Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formatei o HD externo errado e não estou conseguindo recuperar os dados


Posts recomendados

Fui formatar um pendrive e sem querer cliquei pra formatar um HD externo de 1TB cheio de dados importantes, mas antes de começar o processo eu já cliquei em cancelar e puxei o cabo da porta usb, porém ficou inutilizável, tentei usar o Recuva, Getdataback e o EasyData Recovery mas nenhum consegue ler o HD, creio que seja porque o HD passou de NTFS para RAW, o que devo fazer nesse caso?  

hd.jpg

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@TH_Freitas Boa noite!
Tente usar alguma distribuição Linux em Live CD (ou seja: dando boot pelo pen-drive sem instalar em sua máquina), e reparticione o HD usando GParted. Linux Mint já vem com o GParted instalado no Live CD.

Mas apesar que o problema é recuperação de dados... Antes existia o MiniTool PowerData Recovery, mas as versões atuais não permitem recuperar os dados na versão de testes, tendo que comprar o software para funcionar. Tente encontrar um download de uma versão antiga do programa, que dê de fazer a recuperação pela versão de testes. Creio que consiga fazer isso após reparticionar o HD, mas não é garantia de que vá funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tavaares00 disse:

Tentei e não consegui, no caso sem formatar.

 

1 hora atrás, ricardo_br disse:

O meu também ficou em raw estou conseguindo recuperar usando o TestDisk mais está bem lento porque acho que o meu levou um dano fisíco qunado tropecei no cabo e ele caiu da mesa no chão. Muito triste perder os dados força ai.

Mas o meu caso foi diferente, como citado no texto principal o meu não foi por dano físico e sim a besteira de clicar pra formatar o HD errado

 

32 minutos atrás, Ferox Lupinabilis disse:

@TH_Freitas Boa noite!
Tente usar alguma distribuição Linux em Live CD (ou seja: dando boot pelo pen-drive sem instalar em sua máquina), e reparticione o HD usando GParted. Linux Mint já vem com o GParted instalado no Live CD.

Mas apesar que o problema é recuperação de dados... Antes existia o MiniTool PowerData Recovery, mas as versões atuais não permitem recuperar os dados na versão de testes, tendo que comprar o software para funcionar. Tente encontrar um download de uma versão antiga do programa, que dê de fazer a recuperação pela versão de testes. Creio que consiga fazer isso após reparticionar o HD, mas não é garantia de que vá funcionar.

Tem algum tutorial mostrando como se faz isso? não conheço nada de sistema Linux

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[quote]Mas o meu caso foi diferente, como citado no texto principal o meu não foi por dano físico e sim a besteira de clicar pra formatar o HD errado[/quote]

 

 

6 horas atrás, TH_Freitas disse:

Tentei e não consegui, no caso sem formatar.

 

Mas o meu caso foi diferente, como citado no texto principal o meu não foi por dano físico e sim a besteira de clicar pra formatar o HD errado

 

Tem algum tutorial mostrando como se faz isso? não conheço nada de sistema Linux

Pode funcionar para o seu caso também.

Tente isso abra um prompt de comando elevado e digite o seguinte comando:

 

chkdsk /r /f h:

 

Esse processo dura várias horas mais pode resolver o seu problema

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, ricardo_br disse:

[quote]Mas o meu caso foi diferente, como citado no texto principal o meu não foi por dano físico e sim a besteira de clicar pra formatar o HD errado[/quote]

 

 

Pode funcionar para o seu caso também.

Tente isso abra um prompt de comando elevado e digite o seguinte comando:

 

chkdsk /r /f h:

 

Esse processo dura várias horas mais pode resolver o seu problema

No caso o que faz esse comando? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, ricardo_br disse:

Verifica e repara erros no disco.

Aparece essa msg:

 

Não é possível abrir o volume para acesso direto

Acho que a única opção que me resta mesmo é formatar pra ntfs e tentar recuperar os dados depois de formatado, não sei se vai dar certo mas não achei outra solução

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, ricardo_br disse:

Deixa eu ver você já tentou esses:

  • Recuva
  • Getdataback
  • EasyData Recovery

Mais o chkdsk que também não deu certo.

 

Caso você consiga acessar o disco (H:) você tem onde salvar os arquivos? Não quer tentar o testdisk? Tem vários vídeos no youtube mostrando como fazer.

 

 

No caso se isso der certo será que posso repetir várias vezes? porque meus HDs estão todos lotados, só tenho 200GB disponível, ai eu teria que ir recuperando arquivos de pouco em pouco e ir mandando pro onedrive

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, pelo TestDisk você pode selecionar os arquivos de um a um se quiser e continuar a recuperação no outro dia...

 

No caso no onedrive normal só cabem cerca de 5GB acho que não é uma boa opção para fazer backup de 1 TB...
 

No caso eu recomando comprar outro HD ou HD externo para salvar os arquivos recuperados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ricardo_br disse:

Olá amigo, pelo TestDisk você pode selecionar os arquivos de um a um se quiser e continuar a recuperação no outro dia...

 

No caso no onedrive normal só cabem cerca de 5GB acho que não é uma boa opção para fazer backup de 1 TB...
 

No caso eu recomando comprar outro HD ou HD externo para salvar os arquivos recuperados.

Eu posso testar 30 dias gratis e usar até 6 TB, daria pra ir mandando os dados pra lá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, ricardo_br disse:

Deixa eu ver você já tentou esses:

  • Recuva
  • Getdataback
  • EasyData Recovery

Mais o chkdsk que também não deu certo.

 

Caso você consiga acessar o disco (H:) você tem onde salvar os arquivos? Não quer tentar o testdisk? Tem vários vídeos no youtube mostrando como fazer.

 

 

Só agora de tarde tive tempo pra usar o testdisk, mas pra mim não aparece a opção "Rebuild BS" ai cliquei em boot e ficou um tempão listando números, terminou e só apareceu a mesma opção pra dar boot e começar tudo outra vez, será que se eu formatar o HD e tentar os programas de recuperação os dados salvos voltam mesmo como alguns falam? porque não estou conseguindo encontrar outra solução

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, ricardo_br disse:

@TH_Freitas Formatar apaga tudo. Vai em Analyse depois advanced, List, ai se aparcerem os arquivos você vai para a parte de copiar...

Fui em Analyse e só aparece a opção quick search, clica nessa opção e depois volta ao advanced, é isso né?

 

zyz.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mais uma coisa na parte onde você escolhe "Partition table" você deve escolher "Intel"

 

orIcEHj.jpg

 

Ai depois dessa parte de ter feito o analyse, você clica em "Quit" vai em "Advanced", "List" ai depois se tiver tudo ok aparecem os arquivos para você copiar com ":" para selecionar e "C" para iniciar copia.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, ricardo_br disse:

Só mais uma coisa na parte onde você escolhe "Partition table" você deve escolher "Intel"

 

orIcEHj.jpg

 

Ai depois dessa parte de ter feito o analyse, você clica em "Quit" vai em "Advanced", "List" ai depois se tiver tudo ok aparecem os arquivos para você copiar com ":" para selecionar e "C" para iniciar copia.

 

 

Fiz 3 vezes da forma que você mostrou e não deu certo, apareceu que não dava pra abrir o sistema de arquivos

 

zyz.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...