Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Portugol Colocar a inicialização das variaveis no final?


Posts recomendados

programa
{
	funcao inicio()
	{

	real m = 1.30
	real d = 1.00
	real n
	real preco
	real valor

	leia(m)
	leia(d)
	leia(preco)
	leia(valor)

	se (n >= 12) {
		preco = d

	} senao{
		preco = m
	}

	escreva("Numero de maças compradas: ")
	leia(n)
	valor = n*preco
	escreva(valor)
	}


Então, o que esta acontecendo é que antes de aparecer "Numero de maças compradas: " para eu escrever o numero e o algoritmo me dar o resultado do preço (o que esta funcionando) me pede 4 valores e eu tenho que dar enter, antes de aparecer "Numero de maças compradas: " e eu acho que é por causa da inicialização das variaveis no começo do programa (o que o portugol studio pede), o que eu deveria fazer? colocar a inicialização no final? porque sem inicialização da erro, abraço valeu ajuda ae

 

 

Então, mudou tudo, o código ta assim agora:

 

funcao inicio()
	{

	real m = 1.30
	real d = 1.00
	real n
	real preco
	real valor

	escreva("Numero de maças compradas: ")
	leia(n)
	
	se (n >= 12) {
		preco = d

	} senao {
		preco = m
	}

	valor = n*preco
	escreva(valor)
	}
}



E o problema é que pra menor que doze ta me pedindo um valor real pra variavel n, doidera, pra maior que doze funciona.

Edit ultimo: o erro não acontece mais, só parou, doidera.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xisxisde    isso mesmo , o compilador executa os comandos escritos , começando do início em cima e do lado esquerdo e vai indo para a direita até o final da linha do código e aí ele pula para a primeira letra no começo da linha de baixo , igual estamos acostumados a ler também , então se você Quer quE ele faça algo em primeiro , coloque tal comando primeiro e depois os outros seguintes , e por aí vai . . . !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...