Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

congelando com downloads acima de 20gb!

Posts recomendados

Toda vez que eu começo um download de algo acima de 20GB o PC simplesmente congela em algum momento aleatório do download, pode ser com 1% até os 99,9%. O PC congela tudo que estou fazendo ou mesmo se não estiver fazendo nada e em seguida desliga o vídeo e fica tudo preto. Se eu não desligar pelo botão físico o PC ficara ligado mas sem vídeo e sem funcionamento.

Já tentei todas as soluções que eu conheço.

>desinstalei programas que achei que consumia muito do CPU (Exemp RTX VOICE e WPPENGINE)
>Formatei o Windows
>Formatei meu SSD e meus dois HDs
>Fiz limpeza geral no PC fisicamente
>Troquei pasta térmica do processador
>Troquei Pasta térmica da Placa de vídeo
>Usei apenas uma memoria RAM
>Atualizei os drivers de rede
>Segui tutorias de fórum pedindo pra desligar ou desativar X coisa no sistema do Windows

CONFIGURAÇÕES DO PC

Processador: Ryzen 5 1600X
Memórias RAM: DDR4 4GB e 8GB
Placa de vídeo: 1050ti 4GB
Amarzenamento: 1 SSD 250GB, 1 HD 500GB e 1 HDD 1TB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Moderador
59 minutos atrás, iamlegir disse:

>Segui tutorias de fórum pedindo pra desligar ou desativar X coisa no sistema do Windows

Esqueça esses tutoriais.

1- Baixe e execute o CrystalDiskInfo, veja se é informado algum erro em todas as unidades. Tire uma print e poste aqui. (link de download: https://crystalmark.info/redirect.php?product=CrystalDiskInfoInstaller)

2- Baixe e instale o HDTune Pro: https://www.hdtune.com/download.html > Abra-o, vá em File > Options > Benchmark > Full Test > Mude a setinha para "accurate" e clique em OK. > Deixe a caixinha "Read" marcada e clique em Start, deixe o teste rodar até o final, tire print dos resultados e poste aqui. 

3- Ainda no HD Tune, vá na aba Error Scan > Desmarque a opção "Quick Test" > Clique em Start. Essa opção irá verificar seu HD em busca de bad blocks e pode demorar algumas horas. Seja paciente e deixe o teste rodar até o final.

4- Vá na aba "Health" > Tire uma print de todos os itens que aparecem e poste aqui. 

• Curtir 1
Link para o comentário

@GabrielLV Aparentemente é meu HD de 1TB que tem me dado essa dor de cabeça toda... Vou deixar fazendo os testes no HD Tune e mais tarde retorno com os outros prints

Captura de tela 2021-07-24 083037.png

"Uncorrectable Sectors Count" = Existem bad blocks no seu HD (setores defeituosos, causados por danos físicos).

"Current Pending Sector Count" =  Indica a existência de setores cuja escrita ou leitura de dados falhou e é necessário uma análise para detectar se a falha pode ser corrigida ou se é um defeito físico.

"Reallocated Sectors Count" = Já existem bad blocks físicos no seu HD que foram marcados para não serem mais utilizados (por exemplo, é um campo minado onde as bandeiras já foram colocadas indicando onde estão as minas).

Causas do bad block:

- Pancadas no gabinete

- Desligamento repentino (forçar o botão power, queda de energia ou puxar da tomada)

- Instabilidade na rede elétrica (oscilações e/ou raios)

- Uso de fonte bomba

- Uso de estabilizador

Apesar da existência de bad blocks físicos não significar necessariamente que o HD vai pifar da noite pro dia, não é nem um pouco recomendado continuar o utilizando pois ele está com defeitos.

Para marcar esses setores defeituosos para não serem mais utilizados, abra um CMD como administrador e digite CHKDSK X: /R, substituindo X pela letra da unidade, tecle Enter, tecle S e enter novamente e reinicie o PC. Esse comando irá analisar o HD por completo em busca de setores defeituosos, marca-los para não serem mais utilizados e tentar reparar eventuais arquivos corrompidos (o procedimento pode levar algumas horas para ser concluído, seja paciente e não interrompa o processo).

PS: NÃO FAÇA ESSE PROCEDIMENTO caso você esteja num dia em que a rede elétrica se encontra instável (como em dias de chuvas fortes e/ou caindo raios)

A decisão de continuar utilizando o HD ou não é sua, mas fica ai as recomendações.

Link para o comentário

Em 24/07/2021 às 08:32, iamlegir disse:

@GabrielLV Aparentemente é meu HD de 1TB que tem me dado essa dor de cabeça toda... Vou deixar fazendo os testes no HD Tune e mais tarde retorno com os outros prints

Captura de tela 2021-07-24 083037.png

"Uncorrectable Sectors Count" = Existem bad blocks no seu HD (setores defeituosos, causados por danos físicos).

"Current Pending Sector Count" =  Indica a existência de setores cuja escrita ou leitura de dados falhou e é necessário uma análise para detectar se a falha pode ser corrigida ou se é um defeito físico.

"Reallocated Sectors Count" = Já existem bad blocks físicos no seu HD que foram marcados para não serem mais utilizados (por exemplo, é um campo minado onde as bandeiras já foram colocadas indicando onde estão as minas).

Causas do bad block:

- Pancadas no gabinete

- Desligamento repentino (forçar o botão power, queda de energia ou puxar da tomada)

- Instabilidade na rede elétrica (oscilações e/ou raios)

- Uso de fonte bomba

- Uso de estabilizador

Apesar da existência de bad blocks físicos não significar necessariamente que o HD vai pifar da noite pro dia, não é nem um pouco recomendado continuar o utilizando pois ele está com defeitos.

Para marcar esses setores defeituosos para não serem mais utilizados, abra um CMD como administrador e digite CHKDSK X: /R, substituindo X pela letra da unidade, tecle Enter, tecle S e enter novamente e reinicie o PC. Esse comando irá analisar o HD por completo em busca de setores defeituosos, marca-los para não serem mais utilizados e tentar reparar eventuais arquivos corrompidos (o procedimento pode levar algumas horas para ser concluído, seja paciente e não interrompa o processo).

PS: NÃO FAÇA ESSE PROCEDIMENTO caso você esteja num dia em que a rede elétrica se encontra instável (como em dias de chuvas fortes e/ou caindo raios)

A decisão de continuar utilizando o HD ou não é sua, mas fica ai as recomendações.

Os prints que pediu. Toda vez que faço o Benchmark ele dá este erro.

Captura de tela 2021-07-26 042003.png

Captura de tela 2021-07-26 042030.png

Captura de tela 2021-07-26 135304.png

Link para o comentário

• Moderador

O HDTune já identificou bad blocks mas o chkdsk não os encontrou, por algum motivo... Nesse caso, tente utilizar o HDDRegenerator:

http://www.dposoft.net/hdd.html

Você precisará de um pendrive para criar uma mídia bootável. Você provavelmente já sabe fazer isso e como fazer para inicia-lo no setup (BIOS), então acho que mais informações são dispensáveis. Mas em todo caso, se estiver com dúvidas não deixe de perguntar 👍

Link para o comentário

21 horas atrás, iamlegir disse:

@GabrielLV Só não entendi bem para que vou precisar e onde vou usar o bootável.  Nunca usei o HDDRegenerator antes e dei uma procurada no YT em como usar e nem um deles menciona ou faz o uso do pendrive.

Na real já consegui fazer pelas BIOS com o pendrive e o problema persiste e não houve mudanças no HD Tune nem no CristalDisk.

Fiz um teste retirando o SATA e a energia do HD de 1TB (que apresenta alerta no CristalDisk e no HD Tune), realizando downloads em outro HD e chegou fazer 1 download inteiro e no segundo download o PC congelou novamente, indicando que o problema não é o HD de 1TB.

Visto isso olhei novamente no CristalDisk e percebi que meu SSD está com 71% de saúde atualmente, será que poderia esse tempo todo na real ser o SSD?

imagem_2021-07-28_224351.png

Link para o comentário

• Moderador
22 minutos atrás, iamlegir disse:

Visto isso olhei novamente no CristalDisk e percebi que meu SSD está com 71% de saúde atualmente, será que poderia esse tempo todo na real ser o SSD?

Não. Essa porcentagem indica a quantidade de dados que já foram escritos no SSD em relação a garantia. Os fabricantes anunciam que seus SSDs possuem um TBW (Total Bytes Written) que geralmente está na casa dos 80TB++, isso é, após escrever 80TB, a unidade irá perder a garantia (não significa que irá pifar, somente que a garantia irá acabar).

O TBW do seu SSD Kingston A400 240GB é de 80TB, e segundo o CrystalDiskInfo, você já escreveu cerca de 36TB (Total Host Written), ou seja, cerca de 28% do TBW (100% - 28% = 72%).

26 minutos atrás, iamlegir disse:

Fiz um teste retirando o SATA e a energia do HD de 1TB (que apresenta alerta no CristalDisk e no HD Tune), realizando downloads em outro HD e chegou fazer 1 download inteiro e no segundo download o PC congelou novamente, indicando que o problema não é o HD de 1TB.

1- Vá em iniciar > Digite "visualizador de eventos" (sem aspas) e tecle Enter > Expanda "logs do Windows" > Botão direito em "Sistema" > Salvar eventos como > Salve na área de trabalho com o nome "sistema".

2- Faça o mesmo procedimento acima, mas dessa vez, com o item "Aplicativo" do visualizador de eventos.

Anexe os arquivos salvos como .zip ou .rar na sua próxima resposta.

• Curtir 1
Link para o comentário

• 2 semanas depois...

@GabrielLV Então, já tem 2 (duas) semanas que não estou usando o HD de 1T que supostamente era o que me ocasionava o problema de congelar e "Desligar", mas o problema persiste. Inclusive, desde que você pediu e eu lhe enviei esses arquivos RAR, você não me retornou com resposta sobre pra que serve esses arquivos. Isso te ajudou em algo ou pode ajudar para nos ajudar achar a solução?
 Tem mais alguma ideia do que pode estar ocasionando esses congelamentos ou precisa de mais detalhes para ver se não deixamos algo passar?

Link para o comentário

• Moderador

Peço desculpas pela demora, não estou conseguindo me manter ativo no fórum nos dias úteis devido ao horário de trabalho. O seu tópico acabou ficando perdido entre as minhas notificações e eu já não me lembrava mais dele, peço desculpas novamente.

Os arquivos que você me enviou eram os logs de eventos do Windows, que relatam todos os eventos recentes, desde informações de serviços a erros. Analisei eles agora e os únicos erros relevantes que encontrei foram os bad blocks que mencionei nas postagens anteriores.

Como já faz muito tempo que você me enviou, pode me envia-los novamente que dessa vez tentarei responder mais rápido. Além de me informar a marca e modelo da sua placa-mãe.

Vá em C:\Windows\Minidump > Veja se existem arquivos nessa pasta. Se existirem, salve-os como .zip ou .rar e anexe-os na sua próxima resposta.

Link para o comentário

• Moderador

Diversos erros encontrados nos logs mas não sei dizer qual exatamente é a causa. Iremos então fazer o seguinte:

1- Vá em Iniciar > Configurações > Atualização e segurança > Windows Update > Baixe e instale todas as atualizações disponíveis.

2- Atualize o driver de chipset da sua placa-mãe:

https://download.gigabyte.com/FileList/Driver/mb_driver_597_chipset_2.07.21.306.zip

3- (Faça somente se você se sentir confortável) verifique se seu BIOS está atualizado, se não estiver, atualize-o.

Vá em iniciar > CMD > Digite "wmic BIOS get smbiosbiosversion" > Veja qual é a versão do BIOS e compare-a com as versões disponíveis no site da sua placa-mãe:

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-AB350M-D3H-rev-10/support#support-dl-BIOS

Caso queira fazer a atualização do BIOS:

1- NÃO FAÇA em um dia chuvoso ou em dias em que a rede elétrica se encontra instável.

2- Atente-se aos textos em vermelho em cada versão. Podem existir BIOS de versão 1, 2 e 3. Se seu PC estiver na versão 1, e você quer instalar a 3, precisará instalar a 2 primeiro.

Veja este vídeo para mais detalhes: https://www.youtube.com/watch?v=6Dp1IkQj1bo

Poste resultados.

• Curtir 1
Link para o comentário

@GabrielLV Minha placa-mãe estava com a primeira versão disponível no site das BIOS, a "F1" image.png.b654c99242cebc8291420e6f96e8283e.png, e como você pediu, eu atualizei as BIOS mas não fiz até a ultima versão disponível do site por ficar com um certo receio pelos alertas do vídeo que mandou, fui até a versão "F25" image.png.1129dc863585a5c5e606010459a5a494.png sem problemas na instalação das novas versões.

Quando realizei o teste de download acima dos 20GB o problema persistiu, porém, de uma forma um pouco diferente. Agora o PC Congela mas não desliga o vídeo igual a antes, apenas fica congelado mostrando a ultima área que eu estava mexendo antes de congelar.

Visto que o problema não resolveu atualizando mas apenas mudou um pouco, você recomendaria eu continuar a atualizar as BIOS até a ultima versão disponível que seria a "F51C"? image.thumb.png.51eb71acbfe788e4bd8ae25cd23b567c.png

Link para o comentário

Em 12/08/2021 às 20:23, iamlegir disse:

@GabrielLV Minha placa-mãe estava com a primeira versão disponível no site das BIOS, a "F1" image.png.b654c99242cebc8291420e6f96e8283e.png, e como você pediu, eu atualizei as BIOS mas não fiz até a ultima versão disponível do site por ficar com um certo receio pelos alertas do vídeo que mandou, fui até a versão "F25" image.png.1129dc863585a5c5e606010459a5a494.png sem problemas na instalação das novas versões.

Quando realizei o teste de download acima dos 20GB o problema persistiu, porém, de uma forma um pouco diferente. Agora o PC Congela mas não desliga o vídeo igual a antes, apenas fica congelado mostrando a ultima área que eu estava mexendo antes de congelar.

Visto que o problema não resolveu atualizando mas apenas mudou um pouco, você recomendaria eu continuar a atualizar as BIOS até a ultima versão disponível que seria a "F51C"? image.thumb.png.51eb71acbfe788e4bd8ae25cd23b567c.png

Bom, fiz todas as atualizações de BIOS disponíveis no site da Gigabyte, da "F2" até a "F51c" image.png.01eaa3b371f7dc01052a13b9b0dd9809.png e o problema persiste da mesma maneira de antes, segui todos os procedimentos de instalação de BIOS para ter certeza que tudo estaria funcionando de acordo mas nada resolveu. Estou sinceramente começando a ficar chateado e sem motivação com a situação kkkk mas ainda posso tentar mais algumas coisas se tiver ideias para me ajudar. Estava pensando inclusive, em trocar minha Placa de Rede de lugar com a minha Placa De Vídeo já que ambas usam o mesmo tipo de slot PCIe.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Curso de Hacker Ético

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.