Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Internet via cabo mais lenta que no Wi-Fi, configuração do roteador?


Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Pessoal, tem algo que vem me incomodando há algum tempo. Tenho internet de 250Mbps, roteador Archer C6 AC1200 (Gigabit). No meu smartphone via Wi-Fi, a velocidade funciona OK, inclusive usando o Fast para medir, no começo dá um pico bem alto depois vai caindo e estabiliza nos 250Mbps ou um pouco acima. Quando conecto meu PC direto no "modem" (não sei se esse é o nome correto), apresenta o mesmo comportamento, um pico e depois vai caindo, mas tenho a velocidade final certa. Quando eu conecto meu PC por meio do roteador via cabo, a velocidade fica por volta dos 160Mbps, sendo que a velocidade começa mais lenta e vai subindo. O problema não é o cabo, pois usei o mesmo cabo para conectar direto ao "modem" e funcionou normal. Lembrando que o "modem" só tem uma saída 1000Mbps, então uso ela no roteador, a outra é 100Mbps, então não dá pra usar o PC direto nele junto com o roteador. Alguém saberia me dizer se existe alguma maneira de tentar resolver isso, se pode ser alguma configuração no roteador ou no PC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A velocidade menor pode estar ocorrendo por causa de 2 roteadores, 1 da operadora e outro próprio.

 

Faça um teste, desative o DHCP do Archer, conecte ele via porta LAN (para retirar o duplo roteamento) e veja como se comporta.

 

É que alguns modems utilizam VLANs para tráfego de internet, quando tem duplo roteamento você não consegue garantir que trafega nessa VLAN e gera redução. É uma solução também para limitar o compartilhamento de internet usando outros roteadores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, dwatashi disse:

Faça um teste, desative o DHCP do Archer, conecte ele via porta LAN (para retirar o duplo roteamento) e veja como se comporta.

Desativei o DHCP e conectei o modem em uma das portas laranjas do roteador, o problema de velocidade via cabo foi resolvido, mas o Wi-Fi não funciona nesse modo.

 

EDIT:

 

Eu alterei o modo de operação do roteador de "Router" para "Access Point" e agora funciona normalmente via cabo e também Wi-Fi, mas não consigo mais ter acesso às configurações do roteador pelo endereço 192.168.0.1 como antes, nem mesmo pelo "tplinkwifi.net".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@GuilhermeGB aí você tem que trocar o IP do roteador para algum da mesma rede do principal, exemplo o IP da aparelho da operadora é 192.168.2.1, você configura o roteador como 192.168.2.200. (Coloca algum IP fora do DHCP do principal, assim você usa como AP e consegue acessar se desejar.)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, dwatashi disse:

@GuilhermeGB aí você tem que trocar o IP do roteador para algum da mesma rede do principal, exemplo o IP da aparelho da operadora é 192.168.2.1, você configura o roteador como 192.168.2.200. (Coloca algum IP fora do DHCP do principal, assim você usa como AP e consegue acessar se desejar.)

 

Vou testar isso mais tarde e dou o feedback. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço a todos pela resposta. Aparentemente agora está funcionando como deveria. O que eu fiz: resetei as configurações do roteador pelo furo que fica na parte de trás, e com apenas o meu computador conectado a ele pelo cabo, alterei o endereço de IP para 192.168.1.200 (o IP do modem é 192.168.1.1), salvei e assim o roteador reiniciou. Logo depois conectei o aparelho da operadora em uma das portas LAN (laranjas) e a internet começou a funcionar normalmente após alguns segundos, então reconfigurei o Wi-Fi e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, apenas deixando meu feedback após alguns dias de uso. Infelizmente voltei para a forma que estava antes, o funcionamento ficou um pouco instável dessa nova forma, uma vez ou outra a internet começava a ficar ruim via Wi-Fi, estava tendo problemas de conexão também, o que acabava exigindo a reinicialização do roteador. Acho que vou encarar a velocidade reduzida via cabo mesmo, até porque são poucos os servidores que eu conseguirei usar toda a velocidade da minha conexão, e eu já estava bem satisfeito com a conexão de 120Mbps que tinha antes de aumentar. A melhor solução seria futuramente utilizar um Switch Gigabit antes do roteador e conectar o computador nele. Ainda assim agradeço a todos pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Pessoal, apenas deixando meu feedback após alguns dias de uso. Infelizmente voltei para a forma que estava antes, o funcionamento ficou um pouco instável dessa nova forma, uma vez ou outra a internet começava a ficar ruim via Wi-Fi, estava tendo problemas de conexão também, o que acabava exigindo a reinicialização do roteador. Acho que vou encarar a velocidade reduzida via cabo mesmo, até porque são poucos os servidores que eu conseguirei usar toda a velocidade da minha conexão, e eu já estava bem satisfeito com a conexão de 120Mbps que tinha antes de aumentar. A melhor solução seria futuramente utilizar um Switch Gigabit antes do roteador e conectar o computador nele. Ainda assim agradeço a todos pelas respostas.

Já atualizou o seu roteador? Tente ver se atualizando melhora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/08/2021 às 22:37, GuilhermeGB disse:

Creio que já está atualizado. Eu atualizei há poucos meses quando o app no celular me avisou sobre uma atualização.

Bem caso não deu certo, aconselho, testar com outro roteador, pegue um ASUS gamer ou pedir outro link se possível.

 

Link do roteador:

 

https://www.kabum.com.br/produto/71061/roteador-gamer-wireless-ASUS-rt-ac68u-dual-band-ac1900mbps-aimesh-3-antenas-usb-3-0-dualcore-rede-gigabit-airadar 

 

tem este aqui

 

https://www.kabum.com.br/produto/107036/roteador-wireless-ASUS-rt-ac59u-dual-band-ac-1500mbps-4-antenas-90ig0540-by8400 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...