS(não resetei) só mudei a frequência que estava como Auto e coloquei para 1600MHZ.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Astronema

Recomendo a leitura.

 

Além disso:

Em 24/07/2021 às 23:38, Astronema disse:

Embora eu não veja razão para não funcionar por que comprei tudo novo no início desse mês (placa-mãe, processador e um módulo de memória) e esses dias comprei a memória nova que chegou ontem e fiz a instalação.

 

Lamento que tenha comprado um conjunto tão antigo a preço de novo hoje. Realmente temos coisas melhores e mais avançadas hoje, com muito menos chance de problemas inclusive. Seja como for, resta agora fazer seu troubleshooting para deixar tudo funcionando redondo. Se colocou a frequência a 1600 sem ligar o XMP, então corrija isso e faça novos testes. Inclusive o teste com o memtest86 é essencial (vide tópico indicado acima). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...