Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ghosting no painel VA do preto para o branco


Posts recomendados

Olá a todos, comprei esse monitor aqui: Monitor Gamer ASUS TUF Gaming VG24VQE 23.6´, 165Hz, 1ms, Full HD, Curvo, FreeSync - 90LM0570-B011X0 (kabum.com.br)

Um excelente monitor... Mas o que me pegou de surpresa foi o ghost que ele possui do preto para o branco, eu como uso o sistema todo escuro, foi um tiro no pé, nas configuração do Windows por exemplo ao mexer rapidamente as letras em branco ficavam ofuscando, quase que apagando a letra do monitor, fiquei de cara, tava amando o monitor, mas esse detalhe me quebrou todo.

 

Então abri um reembolso e estou esperando a kabum entrar em contato.

 

Na dúvida eu cheguei a colocar o monitor em 60Hz para ver se isso n era causado pela alta taxa de atualização, já que eu nunca tive um 144hz, então achei que fosse por conta disso, mas ainda continuou... Então pensei que fosse "problema" do painel, que no caso é VA, tenho 2 monitor aq em casa, 1 com painel TFT (aoc f22) e outro samsung (TN), e com eles não acontece esse problema do preto ofuscando o branco. Então no caso é só comprar um monitor TN certo? Não! porque resolve um problema, nasce outro, as cores do TN é bem desbotada mesmo, percebi porque deixei o VA (monitor que pedi reembolso) no lado do Samsung (TN), e a cor do TN é broxante, então, só me restou o Grandioso IPS, mas não tenho ips aq em casa, não tenho como testar sobre esse problema do ghost, por isso estou aq. Então caros amigos que leram até aqui que possui um monitor ips 144hz, quando você movimenta uma linha preta mt rapidamente, ele meio que cria um rastro ou n?

 

 

Anexo do ghost

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kiipi

Pode ser questão do modelo em si este sintoma. Também tenho um monitor VA de 144Hz (marca Concórdia) e noto pequeno rastro de ghosting, cujo com o tempo esqueço que ele existe. Mesmo assim, procure nas opções de menu do próprio monitor algo como Overdrive ou OD (consulte também o manual se possível) e veja se há uma melhora ao alterar.

O tempo de resposta do monitor geralmente nas especificações é algo nominal, pois mesmo sendo 1ms, teria que ver em qual tecnologia se encaixa, como por exemplo o GTG, que seria "Gray To Gray" (cinza para cinza). Estou meio por fora dos monitores mais novos, porém até onde me lembro, 1ms de verdade é somente em modelos topo de linha e apenas em painéis TN.

Quanto ao anexo, ao menos aqui no meu notebook de 60Hz não notei nenhum defeito ou rastro notável. Se você notou este sintoma a pouco tempo e for meio paranoico (como eu), o choque no momento é grande ao observar a movimentação, porém com o tempo pode se tornar algo tão comum que logo nem dará mais bola para isto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost BytePior que o monitor tem um preço meio salgado pra eu ficar com algo que eu n curti muito, esse rastro do preto me incomodou bastante, tanto que disse que é um excelente monitor, se n tivesse esse problema era nota 10.

 

Mas então, nas especificações técnicas, diz ser 1ms MPRT e também ele possui uma tecnologia parecido com Overdrive, no caso nos monitores ASUS se chama Tracer Free ou pode ser o Extreme Low Motion Blur, acho eu. você pode colocar de 0 a 100, sobe de 20 em 20m, o ideal mesmo é deixar no padrão que é 40/60, mas mesmo regulando, o rastro do preto não muda, acho que n é algo relacionado ao ghosting padrão, essa espécie de "ghosting" só acontece nos elementos pretos, em uma tela toda branca n consigo notar nada de errado com o monitor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Kiipi Estava pensando em adquirir esse mesmo modelo de monitor, esse problema chega a ser tão incomodo assim? Ou é algo que você se acostuma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não curto monitores VA, tenho uma TV VA q tem um pouco somente no jogo Animal Crossing, minimizei ajustando contraste e níveis de preto, mas pra filmes e desenhos a imagem é linda. Pra monitor nem rola fazer isso, faz bem em devolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 28/08/2021 às 00:57, Normal user disse:

@Kiipi Estava pensando em adquirir esse mesmo modelo de monitor, esse problema chega a ser tão incomodo assim? Ou é algo que você se acostuma?

Cara, eu n curti n, achei mt ruim o smearing, essa é a palavra que eu n conhecia, é o famoso ghosting, MUITO comum em paineis VA. Mas em vez de ser um sombra branca, é um sombra preta, para games com ambiente escuro, e até mesmo navegar utilizando sites noturnos e etc fica mt estranho.. acho que n compensa se acostumar com algo que você n gostou na primeira impressão, e o monitor n é tão baratinho assim, se realmente você n curtir algo, deve sim pedir reembolso.. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Redes-Wi-Fi-capa-3d-newsletter.png

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!