Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASUS P8H61-M LX2 R2.0 é compatível com o Windows 11?


Posts recomendados

Boa noite.

Sou leiga no assunto então me perdoem a pergunta "*****", caso seja muito *****, podem excluir a pergunta.

 

Possuo uma placa-mãe da marca ASUS, modelo P8H61-M LX2 R2.0. Computador com Windows 10.

Vi esta semana que vão lançar o novo Windows 11, e que é obrigatório ter o TPM habilitado (não sei o que é, mas vi que está nos requisitos). 

Esta placa possui tal recurso/programa? Como habilitar nesta placa-mãe?

Se alguém puder dar este auxilio, ficarei grata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha, esse negócio de TPM e tudo mais é exagero, a Microsoft já avisou que não vai precisar de TPM, mas se quiser testá-lo ou utilizá-lo com segurança, o TPM é obrigatório, e apesar do seu processador não suportar, ele vai poder rodar o Windows 11 sim, afinal, é um processador que é igual a qualquer outro, porém não terá o melhor desempenho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Entendi. Obrigada pela informação. Como sou leiga no assunto, não saberia realmente ver sobre isso.

Vou ver então se troco de PC até sair esse novo Windows, para um que aceite a instalação.

@Pepse Ah, entendi. 

Imaginei que ficasse bloqueado qualquer tipo de instalação com minha placa-mãe e processador (core i3). Vou ver se até lá compro um PC que seja compatível com este novo Windows. Obrigada pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@liviamaiawalker Uma boa é esperar alguns meses ou anos até o Windows 11 estar consolidado.

 

No começo pode ter alguns problemas, como vi muita gente já querendo instalar o Beta pra testar e não usando máquina virtual para tal.

 

Em casos de usar processador Intel, você deve procurar na BIOS por fTPM, se não me engano, e em casos de AMD, é TPM mesmo.

 

Você pode olhar a lista que tem nesse artigo, que deixo a seguir, lá tem tanto para AMD quanto para Intel, e já mostra os compatíveis com o novo sistema.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

image.png.e31254affa9493720b2b2975ec06eecf.png

Em 25/07/2021 às 00:14, liviamaiawalker disse:

Boa noite.

Sou leiga no assunto então me perdoem a pergunta "*****", caso seja muito *****, podem excluir a pergunta.

 

Possuo uma placa-mãe da marca ASUS, modelo P8H61-M LX2 R2.0. Computador com Windows 10.

Vi esta semana que vão lançar o novo Windows 11, e que é obrigatório ter o TPM habilitado (não sei o que é, mas vi que está nos requisitos). 

Esta placa possui tal recurso/programa? Como habilitar nesta placa-mãe?

Se alguém puder dar este auxilio, ficarei grata.

 

Oi Livia, eu também tenho esta placa e vi no manual dela que há um conector para inserção deste TPM ( placa eletrônica ) não entendo nada de TPM, só o que vejo na internet é que se trata de criptografia de dados, acho que não teria sentido criar um conector deste na placa se não fosse para usar.

Devemos esperar um pouco, de repente o BETA é só para algumas placas, depois vão criar recursos mais completos.

 

Veja na nossa placa onde se encaixa o tal módulo TPM:

 

image.png

 

>  Suporte ASUS

 

  • Aplicativo para checar se sua placa-mãe é apta ou não a receber o TPM para Win11

WindowsPCHealthCheckSetup.rar

 

Placas de TPM ASUS

Screenshot_20220621-223048_Google.thumb.jpg.0e68fe5af5321a982e24239f30b76c3b.jpg Screenshot_20220621-223131_Google.thumb.jpg.885974ad54a40d912c7ed803fae8be04.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/06/2022 às 10:19, Ademilton disse:

Oi Livia, eu também tenho esta placa e vi no manual dela que há um conector para inserção deste TPM ( placa eletrônica ) não entendo nada de TPM, só o que vejo na internet é que se trata de criptografia de dados, acho que não teria sentido criar um conector deste na placa se não fosse para usar.

Devemos esperar um pouco, de repente o BETA é só para algumas placas, depois vão criar recursos mais completos.

Olá Ademilton. Obrigada pela orientação em relação a inserção do TPM.

 

Pelo que andei pesquisando do ano passado para cá, o TPM seria algo "virtual", um software, ou algo neste sentido, mas, interessante saber que há este conector, vou pesquisar a respeito.

 

Infelizmente a versão final do Windows 11 veio sim com as restrições que haviam colocado no Beta. Infelizmente já disseram que não irão autorizar em nenhum momento a instalação em computadores antigos, obrigando os usuários a comprarem de fato equipamentos novos. Ainda não tive condições de comprar um novo, então, ficarei no Windows 10 por mais alguns anos, até ter condições financeiras de adquirir uma nova máquina que seja compatível com o novo Windows 11.

 

Agradeço ao auxilio nesta dúvida.

 

Pode me contactar caso veja alguma atualização a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ademilton @liviamaiawalker Existem dois tipos de módulos TPM comumente utilizados em computadores domésticos: o Firmware TPM, que é embarcado no processador (incluído em processadores mais recentes, se não me engano nos de sexta geração Intel para cima, e nos AMD Ryzen de segunda geração para cima) e o Discrete TPM, que é este conector que vocês encontraram na placa-mãe. Apesar dela dar suporte, os processadores compatíveis com a placa-mãe da OP são de segunda e terceira geração Intel, cujo o Windows 11 não dá suporte (apenas oitava para cima).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...