Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC de 10 Anos atrás - Sugestão de Upgrade!


Posts recomendados

Montei meu primeiro PC a quase 10 anos atrás e nunca fiz nenhum upgrade nele, e bom, creio que ele esteja morrendo já.

Sempre que tento rodar um jogo "pesado" ela reinicia sozinho, e estava acontecendo também com o Adobe Premiere, qualquer coisa ele reinicia. mas essa não é a questão, pesquisei um pouco e vi que pode ser qualquer coisa, vou fazer uns testes...

mas de qualquer forma preciso começar a trocar as peças e gostaria muito de uma sugestão do pessoal daqui, de pelo menos por onde começar.

(Vou usar o PC pra editar vídeo, programar e Jogar. Não tenho preferência entre Intel ou AMD, na real estava até pensando em mudar pra AMD, mas enfim, aceito qualquer tipo de ajuda)

 

  • Processador: Intel Core i5 4460 3.20GHz
  • placa-mãe: Gigabyte B85M-D3PH
  • Memória: 8 GBytes DDR3 - 3391.9 MHz
  • Placa de Vídeo: (Gigabyte) NVIDIA GeForce GTX760 - 2GB - GDDR5 - 256Bits
  • Fonte: One Power Atx 500w
  • HD: 1TB (Creio eu)

 

Obs: Não tenho muita grana, estou pensando em comprar tipo 1 peça por mês, pra vocês terem uma BASE, no momento não pretendo comprar nenhuma parte por mais de R$1.000,00. No processador, por exemplo, estava pensando em comprar um

Ryzen 5 3600 que está uns R$850,00 no Aliexpress. vi que talvez um SSD seria bom também, enfim, to meio perdido. agradeço desde já!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Kaiq Carv disse:

Sempre que tento rodar um jogo "pesado" ela reinicia sozinho, e estava acontecendo também com o Adobe Premiere, qualquer coisa ele reinicia. mas essa não é a questão, pesquisei um pouco e vi que pode ser qualquer coisa, vou fazer uns testes...

 

Provavelmente essas reinicializações tem a ver com a fonte (terrível por sinal) que você tem no PC.

 

22 minutos atrás, Kaiq Carv disse:

Ryzen 5 3600 que está uns R$850,00 no Aliexpress. vi que talvez um SSD seria bom também, enfim, to meio perdido. agradeço desde já!

 

Se encontrar o R5 3600 por esse valor pode comprar tranquilo. Porém se quer economizar existem também outros modelos que são boas opções como Ryzen 5 2600 por exemplo que é mais barato e tem um desempenho levemente inferior ao 3600.

 

Eu seguiria essa ordem.

 

1º - Fonte de qualidade.

2º - SSD pra otimizar as tarefas do dia a dia e uso do sistema.

3º - placa-mãe, processador e memória (Conforme sua disponibilidade, já que não da pra usar um sem os outros dois).

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Kaiq Carv disse:
  • Fonte: One Power Atx 500w

Este pode ser um dos motivos do seu problema, fontes ruins danificam peças ao longo dos anos, claro que existem outras infinidades de fatores que podem causar reinicializações como HDD, placa-mãe, placa de vídeo e etc, mas dá para atribuir boa parte da culpa a uma má alimentação do setup dependendo do tempo de uso dessa fonte.

 

Infelizmente seria complicado recomendar um setup completo nessa modalidade de aquisição parcelada, porque, o que eu montar hoje pra você vai ser pensando no custo / benefício de agora e isso muda a cada dia, se eu for cotar o mesmo custo / benefício amanhã, a configuração já pode ser diferente.

 

Para você se embasar, pensando no mínimo recomendável para hoje em dia e com peças aqui do mercado nacional você poderia visar este tipo de upgrade:

 

  • i3 10100f (Ryzens novos estão acima de R$: 1000)
  • placa-mãe H410 (preferencialmente ASUS, Gigabyte, MSI, ASRock)
  • 2x RAM DDR4 8GB 2666mhz (Geil, Crucial, XPG, Corsair, Team Group)
  • Fonte Pichau Nidus 500w

 

Observações:

1- Se o seu HDD estiver bom e for SATA 3 pode manter

2- Placa de vídeo a mesma coisa

3- Gabinete seria interessante verificar o seu modelo pois hoje existem opções baratas com ótimo arrefecimento que aumenta a durabilidade do seu setup.

4- Aconselharia se possível a cogitar fans para gabinete e um bom Air cooler para seguir o mesmo conceito de longevidade do seus componentes

5- Poderias ir juntando o que conseguires até ter um valor próximo a 3k, adquirir o kit principal e depois vender o seu kit (exceto a fonte) e recuperar um pouco do valor investido.

 

Seria isso, abraços e boa sorte o/

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, JorgeGus disse:

@Kaiq Carv Verifique a temperatura do seu processador, esse pode também ser o problema, ainda mais depois de 10 anos. Uma temperatura muito elevada também deixaria o processador mais lento.

@JorgeGus Se o problema de todo processador antigo fosse temperatura, ninguém faria upgrade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RaposaFeroz

1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

 

Provavelmente essas reinicializações tem a ver com a fonte (terrível por sinal) que você tem no PC.

 

 

Se encontrar o R5 3600 por esse valor pode comprar tranquilo. Porém se quer economizar existem também outros modelos que são boas opções como Ryzen 5 2600 por exemplo que é mais barato e tem um desempenho levemente inferior ao 3600.

 

Eu seguiria essa ordem.

 

1º - Fonte de qualidade.

2º - SSD pra otimizar as tarefas do dia a dia e uso do sistema.

3º - placa-mãe, processador e memória (Conforme sua disponibilidade, já que não da pra usar um sem os outros dois).

 

Obrigado pela dica do Ryzen 5 2600, cogitei ele também, mas fiquei na dúvida se a diferença seria muito grande.

Gostei da ordem que você sugeriu, com isso surgiu outra dúvida, essa minha placa de vídeo está muito defasada?

A Fonte sem dúvidas vai ser minha primeira aquisição, na época que comprei já sabia que ela era bem meia boca. indica alguma?

@RaposaFeroz 

1 hora atrás, RaposaFeroz disse:

ste pode ser um dos motivos do seu problema, fontes ruins danificam peças ao longo dos anos

Que triste, não sabia que fontes ruins podiam danificar as peças ao longo do anos... bom, já foi.

 

1 hora atrás, RaposaFeroz disse:

3- Gabinete seria interessante verificar o seu modelo pois hoje existem opções baratas com ótimo arrefecimento que aumenta a durabilidade do seu setup.

4- Aconselharia se possível a cogitar fans para gabinete e um bom Air cooler para seguir o mesmo conceito de longevidade do seus componentes

Cara, meu PC ta fazendo um barulho do *****, cogitei que poderia ser o único Fan que ele tinha, fui lá e tirei mas continua o mesmo barulho kk. 

Resumindo, o PC ta sem fan e sem tampa também. achei melhor deixar aberto já que não tem mais ventilação nenhuma.

Vou incluir isso também, essas partes da pra comprar de boa até.

Obrigado pelas sugestões!

1 hora atrás, carbonii disse:

@Kaiq Carv Busque pelo i5 10400f tem desempenho igual ao Ryzen 5 3600 porém custa MUITO menos. Um novo aqui no BR está saindo por 1100R$ +/-. I5 10600kf overclock liberado e clock mais alto que o i5 10400f está por um bom preço também.

Vou dar uma pesquisada, valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se voce só pode comprar 1 peça por mês e ir guardando até conseguir montar um PC novo, então a minha recomendação é não comprar nenhuma! Vai juntando o dinheiro e daki a 6 meses voce procura o que tem de disponível no mercado e aí compra tudo de uma vez só. Muito provavelmente até lá novos processadores já estarão no mercado, como a 12a geração da Intel, memórias DDR5, e talvez até os Ryzen 7000. Então é bem provavel que esse Ryzen 3600 já estará mais barato do que esta hoje, assim como placa-mãe, memórias DDR4, etc...

o que voce pode comprar agora é uma fonte nova e um SSD Sata, que voce irá reaproveitar no seu futuro PC seja ele qual for.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, vamos lá... já disseram tudo, logo de cara eu faria esses up's aqui tudo junto, além de uma limpeza de todo seu hardware, troca de pasta térmica da VGA e também do CPU, com a junção do Air Cooler... isso deve resolver seu problema de ruído e possivelmente de temperatura.

 

Fonte pela segurança, ira retirar ruídos também e um SSD para aliviar e melhorar a fluidez de seu sistema, claro, formate de forma "limpa"

 

Fonte 450w 80 Plus Bronze

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=129652

SSD 256GB

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=102488

Air Cooler

https://www.kabum.com.br/produto/131726/cooler-para-processador-id-cooling-se-913-r-pwm

Pasta Térmica

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=96815

 

Com pouco mais de 700,00 reais (visto frete, via rede sul), voce terá algo bem mais usável e seguro!

 

PS.: Outra coisa também, seu SET não esta ruim, ainda aguenta! Um bom Gabinete mudara a estética e a funcionalidade também, quando bem montado... talvez +300 no orçamento, ou seja, 1000 reais... voce terá "outro" PC, e ai consegue usar ele com segurança, mais eficiência e esperar os preços darem uma melhorada ou ate mesmo ir comprando outro KIT ao longo do tempo!

 

🙃

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Kaiq Carv disse:

Obrigado pela dica do Ryzen 5 2600, cogitei ele também, mas fiquei na dúvida se a diferença seria muito grande.

 

Tem um teste do 3600 aqui no CdH que inclui o 2600 no comparativo. A diferença varia entre 8 e 40% dependendo da aplicação.
Se o seu foco é produtividade (Você edita vídeos de forma profissional) o 3600 é disparado uma melhor opção, agora se você faz isso de maneira esporádica, dependendo do impacto final no orçamento, esses 200 e poucos reais podem ser uma boa economia, pois vale mais a pena pegar um Ryzen 5 2600 + placa-mãe por 1000 reais do que apenas um Ryzen 5 3600.

 

 

11 horas atrás, Kaiq Carv disse:

Gostei da ordem que você sugeriu, com isso surgiu outra dúvida, essa minha placa de vídeo está muito defasada?

 

Se for comparar com o desempenho das placas de hoje, sim, mas será que ela é defasada para a sua usabilidade?
É preciso ver até onde ela te atende na utilização de programas e jogos, conheço muitos usuários que ainda hoje tem uma GTX 650 e estão super felizes com o desempenho.

Porém no seu caso você pode fazer primeiro o upgrade na plataforma, e depois que estiver com processador, placa-mãe e memórias, ai você testa e checa se a placa de vídeo te atende como você queria já que tanto um 2600 quanto um 3600 vão fazer sua GTX 760 suar a camisa.

 

11 horas atrás, Kaiq Carv disse:

Cara, meu PC ta fazendo um barulho do *****, cogitei que poderia ser o único Fan que ele tinha, fui lá e tirei mas continua o mesmo barulho kk. 

Resumindo, o PC ta sem fan e sem tampa também. achei melhor deixar aberto já que não tem mais ventilação nenhuma.

 

Isso é um fator crucial, tanto para o bom desempenho quanto para evitar a degradação prematura do seu hardware, deixar o gabinete aberto além da exposição ao ambiente externo e o acúmulo de poeira tem o risco de umidade, os componentes que não tem refrigeração ativa (Fans) como Hds, memórias e principalmente a placa-mãe, não tem ar chegando neles, logo tendem a esquentar mais.
O correto é manter o gabinete fechado com filtros nas entradas de ar e ao menos 2 fans corretamente posicionadas para promover um bom fluxo de ar.
Atualmente o investimento em um bom gabinete com essas duas fans não passa de 250 reais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quer comprar aos poucos (no máximo 1k por mês como citou) em minha opinião é essa ordem:

 

  1. SSD Kingston 240GB
  2. Fonte Pichau Nidus
  3. Algumas opções placa-mãe B450m ASUS Tuf Plus B450 Tomahawk Max, B450m DS3H, B550M ASUS Tuf Plus
  4. CPU Ryzen 5 1600 AF (2600) procure vendedores confiáveis.
  5. Gammax GTE V2
  6. RAM T-Force Delta 3200mhz 2x8
  7. Gabinete Mancer Ultraflow
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, TKadey disse:

Se você quer comprar aos poucos (no máximo 1k por mês como citou) em minha opinião é essa ordem:

 

  1. SSD Kingston 240GB
  2. Fonte Pichau Nidus
  3. Algumas opções placa-mãe B450m ASUS Tuf Plus B450 Tomahawk Max, B450m DS3H, B550M ASUS Tuf Plus
  4. CPU Ryzen 5 1600 AF (2600) procure vendedores confiáveis.
  5. Gammax GTE V2
  6. RAM T-Force Delta 3200mhz 2x8
  7. Gabinete Mancer Ultraflow

Tenho duas grandes ressalvas nessa recomendação:

1- o SSD não é recomendável por ser o modelo A400, famoso por ocorrer problemas prematuros com seus módulos de memórias.

2- O processador recomendado não é a versão AF segundo a descrição da própria página:

 

Citação

Yd1600bbm6iae é um microprocessador oem/bandeja

Yd1600bbaebox é um microprocessador encaixotado com ventilador e dissipador de calor

Ainda é possível receber versões OEM (sem cooler) e versões box (com cooler).

 

Por este preço, se for cotar no Aliexpress, é mais vantagem ficar com o modelo 2600 como sugerido pelo colega @NIGHT FALL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...