Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu PC aguenta uma RTX3060 ?


Posts recomendados

Olá, estou querendo comprar uma RTX 3060, mas não sei se as minhas configurações suportam. No momento, eu tenho um Ryzen 5 3400g, uma MB ASRock A320M-HD, 16gb ram DDR4, fonte 550w e por final, uma GTX 1650.
O consumo com essa config (GTX 1650) é:
------
Load Wattage:261 W
Recommended UPS rating:700 VA
Recommended PSU Wattage:311 W

------
Tenho muito medo de comprar algo, que é relativamente caro, e não funcionar, então quero saber se a fonte aguentará a RTX 3060 e se a MB reconhecerá ela. Detalhe, irei usá-la para jogos em 1080p, não minero.
utilizei o site e calculei o consumo com a RTX 3060 TI (já que no site, não tem a normal, que no caso, é a que eu quero comprar), que é:

------
Load Wattage:389 W
Recommended UPS rating:900 VA
Recommended PSU Wattage:439 W

------

Espero e agradeço que possam me ajudar a não explodir meu PC ou gastar dinheiro em algo que minha MB não reconheça, se tiverem mais detalhes que queiram compartilhar, agradeço também.
OBS: Se tiver um gargalo que não seja TÃO grande, não me importo!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guibus

9 minutos atrás, guibus disse:

fonte 550w

Que fonte é ? Se for uma fonte boa terá 0 problemas.

10 minutos atrás, guibus disse:

Olá, estou querendo comprar uma RTX 3060,

Não vale muito a pena, tu ta com um processador bem fraco pra essa GPU, além de eu achar a RTX 3060 um desperdício de dinheiro, 4000 reais por uma RTX 2070/RX 5700XT, só que com 12GB de VRAM que são lentos para uma placa desse nível.

Além de ser uma placa que não vale muito a pena, ela será muito limitada pelo seu 3400G, ele não deve extrair nem 60% do desempenho da placa é um upgrade que não faz sentido ao meu ver....

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@guibus

Que fonte é ? Se for uma fonte boa terá 0 problemas.

Não vale muito a pena, tu ta com um processador bem fraco pra essa GPU, além de eu achar a RTX 3060 um desperdício de dinheiro, 4000 reais por uma RTX 2070/RX 5700XT, só que com 12GB de VRAM que são lentos para uma placa desse nível.

Além de ser uma placa que não vale muito a pena, ela será muito limitada pelo seu 3400G, ele não deve extrair nem 60% do desempenho da placa é um upgrade que não faz sentido ao meu ver....

Olá, desculpa a demora de responder. Antes de mais nada agradeço a sua resposta :)
Antes de querer uma 3060, eu queria uma 2060 (optei pela 3060 já que o desempenho é um pouco melhor), gostaria muito de comprar uma 2070, mas não acho em lugar nenhum, estando sempre indisponível. Acabei por gostar da 3060 já que com ela e com a minha CPU, consigo jogar os jogos "mais novos" (Watch Dogs Legion, Cyberpunk 2077, Control) com ray tracing acima dos 40fps (no high/ultra, com algumas coisas no medium 😕), mas pra quem jogava esses jogos no medium/low perto dos 30fps, já é alguma coisa. 
Não me importo muito de jogar jogos abaixo dos 60fps (a não ser que seja um jogo competitivo).
Como já disse, meu objetivo com essa placa é experimentar o ray tracing e jogar os "novos jogos" no high/ultra pelo menos a 39fps (bem especifico kk)
Desculpa a longa história, espero não ter te incomodado muito! Obrigado!
OBS: Agradeço se quiser compartilhar mais informações ^^

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guibus

6 minutos atrás, guibus disse:

Acabei por gostar da 3060 já que com ela e com a minha CPU, consigo jogar os jogos "mais novos" (Watch Dogs Legion, Cyberpunk 2077, Control) com ray tracing acima dos 40fps (no high/ultra, com algumas coisas no medium 😕), mas pra quem jogava esses jogos no medium/low perto dos 30fps, já é alguma coisa. 

A maioria dos jogos citados (tirando o control) são mais dependentes da CPU do que da GPU, entendo que queria o Ray Tracing e que o foco é gráficos, mas com esse 3400G vai haver vários travamentos e quedas de FPS chatas, o ideal é fazer um upgrade em ambos, tanto que da pra jogar Cyberpunk no ultra com a 1650 a mais ou menos 30FPS (isso com um processador melhor que no caso é o Ryzen 5 3600) isso usando apenas o preset ultra, dando pra fazer várias mudanças pra ter um equilíbrio de FPS e Gráficos (além de hoje ter o Fidelity FX pra ajudar todas as placas de vídeo que não tem DLSS e não são super antigas a ganhar um pequeno boost de FPS) o ideal era partir pra um upgrade equilibrado, uma RTX 2060/2060 Super com um Ryzen 5 3600, que daria pra jogar com Ray Tracing no médio/alto com DLSS a 1080p com cerca de 50FPS (usando apenas o Cyberpunk já que é o jogo mais pesado/mal otimizado da lista), pegar essa 3060 com o seu processador atual seria um grande desperdício de orçamento.

Mas se pretende fazer um upgrade de CPU mais pra frente a RTX 3060 seria a melhor escolha mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@guibus

A maioria dos jogos citados (tirando o control) são mais dependentes da CPU do que da GPU, entendo que queria o Ray Tracing e que o foco é gráficos, mas com esse 3400G vai haver vários travamentos e quedas de FPS chatas, o ideal é fazer um upgrade em ambos, tanto que da pra jogar Cyberpunk no ultra com a 1650 a mais ou menos 30FPS (isso com um processador melhor que no caso é o Ryzen 5 3600) isso usando apenas o preset ultra, dando pra fazer várias mudanças pra ter um equilíbrio de FPS e Gráficos (além de hoje ter o Fidelity FX pra ajudar todas as placas de vídeo que não tem DLSS e não são super antigas a ganhar um pequeno boost de FPS) o ideal era partir pra um upgrade equilibrado, uma RTX 2060/2060 Super com um Ryzen 5 3600, que daria pra jogar com Ray Tracing no médio/alto com DLSS a 1080p com cerca de 50FPS (usando apenas o Cyberpunk já que é o jogo mais pesado/mal otimizado da lista), pegar essa 3060 com o seu processador atual seria um grande desperdício de orçamento.

Mas se pretende fazer um upgrade de CPU mais pra frente a RTX 3060 seria a melhor escolha mesmo.

Desculpa mesmo ter tantas duvidas, mas, o que você acha de um Ryzen 5 3600, com a 3060 no caso, (vi em varios videos jogando varios jogos no ultra +60fps, mas gostaria de uma opinião que não seja apenas uns videos). Acha que minha MB reconheceria? E acha que minha fonte daria conta? Desculpa mesmo, sou muito leigo nesse assunto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guibus Seria o melhor cenário se tu puder comprar ambos é claro, não dei essa opção pois não sei o limite de orçamento, mas se puder seria perfeito.

Alias sua placa-mãe é super básica e pode acabar limitando o 3600, não precisa comprar outra, mas caso tenha quedas de clock no 3600 o motivo é (provavelmente) aquecimento alto nos VRM ou tensão zuada (coisa bem comum nos Ryzen 3000 tirando o 3400G e 3200G, que a solução é basicamente diminuir a tensão manualmente, mas A320 não faz isso), não precisa sair no desespero e comprar outra pois no geral sua placa-mãe aguenta o 3600 caso tenha um gabinete com um air flow decente.

Só uma perguntinha extra, tu usa 1 pente de 16GB ou 2 de 8GB e qual o clock dessa(s) memoria(s)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@guibus Seria o melhor cenário se tu puder comprar ambos é claro, não dei essa opção pois não sei o limite de orçamento, mas se puder seria perfeito.

Alias sua placa-mãe é super básica e pode acabar limitando o 3600, não precisa comprar outra, mas caso tenha quedas de clock no 3600 o motivo é (provavelmente) aquecimento alto nos VRM ou tensão zuada (coisa bem comum nos Ryzen 3000 tirando o 3400G e 3200G, que a solução é basicamente diminuir a tensão manualmente, mas A320 não faz isso), não precisa sair no desespero e comprar outra pois no geral sua placa-mãe aguenta o 3600 caso tenha um gabinete com um air flow decente.

Só uma perguntinha extra, tu usa 1 pente de 16GB ou 2 de 8GB e qual o clock dessa(s) memoria(s)?

Eu tenho dois pentes de 8gb de 2666mhz! se estiver ok, acho que vou escolher o upgrade do cpu e da gpu (3600g e a 3060).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guibus

agora, guibus disse:

Eu tenho dois pentes de 8gb de 2666mhz!

Tenta fazer um Overclock para 3000mhz mas se não quiser tudo bem (essa ação simples pode de garantir uns 5 a 10 FPS a mais)

 

1 minuto atrás, guibus disse:

se estiver ok, acho que vou escolher o upgrade do cpu e da gpu (3600g e a 3060).

Vai funcionar normal, se não funcionar é só atualizar a BIOS da placa-mãe.

Obs: é Ryzen 5 3600 não 3600g, não existe tal processador e os com final em G geralmente são meio capados para ter um gráfico integrado, coisa que é inútil caso tenha uma GPU dedicada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@guibus

Tenta fazer um Overclock para 3000mhz mas se não quiser tudo bem (essa ação simples pode de garantir uns 5 a 10 FPS a mais)

 

Vai funcionar normal, se não funcionar é só atualizar a BIOS da placa-mãe.

Obs: é Ryzen 5 3600 não 3600g, não existe tal processador e os com final em G geralmente são meio capados para ter um gráfico integrado, coisa que é inútil caso tenha uma GPU dedicada.

OK OK :):):) muito obrigado pela ajuda! desculpa por qualquer incomodo que eu tenha causado! acha que da pra ir usando a 3060 até eu juntar dinheiro pra comprar o 3600 ou compro os dois de uma vez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guibus

2 minutos atrás, guibus disse:

muito obrigado pela ajuda! desculpa por qualquer incomodo que eu tenha causado!

Nada, to aqui pra ajudar mesmo.

 

2 minutos atrás, guibus disse:

acha que da pra ir usando a 3060 até eu juntar dinheiro pra comprar o 3600 ou compro os dois de uma vez?

Da pra usar, só não vai ser ideal como eu disse, vai limitar bastante a placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É por isso que citei qual a fonte lá em cima, pra saber o que comporta mais pra frente. Se quiser pegar a placa de video, claro, vai ter limitação pelo processador pequeno, mas como comentaram é só baixar os gráficos, depois você faz um upgrade de processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PlayerUzumaki disse:

Isso pioraria a situação, gráficos maiores = maior peso na GPU e menor peso na CPU, gráficos menores = peso maior na CPU e peso menor na GPU.

A placa que eu queria saiu do mercado, era uma 3060 da gigabyte. Agora só tem uma da ASUS, eu não sei se tem diferença de marca pra marca, (https://www.kabum.com.br/produto/172233/placa-de-v-deo-ASUS-tuf-RTX-3060-o12g-v2-gaming-lhr-15-gbps-12gb-gddr6-RGB-ray-tracing-dlss-90yv0gc0-m0na10) duvido que minha fonte aguente (vi que no site a PSU recomendada eh 750w, mas isso com overclock no máximo), mas como eh a mesma placa de video vim perguntar as mesmas coisas. Aguenta? a MB reconhecerá ela? Desculpa o incomodo, espero mesmo não estar enchendo muito vcs, mas tenho muito medo de ferrar com meu PC ou gastar dinheiro em algo que nem funcionaria 😕

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@guibus A placa é a mesma então o resultado será o mesmo, mas meu deus 5000 numa 3060 é absurdo e eu achando que 4000 de antes era muito essa ta 100 reais a menos.

placa-mãe é a menor das preocupações, caso não funcione basta atualizar a BIOS, simples assim.

Agora a fonte não terá problemas a 3060 usa no máximo 170W (podendo ter uns picos graças a arquitetura ampere de 200W), mas não precisa se preocupar mesmo se der esses picos o uso do teu PC não passa de 470W que sua fonte aguenta tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@guibus A placa é a mesma então o resultado será o mesmo, mas meu deus 5000 numa 3060 é absurdo e eu achando que 4000 de antes era muito essa ta 100 reais a menos.

placa-mãe é a menor das preocupações, caso não funcione basta atualizar a BIOS, simples assim.

Agora a fonte não terá problemas a 3060 usa no máximo 170W (podendo ter uns picos graças a arquitetura ampere de 200W), mas não precisa se preocupar mesmo se der esses picos o uso do teu PC não passa de 470W que sua fonte aguenta tranquilamente.

Vou esperar a gigabyte voltar pro mercado, tava mais barata, mas se começar a demorar de mais eu vou pegar a da ASUS, mesmo o preço sendo absurdo pra 3060 kkk, muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, PlayerUzumaki disse:

Isso pioraria a situação, gráficos maiores = maior peso na GPU e menor peso na CPU, gráficos menores = peso maior na CPU e peso menor na GPU.

 

depende se o jogo é cpu bound ou gpu bound.

Se você tem graficos pesados em alguns jogos, você aumenta os graficos e aumenta bem a porcentagem de uso do processador, não é menos peso da CPU não. Graficos menores baixa o uso dos dois, isso varia de jogo pra jogo.


 

@guibus podes aguardar até final do ano? ficar ali engatilhado em promoções que vão surgir, se surgir você compra, ou aguarda um black friday, mas cuidado que tem muita pegadinha.

 

A Loja lá que foi comprada pela magazine luiza, do link que você mandou ai, vendeu a empresa pra eles e acredito muito em promoções ai nos próximos dias ou mêses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Eduardo disse:

 

depende se o jogo é cpu bound ou gpu bound.

Se você tem graficos pesados em alguns jogos, você aumenta os graficos e aumenta bem a porcentagem de uso do processador, não é menos peso da CPU não. Graficos menores baixa o uso dos dois, isso varia de jogo pra jogo.


 

@guibus podes aguardar até final do ano? ficar ali engatilhado em promoções que vão surgir, se surgir você compra, ou aguarda um black friday, mas cuidado que tem muita pegadinha.

 

A Loja lá que foi comprada pela magazine luiza, do link que você mandou ai, vendeu a empresa pra eles e acredito muito em promoções ai nos próximos dias ou mêses.

Assim espero kkkk, 3060 por 3000 até o final do ano? será?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, guibus disse:

É uma fonte Corsair VS Series 80 plus (de 550w)

Essa fonte não é o ideal pra isso

e esse processador vai limitar bastante o desempenho da placa!

 

se eu fosse você compraria um novo processador, da uma olhada no R5 3600X

ou um superior que ficaria top!

 

não esquece de trocar essa fonte se for fazer upgrade muito grande 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Shoghi disse:

Essa fonte não é o ideal pra isso

e esse processador vai limitar bastante o desempenho da placa!

 

se eu fosse você compraria um novo processador, da uma olhada no R5 3600X

ou um superior que ficaria top!

 

não esquece de trocar essa fonte se for fazer upgrade muito grande 

irei, se não sumir todas do mercado, pegar a 3060 e juntar pra R5 3600 ^^

 

sei que a fonte não eh ideal, mas usando as novas peças, ainda sobra watts, dando tempo pra juntar dinheiro pra uma nova fonte, 650w ou 700w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, guibus disse:

dando tempo pra juntar dinheiro pra uma nova fonte, 650w ou 700w

@guibus Só deixando claro, quantidade não diz a qualidade, um exemplo são as Super Flower ladex III e as XPG core reactor mesmo os modelos de 550W são bem melhores do que qualquer CX ou qualquer Cooler Master MWE V2 80+ Bronze que tu conseguir achar, quando for mudar sua fonte venha aqui novamente que estaremos aqui pra ajudar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, PlayerUzumaki disse:

@guibus Só deixando claro, quantidade não diz a qualidade, um exemplo são as Super Flower ladex III e as XPG core reactor mesmo os modelos de 550W são bem melhores do que qualquer CX ou qualquer Cooler Master MWE V2 80+ Bronze que tu conseguir achar, quando for mudar sua fonte venha aqui novamente que estaremos aqui pra ajudar.

Sim claro! Muito obrigado, mas...vai demorar um pouco pra eu trocar a fonte kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...