Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor cooler para i7 4790k


Posts recomendados

Estava usando cooler que havia adquirindo e apresentou temperaturas bem altas quando estressa. Cooler box intel foi um pouco melhor, mas a temperatura poderia ser mais baixa que apresentou. Na BIOS com cooler sparrow apresentou temperatuas bem altas em relação ao cooler box intel durante o tempo observado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Temperatura acima do desejado dentro da BIOS com o cooler sparrow e no sistema quando estressava ia para bem mais.

A propósito esse sparrow é de 3 pinos e intel cooler box é 4 pinos.

 

Com cooler sparrow 72~74c na BIOS - 30~39c no sistema com carga leve / 49~54 carga normal

 

Com cooler Intel - Quando monitorado não passava de 56c dentro da BIOS e no sistema fica quase a mesma coisa que sparrow.

 

Achei interessante esse: (Que tem 4 pinos PWM Fan)

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1791376604-cooler-universal-duplo-pprocessador-led-amd-intel-fan-9100d-_JM#reco_item_pos=13&reco_backend=item_decorator&reco_backend_type=function&reco_client=history&reco_id=baeda2a1-d30e-49c0-bf49-8acbd162cf38

 

Há outras alternativas mais barata e que seja dual fan e PWM Fan?

 

 

Enquanto navego a temperatura é essa

 

image.thumb.png.575628c10c2f76411fd708f37fa9214b.png

Quando estressa no CPU Z vai para valores próximos de 100c, não que fique sempre.

Contudo, ainda acho que o cooler box da intel ficou melhor.

Cooler Sparrow só tem 3 pinos e usava em um processador inferior tranquilo, aí quando aumentou o tdp teve ter acontecido isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Com cooler Intel - Quando monitorado não passava de 56c dentro da BIOS e no sistema fica quase a mesma coisa que sparrow.

 

Ué, mas essas temperaturas estão bem normais. Quente é acima de 80 graus.

 

O Gammaxx 400 v2 é um bom cooler, com 4 heatpipes e fan de 120mm, custa ~R$ 125,00.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maxima temperatura para esse processador é 74.4
Digite no google ark Core i7 4790k.

as primeiras pesquisas vai dar no site da intel, vai ver no tcase que esse é a temperatura maxima dele.

Esse gammaxx ai que o 1lokos comentou é bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá a todos, vou aproveitar o tópico pois estou com o mesmo problema e dúvida com o i7 4790k.
eu tinha um i5 e acabo de trocar, mas ainda não dá pra jogar nada mais pesado pois facilmente bate os 100º.
tenho fans 120mm espalhadas por todo o gabinete, mas certamente não é suficiente.
O problema é que entendo pouco sobre hardware e fico perdido sobre o que escolher para resolver o problema.
Estou propenso a pegar o Husky Hurricane e aproveitar uma promoção. Esse valor de 200,00 é o máximo que eu pretendia desembolsar, se possível.
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=113983&gclid=Cj0KCQjw6NmHBhD2ARIsAI3hrM3U8F5WQPOGY_VyZgUjSAnkTiOwyklqEHjMS-xlN_nluU-OREa5nGQaAvHhEALw_wcB
Seria essa uma boa escolha dentro desse limite de valor...?
realmente não sei se daria conta do problema ou se teria alguma dificuldade para instalar em uma gigabyte b85m-d3ph.
obrigado desde já! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gonçalo Armando Está bem normal a temperatura da sua CPU.

Só é preocupante mesmo se atingir o Tjmax da CPU, pois aí você vai perder desempenho.

Meu i5 pegava 90c em workload facilmente usando o cooler da Intel, e não queimou xD, mas eu moro no Rio.

Então cara, nem esquenta a cabeça com isso, só vai gastar dinheiro à toa com cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero trocar o cooler box por esse air cooler dual fan. Seria uma boa?

Anteriormente tinha um cooler que estava fazendo o i7 esquentar demais, inclusive na BIOS, então resolvi colocar o BIOS e pelos os resultados com o box ficou melhor.

Inclusive esse cooler anteriormente usado era de 3 pinos, sem controle de rotação.

 

Imagem do cooler:

 

image.png.b9228682aa124e645e0adde927d019a5.png

Esse cooler tem um TDP 130w.

 

Qual é o TDP de um cooler box intel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Notei uma melhora na temperatura dentro do BIOS. Já a temperatura geral no sistema em idle ou fazendo coisas básicas ficou quase a mesma coisa, com leve diferença de 1~2 graus celsius.

No Stress test AVX2 no CPUZ o limitado máximo foi 94c, antes alguns núcleos atingiam 100c bem rapidinho.

Já no teste de stress normal (opção 17.01.64), o limite máximo foi 68~72 graus celsius. Pasta térmica aplicada não foi a que veio com cooler, apliquei uma GD007 6.8 w/m-k, incialmente pensei na GD900, mas tinha uma condutividade inferior.

 

Isso que dizer que o processador bem exigido vai até 94c? Onde poderia ter esses cenários? Em jogos? Edição e renderização de vídeo? (Não faço).

Não testei nenhum jogo aqui, fica até difícil, a placa só para dá vídeo mesmo. Só posso rodar jogos da era Xbox360/PS3 no máximo. Placa muito fraca, comprei por engano mesmo '~'

Pelo menos deu para gastar em uns joguinhos da era Xbox360/PS3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei um cooler muito simples para esse tipo de processador, apenas 2 heatpipes. 94ºC é uma temperatura bastante elevada, isso mostra que o cooler não é uma boa ideia para esse processador, ainda mais se você estiver com overclock. O mínimo que eu recomendaria é o Gammaxx 400 V2, que tem 4 heatpipes e consegue deixar até mesmo processadores como Ryzen 5 3600 com boas temperaturas em frequências de fabrica no estresse máximo (geralmente na faixa dos 70-75ºC).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Máximo que consegui gastar. Menos vi mudança em alguma coisa.

O TDP dele é 130w, um outro que usava em 85w e estava esquentando mais.

O TDP do i7 4790k é 88w.

Esse de 94c só acontece quando usava a opção AVX2 do cpu z, se usar a primeira fica abaixo dos 75c.

Se em jogos e tarefas diárias não fica alta, nem preocupo, não estressar toda mesmo.

Não faço overclock e nem tentei, acho que a placa não serve para isso.

@GuilhermeGB Espera. O i7 4790k não seria um processador "simples"?

Ele realmente esquenta muito, e na melhor das hipóteses reduziu até 10c celsius.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Gonçalo Armando disse:

Espera. O i7 4790k não seria um processador "simples"?

Ele realmente esquenta muito, e na melhor das hipóteses reduziu até 10c celsius.

Core i7 4790K é um processador "simples" hoje, mas na sua época era um processador high-end, e esse tipo de processador não costuma ser frio. Pra saber a temperatura em jogos, só testando mesmo, mas ela não fica tão alta quando a em estresse máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB É "simples" assim mesmo no sentido pleno ou não? Para mim, talvez seja um baita processador para durar uns anos.

Teve um tópico que quis saber do desempenho dele atualmente, mas testes que encontro geralmente não é o típico modo que colocaria.

Se pensar que i3 agora é 4/8 Threads, o i7-4790k seria é simples mesmo.

Processador high end geralmente é feito para durar, fato que o i7-4790k serve até ainda.

Jogos atualmente só precisam de 4 ou 6 núcleos para uma boa qualidade, 6/12 é para tarefas mais pesadas.

 

Qual jogo(s) hoje o i7-4790k teria dificuldade para enfrentar?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Gonçalo Armando disse:

@GuilhermeGB É "simples" assim mesmo no sentido pleno ou não? Para mim, talvez seja um baita processador para durar uns anos.

Teve um tópico que quis saber do desempenho dele atualmente, mas testes que encontro geralmente não é o típico modo que colocaria.

Se pensar que i3 agora é 4/8 Threads, o i7-4790k seria é simples mesmo.

Processador high end geralmente é feito para durar, fato que o i7-4790k serve até ainda.

Jogos atualmente só precisam de 4 ou 6 núcleos para uma boa qualidade, 6/12 é para tarefas mais pesadas.

 

Qual jogo hoje o i7-4790k teria dificuldade para enfrentar?

 

Esse Core i7 já perde para um Core i3 atual. O Core i3 10100F, por exemplo, está no nível de um Core i7 7700, que já tem uma certa vantagem sobre o 4790K, mas nada tão grande. Com um bom overclock você consegue diminuir a diferença entre esses processadores, mas pra isso será necessário uma boa placa-mãe e um bom cooler.

 

Seu processador ainda consegue rodar boa parte dos games atuais acima dos 60 FPS com folga. Só não vai conseguir rodar jogos competitivos modernos como o COD Warzone em altas taxas de FPS (100+) sem um bom overclock. O Core i3 10100F já conseguiria segurar um 100+ FPS a maior parte do tempo nesse tipo de jogo com clock de fábrica, por ser um processador mais eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

9 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

 

 

Seu processador ainda consegue rodar boa parte dos games atuais acima dos 60 FPS com folga. Só não vai conseguir rodar jogos competitivos modernos como o COD Warzone em altas taxas de FPS (100+) sem um bom overclock. O Core i3 10100F já conseguiria segurar um 100+ FPS a maior parte do tempo nesse tipo de jogo com clock de fábrica, por ser um processador mais eficiente.

Não tenho essas frescuras por 120 Hz (FPS), 144 Hz (FPS). Para ser sincero nem aí para isso, desde que seja 60 Hz,  maior ou igual que 720p  e reproduzível já está de bom tamanho, sendo que investi menos, mas garanto uma maior qualidade gráfica com baixa resolução.

 

Warzone rodou tranquilo com i3 4170 / rx 570. Mexendo com umas configurações ali e aqui dava mais que 100 FPS. Jogos Esports é suavera

Rodava Warzone com a  citada config no talo com resolução HD sem queixas. Essa placa já foi equipada para jogar esses jogos mesmo, então sem novidades.

 

Essa configuração passava aperto em uns jogos de mundo aberto e que fossem mal otimizado. A ideia do i7 4790k é aumentar o desempenho em resolução em pelo menos HD e gráficos definidos para o máximo.

Já uma vez ou outra definir em 1080p.

Em uns jogos de 720p para 1080p dá um grande diferença na quantidade de quadros por segundos.

@GuilhermeGB Sei que com i7 4790k e uma placa intermediária nesses jogos citados por ti consigo mais que 60 FPS, na verdade já conseguia antes, então a tendência é estabilizar ou melhorar.

@GuilhermeGB Esse cooler reduziu uns 10 graus em relação ao cooler box e  cooler sparrow.

Na BIOS chegava em 74 com sparrow no máximo, com o box chegava em 58 no máximo.

Já com esse dentro da BIOS não passa de 50 graus até então.

Como disse no teste tradicional de stress no cpu z fica ali entre 68~74 graus, apenas a opção mais avançada que chega em 94c, mas durante um tempo, não abruptamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Gonçalo Armando disse:

Essa configuração passava aperto em uns jogos de mundo aberto e que fossem mal otimizado. A ideia do i7 4790k é aumentar o desempenho em resolução em pelo menos HD e gráficos definidos para o máximo.

Já uma vez ou outra definir em 1080p.

Em uns jogos de 720p para 1080p dá um grande diferença na quantidade de quadros por segundos.

Processador não vai interferir na qualidade gráfica do seu jogo, pode interferir apenas na estabilidade dos quadros, principalmente em situações mais pesadas para o processador. A única forma de melhorar o desempenho dos jogos em alta qualidade gráfica é trocando a placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Gonçalo Armando disse:

 

@GuilhermeGB o i3 4170 dava gargalo em certos jogos cara.

Principalmente esses que usam bastante núcleos, aí o processador batia 100% bem rápido e os travamentos e travadinhas eram inevitável.

Entendo isso, mas como eu disse: qualidade gráfica ou resolução não vai interferir no desempenho processador. Você está dizendo que rodava jogos em 720p com o i3 e agora vai tentar subir para 1080p com i7, eu só te digo que se estava tendo limitação de desempenho em 1080p com o i3, a limitação seria a mesma em 720p também, onde a placa de vídeo rodaria com mais folga ainda. E com i7, a limitação que você terá em 1080p vai ser a mesma que em 720p também. Quando você reduz a resolução, você não alivia a carga no processador, ele não faz nenhuma renderização 3D, isso é serviço da placa de vídeo. A carga no processador só será aliviada se você diminuir a quantidade de FPS que jogo está rodando, isso é: aumentando a resolução e/ou a qualidade do gráfico. Processador trabalhando mais folgado = desempenho mais estável (melhores mínimas e médias).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Não. Não é isso.

Com i3 rodava tanto em 720p e 1080p, desempenho era o mesmo na maioria dos casos.

Com i7 o intuito é o mesmo, rodar na maioria dos casos em 720p e algumas outras em 1080p. Alternância.

O intuito é estabilizar e aumentar o desempenho nessas resoluções supercitadas.

Em 720p tinha aumento de até 2x nos quadros por segundos em determinados jogos. Em ACOdyssey tanto fazia em 1080p ou 720p no preset Altíssima, que ficava ali na maioria dos casos em 20-30 FPS. Se mexesse no gráfico rodava melhor, mas estava usando o modo console mode mesmo.

Se me lembro conseguir aplicar VSR e usar 1440p/Alto no ACOdyssey e ficou a mesma coisa com o i3, 20-30 FPS, nessa resolução em 1440p apenas não dava para definir no preset altíssima, injogável.

Espero que com i7 nesses tipos de jogos haja uma melhoria com resolução baixa e gráfico definido para o máximo. Vai haver alguma melhora com i7, apenas não se sabe qual. Só testando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gonçalo Armando disse:

Em 720p tinha aumento de até 2x nos quadros por segundos em determinados jogos. 

Como eu expliquei, você só terá aumento no desempenho com a diminuição da resolução apenas, e apenas se a placa de vídeo estiver limitando seu desempenho na resolução mais alta e se o processador estiver folgado. Se a limitação for o processador, não vai haver diferença no desempenho. O desempenho do processador e da placa de vídeo varia de jogo pra jogo.

 

10 minutos atrás, Gonçalo Armando disse:

Espero que com i7 nesses tipos de jogos haja uma melhoria com resolução baixa e gráfico definido para o máximo. Vai haver alguma melhora com i7, apenas não se sabe qual. Só testando.

Não vejo vantagem alguma em jogar em resolução baixa e qualidade alta. Depois que troquei meu monitor 720p para um 1080p, os jogos ficaram muito mais bonitos, mesmo rodando no mínimo. A primeira vantagem que você vai ter com o processador novo é um aumento na taxa de FPS, isso vai te possibilitar rodar vários jogos em 1080p no mínimo/médio a 60 FPS. Antigamente você estava limitado a 30 FPS pelo i3, rodando no mínimo ou no alto, então a melhor escolha seria rodar no alto mesmo para aproveitar ao máximo a qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Era só a gula pelo máximo mesmo, ali no custom podia ter mais de 30 FPS.

Sombras, texuturas, e antisserrilhamento pesam bastante nesse tipo de jogo. E o processador parece que processa cada movimento e pessoa, não é possível, uns dos jogos mais pesados que já toquei.

 

Opto por 720p pela praticidade de rodar jogos nessa resolução, por ser mais madura, 1080p vai pelo mesmo caminho, mesmo assim prefiro 720p e ter altas taxas e tentar ao menos definir no máximo. Isso um placa mid/high deve conseguir manter.

@GuilhermeGB Acontece se aumentar o anti-aliasing em 720p o resultado vai ser semelhante a 1080p ou com o tempo acostuma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Gonçalo Armando disse:

@GuilhermeGB Era só a gula pelo máximo mesmo, ali no custom podia ter mais de 30 FPS.

Sombras, texuturas, e antisserrilhamento pesam bastante nesse tipo de jogo. E o processador parece que processa cada movimento e pessoa, não é possível, uns dos jogos mais pesados que já toquei.

Isso se chama má otimização, talvez não conheça, mas a Ubisoft é famosa por entregar jogos mal otimizados no PC, e isso já é tradição há vários anos.

2 minutos atrás, Gonçalo Armando disse:

Opto por 720p pela praticidade de rodar jogos nessa resolução, por ser mais madura, 1080p vai pelo mesmo caminho, mesmo assim prefiro 720p e ter altas taxas e tentar ao menos definir no máximo. Isso um placa mid/high deve conseguir manter.

Isso é uma preferência sua, eu respeito. Mas as placas mid-end atuais (RTX 3060 Ti e RX 6700 XT) estão focadas em resolução 1440p 60 FPS, podendo arriscar também um 4K 30 FPS. Então essas placas serão mal aproveitadas em resolução 720p. A melhor coisa seria adquirir um modelo no nível low-end atual, tipo uma GTX 1660 Super, que é uma boa placa para 1080p, e seriam mais que suficiente para 720p. Você deve saber da situação atual dos preços, então mesmo uma placa nível low-end, como a GTX 1660 Super, está custando mais de R$2.500.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB GTX 1160 Super não é low end não hein.

Para mim todas as placas nível PS4 normal são low-ends, e todas nível ps4 pro são mid/high end.

RTX 3060 Ti e RX 6700 XT é fora de cogitação para mim. Principalmente pelo preço.

Não tenho experiência com placa nível e acho o software da AMD melhor e mais organizado. Apenas acho a carga dos drivers AMD mais pesado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...