Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É seguro seguir 100% o DRAM Calculator ?


Posts recomendados

Eu estou literalmente na minha BIOS agora pensando se eu devo ou não seguir cegamente o que o DRAM Calculator recomenda, visto que tem coisas que eu não tenho a menor ideia do que são e tenho receio de mudar (ex: RttPark, Power Down, ProcODT, CLDO VDDP voltage, etc).

 

A minha dúvida é: existe algum risco em seguir exatamente o que o DRAM recomenda ? Por enquanto só alterei as latências e a tensão da RAM.

 

Segue a foto do DRAM a propósito, perdão pela qualidade.

IMG_20210727_163418211_HDR~2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Eduardo V. D. C. Noblat disse:

Eu estou literalmente na minha BIOS agora pensando se eu devo ou não seguir cegamente o que o DRAM Calculator recomenda, visto que tem coisas que eu não tenho a menor ideia do que são e tenho receio de mudar (ex: RttPark, Power Down, ProcODT, CLDO VDDP voltage, etc).

 

Acho que a pergunta mais importante nesse caso é, porque você quer alterar as latências da memória? Qual seria o objetivo por trás dessa alteração?
De pronto já digo que não é tão fácil assim, nem todo chip responde da mesma maneira as mesmas alterações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Tô seguindo o dram porque me parece mais preciso que ficar aumentando frequência e relaxando latência aos poucos, mas sou bem leigo. E tô fazendo overclock porque pretendo comprar +1 pente de 8gb de 3000Mhz, sendo que a minha atual é 2400Mhz em stock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Eduardo V. D. C. Noblat disse:

@NIGHT FALL Tô seguindo o dram porque me parece mais preciso que ficar aumentando frequência e relaxando latência aos poucos, mas sou bem leigo. E tô fazendo overclock porque pretendo comprar +1 pente de 8gb de 3000Mhz, sendo que a minha atual é 2400Mhz em stock.

 

Não é preciso alterar as latências para fazer overclock, você está indo fundo demais, no máximo alterar as tensões caso o over não fique estável, que inclusive é bem fácil de fazer apenas ativando o perfil XMP (ou DOCP).

 

PS: Qual restante do hardware? Placa-mãe? Memória? Processador? Placa de vídeo? Fonte?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Então para que casos o dram calculator existe ?

 

Setup: 1x8 Crucial Ballistx 2400Mhz Cl16, A320M-K/BR, R5 1600F, Rx 580 e VS500 Corsair.

 

Obs: Em xmp a memória fica em 2400Mhz, o que quis dizer é que quero overclockar a minha memória atual para aproximar da 3000Mhz que pretendo comprar.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Eduardo V. D. C. Noblat disse:

@NIGHT FALL Então para que casos o dram calculator existe ?

 

Setup: 1x8 Crucial Ballistx 2400Mhz Cl16, A320M-K/BR, R5 1600F, Rx 580 e VS500 Corsair.

 

Obs: Em xmp a memória fica em 2400Mhz, o que quis dizer é que quero overclockar a minha memória atual para aproximar da 3000Mhz que pretendo comprar.

 

Fora que não é certeza que você vai conseguir chegar a 3000mhz, é uma questão de sorte, vai depender da qualidade dos chips da sua memória.

Tente esse processo abaixo, é bem mais simples e funcional que ficar alterando timing.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Consegui estabilizar em 3000Mhz 16-17-17-27-54 só mexendo nas 5 primeiras latências e tensão da ram. Acredito que até conseguiria baixar as últimas duas, mas não acho que traria um ganho real, tô bem satisfeito pra uma memória que era 2400Mhz CL16. 

Seguem fotos do teste aida64, que antes estava em 2666Mhz sem eu ter alterado nem latência nem tensão.

2666mhz cl16.pngcachemem.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Eduardo V. D. C. Noblat disse:

@NIGHT FALL Consegui estabilizar em 3000Mhz 16-17-17-27-54 só mexendo nas 5 primeiras latências e tensão da ram. Acredito que até conseguiria baixar as últimas duas, mas não acho que traria um ganho real, tô bem satisfeito pra uma memória que era 2400Mhz CL16. 

Seguem fotos do teste aida64, que antes estava em 2666Mhz sem eu ter alterado nem latência nem tensão.

 

Excelente resultado. Lembre-se de fazer algum teste de stress pra comprovar a estabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Eduardo V. D. C. Noblat disse:

@NIGHT FALL Deixei rodando toda a memória disponível à noite enquanto dormia no memtest (do hci) e depois 1 horinha de heaven benchmark, tive 0 erros, é suficiente ?

 

Mais que suficiente.
Perfeito, conseguiu tirar leite de pedra nessas memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...