Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como está o desempenho do i7-4790k atualmente?


Posts recomendados

Não estou pegando nada para jogar atualmente. Pretendo colocar uma placa se os preços diminuírem e ficar um valor cabível.

A situação é que esse é praticamente o último processador da plataforma, se gargalar em algum aplicação ou jogo o jeito vai ser trocar de plataforma. Não pretendo trocar de plataforma, a não ser que o processador esteja gargalando a placa de vídeo.

Sair de i3 de quarta e fui para o i7 4790k. A ideia era i7 4770k, i7 4790k ou algum outro i7 LGA 1150.

 

Resoluções:

 

720p (a maioria dos casos) | 900p - 1080p algumas vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, ele não está exatamente "fraco" mas ele já não suporta uma 2070 por exemplo, pra jogos que exigem muito do processador ele pode dar um gargalo, e além de que as placas mãe derivadas do DDR3, por conta do fim do DDR3 e aumento dele, estão ficando mais caras, memórias DDR3 se forem compradas nacionalmente darão o mesmo preço que DDR4, placas mãe top que irão aguentar esse I7 estão no mesmo preço que uma H410M por exemplo, que aguentam um I3 10100F que já é mais potente que o 4790K e mais barato, além de que ele já é o mais top do soquete dele, daqui 5 anos por exemplo, ele provavelmente se tornará um I5 de 2 geração atual, e se quiser algo melhor que ele, já guarde um dinheiro para um setup inteiro novo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha at'e concordo com o companheiro, o gargalo vai existir mesmo na mais nova geração de cpus, questao e tudo relativo, o gargalo vai ser no BOLSO ou no GAME??

 

Uma coisa 'e comprar um setup novo por us$1000 e outra trocar apenas a cpu por us$90.....

 

Qustao 'e o preco do 4790k, esta um tanto caro mas se ja possuir as memorias placa-mãe etc precisa pensar se tera um peso no seu orçamento a aquisicao, obviamente se estiver saindo de um pentium dual core da mesma plataforma tera um ganho significativo outra 'e sair de i5 da 4xx e ir para o i7 4xxx, a diferenca vai ser pouca.

 

Tudo 'e relativo, mas novamente gargalo em que sentido, em que software, qual game, uma coisa 'e ter gargalo a 120fps em um  monitor dee 60hz, logo  não faz sentido gastar dinheiro por 200fps ou 600fps que não serao utilizados.

 

Uma 2070 vai servir, uma 3070 vai servir at'e uma 3090, obviamente é matar uma mosca com canhao, 'e tudo relativo. Se ja possuir um monitor 120hz/140hz , SSD, fonte, placa-mãe , DDR3 >2400mhz, talvez ate comporte muito bem o 4790k com uma VGA mais nova, claro dependendo do game.

 

Problema que uma 2060 ira custar o que uma 2080ti deveria custar hoje, 4 mil, agora se for colocar uma 1660 super, uma 1070, 3060 ou 3050 etc. , funcionara normalmente a 60fps a maioria dos games em 2k ou 1080p ou ultrawide.

 

TUdo e relativo, depende qual hardware o companheiro esta no momento e qual motivo da mudanca de cpu, obviamente se ira comprar usado isso tudo muda de figura, vai depender dos valores.

 

Uso um 4690k com uma 1050 2gb, alguns games so rodam em 900p outra parte em ultrawide 2k, alguns a 60fps outros mais, alguns menos, depende de como configurar o game tambem.

 

Gargalo seria colocar uma 2070 como citada e estar capando em 20fps, mas capar de 200fps pra 120fps em um monitor de 60fps economizando R$4mil 'e outro peso da balanca.

 

Eu não ligo, vou comprar uma 2070 se puder ou 1080 e colocar no meu 4690k, vai ter gargalo? vai mas vou economizar R$8mil comparando PC todo novo, vou rodar em um monitor com 60hz, logo se a placa estiver perdendo 40% da sua eficiencia não ligo desde que entregue os 60fps que 'e o maximo que meu monitor comporta, porém o que preciso é uma VGA de 8gb devido um game assim exige, como uma 570 ou 580 estão caras e defasadas, vou pegar uma nova assim no futuro upgrade ja vou ter a VGA.

 

Se já estiver para comprar uma VGA, compre uma para o futuro, assim upgrade sera no restante da maquina, assim se os precos das vgas inflarem novamente não fica na mao como eu que poderia ter comprado uma 580 8gb mas precisava economizar e peguei uma 1050, precos na epoca eram iguais R$400......

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zufil Já adquiri i7-4790k, falta a GPU.

GPU nível intermediária para high-end. Nesse caso, uma nível RX 570 ou superior, a preferência era 8 GB, no entanto como os preços estão inflados agora...

A maioria das placas que citou estão fora de cogitação, claro, vai depender do preço também. Uma RX 570 4 GB seria só uma porta de entrada para depois ir para outra GPU.

Ao meu ver RX 570 8 GB deve rodar tudo no máximo em 720p, boa parte dos jogos ou senão todos. O problema é mesmo com os 4 GB, mas se não tiver saída e for comprar seria uma de 4 GB.

Placas aí caras e defasadas e ficando ruim com preço exorbitantes, não vale a pena até certo ponto pagar em placas desse jeito.

Se antes por esse preço você conseguia duas GPUs, agora só consegue uma.

Jogos que pretende rodar

- corrida, mundo aberto e esportes

 

Tem placas que até conseguiria pegar, mas pôh pegar uma 960, GTX 750 ti, r7 250, r7 250x, r7 350, r7 350x, r7 260, r7 260x, rx 550, rx 560 ou r7 360 complica de mais para jogar no máximo.

Se fosse de jogar um jogo só, até vale, exemplo tem um galera que só gosta de jogar CS GO e seus derivados, que nesse caso até um integrada dá conta, então tais placas cairia muito bem.

@Zufil Peguei o i7 4790k por preço cabível. Não sei por quanto estão vendendo agora.


É normal o i7 4790k rodar abaixo do clock boost? Dificilmente passa de 4,36 GHz, já vi 4,37 GHz.

Vi um vídeo de um cara que ele alcança 4,38 GHz em stress.

image.thumb.png.8f055d163de3b64d48e83f0da13bdd2f.png

A temperatura navegando:

 

image.thumb.png.47c82d3e73c148614adcbfde7e9114d2.png

 

E assistindo vídeo em 1080p:

 

image.thumb.png.231d4a69b607d58ccf533b9875ab48db.png

 

Assistindo fica quase mesma coisa de navegando.

 

O problema é se estressar, que chega valores até 100c. 

Será que quando jogar vai acontecer isso também? Estressar é ali diferente quando está jogando, que o processador deve ficar ali entre 50%~100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalo Armando cara, você está se preocupando demais, placas como RX 570, GTX 1650 e etc são capazes SIM de rodar tudo no Ultra em 1080P, a RX 570 é capaz de atinjir 70 FPS no Ultra em FHD

e sim, é normal, tanto que o meu 2200G aqui, quando em estresse ele fica em no máximo 3,48 GHz, o Clock Boost difícilmente vai chegar no máximo dele

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se est'a atingindo 100C 'e problema com cooler, pasta termica, se for o cooler box sem núcleo de cobre e menor que 10cm troque. Dependendo da placa-mãe vrm não aguenta e superaquece junto, mas dificilmente ainda se usa 100% em games. 'e raro isso.

Sim pelo pre'co  abaixo de 1500 s'o encontra essas vgas mesmo, eu iria vender minha 1050 e ficar na integrada esperando baixar os precos, mas passou 1 ano e s'o subiu, logo foi melhor ter ficado com ela do que sem.

 

IGP do 4790k não e ruim, 95% dos games usam apenas 1 núcleo, s'o os games de 2019 pra ca comecaram a usar mais de 1. novamente tudo volta no que disse acima, depende de como vai configura o game, tem coisa que nem precisa dependendo da resolucao.

Aqui tem game que tiro as sombras fica perfeito, 80fps, 60fps, e como so jogo offline não me faz diferenca. Alguns games competitivos como black squad desligava tudo, alguns efeitos pra baixar o fps pra 120 e pronto. Eu fazia isso mesmo porque não havia necessidade da cpu estar la esquentando sem necessidade.

 

Meu cooler aqui 'e um Crocodilo de agua salgada, um dinossauro da epoca dos tdps 180w, prolimatech megahelms, funciona passivo aqui no meu 46900k sem over e com fans em overclock.

 

O fato do boost não estar subindo no seu caso e normal, não deve estar havendo a necessidade de tal uso ou pode ser temperatura mesmo.

Tem essas opções:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11859/cooler-para-processador-scythe-fuma-2-120mm-intel-amd-scfm-2000#

 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11854/cooler-para-processador-scythe-katana-5-92mm-intel-amd-scktn-5000

https://www.terabyteshop.com.br/produto/12656/cooler-para-processador-scythe-mugen-5-RGB-edition-120mm-intel-amd-scmg-5100bk

 

APenas como referencia não 'e indicacao, alguns desses da scythe tem a fan fraca, mas so pegar uma da akasa ou noctua que resolve.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zufil Só encosta em 4.37 GHz, mas não chega nem em 4.38~4.40 GHz, não vi ainda.

Pelo o que parece o turbo boost trabalha de maneira variada.

Estou com o plano de energia com desempenho máximo, para o processador rodar em máxima frequência, caso use o equilibrado poupa o uso.

Havia o i3 4170 que ficava ali em 3.68~3.69 GHz, rara vezes se via em 3.70 GHz.

Tive que tirar esse i3, estava apanhando em certos jogos e a placa no momento não ajudava também, para outros até é tranquilo.

Não dá para entender né? RX 570/580 e 590 nem se fabrica mais, já estão defasadas e pedem uma fortuna sendo que as que têm são as últimas.

Foi a demanda por tais placas que subiram os preços dessas placas simples, que fica ali em nível intermediário-entrada, já para jogos específicos se torna High end.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Se for tacar os jogos da ubisoft acho que não hein.

Conheço alguns jogos que bota a RX 570 4  GB para chorar. Aí já não sei do desempenho com uma de 8 GB.

Se for pegar RX 570 vale a pena o modelo de 8 GB, sendo o modelo de 4 gb um quebra galho, vai perder muita coisa, principalmente na qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalo Armando na verdade 4 GB já é o suficiente pra rodar tudo no ultra, se não me engano as Engines atuais conseguem adaptar as texturas, colocando o que você vai prestar atenção no ultra, e o que tá de longe com texturas ruins, e a maioria dos jogos na verdade conseguem ter as texturas no máximo com 4 GB sem precisar adaptar, mesmo com a VRAM sufocando, não sei o que você está vendo de ruim na VRAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pepse Devia ser pelo gargalo do i3. Em jogos pesados onde causa alarme, não conseguia subir além dos 4 gb. Jogos como WD Legion e Ghost Recon quando jogava.

Da ubisoft deu para fazer isso com Far Cry 5 (New Dawn).

Agora nesse momento tanto faz para mim se é 4 gb ou 8 gb, não estou querendo mais jogar esses tipos de jogos mesmo.

@Pepse Para jogos online do típico CS GO, é suficiente sim. Um pouco acima disso, já começa empenar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...