Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo queimando entradas sata


Posts recomendados

Olá meus amigos, estou criando esse tópico pois procurei por todo fórum algo parecido com meu caso mais não encontrei ou talvez não tive capacidade suficiente para encontrar, por isso desde já peço perdão por alguma irregularidade.

 

O problema em questão:

Meu computador ficou sem uma manutenção preventiva por mais de 6 meses até eu resolver desmonta-lo pra fazer a limpeza e formata-lo e continuar a utiliza-lo normalmente, uma tarefa simplesmente.

O problema foi que após a limpeza quando fui reinstalar os componentes me deparei com o problema do PC não reconhecer o SSD, então pensei ser um problema com o próprio SSD, porém após testar o SSD em outra máquina e tentar logar em um HD sata a qual uso de backup o SSD funcionou normalmente na máquina de teste já o HD de backup não foi reconhecido no computador assim como o SSD, após isso só por garantia eu testei o HD no PC teste e tudo funcionou.

Bem por fim eu testei todos os componentes em outra placa-mãe um a um e me deparei com o seguinte fato... Sempre que plugo minha placa de vídeo em um slot PCIe as portas sata simplesmente param de reconhecer os HDs ou SSDs, eu perdi 2 placas mãe para descobri isso.

 

Bem e por que estou aqui então???

Gostaria de saber se alguém sabe qual pode ser o problema na placa de vídeo, enquanto eu esperava minha nova placa-mãe chegar eu usei um cabo conversor de USB para sata e com um Linux Ubuntu instalado no meu SSD eu consegui utilizar meu computador com a placa de vídeo normalmente e isso é muito frustrante pois comprei todas as peças desse computador a pouco mais de 1 ano e já tive problemas no SSD que foi trocado recentemente e agora a placa de vídeo, infelizmente a garantia da placa de vídeo acabou a pouco tempo e o preço dela dobrou se comparado ao que eu paguei. 

Alguém sabe o que pode estar ocasionando o problema e se existe uma solução?

Meu computador é esse:

Screenshot_2021-07-28-08-13-03-705_com.android.chrome.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Math.Pi Ele só postou a config após a minha pergunta.

@Rhuds-Krayson Teria que ver quantas linhas PCI-E este CPU disponibiliza. Geralmente portas SATA só são desativadas quando utilizando um NVMe dependendo da configuração.

SSD multilaser? Really? E como já foi dito esta sua fonte é bomba afegã.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx

3 horas atrás, Phoenyx disse:

SSD SATA ou NVMe?

Qual o processador? Qual placa-mãe?

 

2 horas atrás, Math.Pi disse:

APU não tem NVMe. Só pode ser sata. 

Será que não é essa fonte esteja causando problemas na alimentação ao colocar a placa de vídeo? Pois eu não vejo uma ligação direta entre sata e a placa de vídeo.

Bem eu testei com uma outra fonte simples que uso pra testes e o resultado foi o mesmo, além disso eu estou usando o PC com a nova placa-mãe sem a placa de vídeo e com a mesma fonte e tudo está ok.

Existe a possibilidade da fonte não ter conseguido alimentar a placa e por isso ocorreu o problema?

desde já agradeço, e desculpe a demorar a responder.

2 horas atrás, Phoenyx disse:

@Math.Pi Ele só postou a config após a minha pergunta.

@Rhuds-Krayson Teria que ver quantas linhas PCI-E este CPU disponibiliza. Geralmente portas SATA só são desativadas quando utilizando um NVMe dependendo da configuração.

SSD multilaser? Really? E como já foi dito esta sua fonte é bomba afegã.

2 horas atrás, Phoenyx disse:

@Math.Pi Ele só postou a config após a minha pergunta.

@Rhuds-Krayson Teria que ver quantas linhas PCI-E este CPU disponibiliza. Geralmente portas SATA só são desativadas quando utilizando um NVMe dependendo da configuração.

SSD multilaser? Really? E como já foi dito esta sua fonte é bomba afegã.

Olá Amigo, sim é um SSD Multilaser, quanto a pergunta sobre Really não entendi, e quanto as linhas são 2 slots PCIe sendo um PCIe x16 gen 2.0 e um PCIe x1 Gen 2.0 e um slot PCI 1x. Quanto a fonte é o que disse anteriormente eu testei em outra placa-mãe com outra fonte e as entradas sata dessa placa também pararam, e nesse momento estou com uma placa-mãe nova ligada a fonte porém sem a placa de vídeo e tudo está funcionando normalmente.

Talvez seja realmente a fonte que não está suportando alimentar a placa de vídeo e isso ocasionou no problema. 

Bem obrigado pela atenção, e desculpe pela demora a responder!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...