Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença entre switch brown e blue?


Posts recomendados

Olá

Estou querendo comprar um teclado mecânico mas estou na dúvida entre esses 2 switches

O brown seria igual o blue so que com menos barulho?
Ou o brown tem um retorno tátil inferior ao do blue?
Eu queria um teclado com mais retorno tátil possível mas não sei se da pra confiar no brown visto que dei uma olhada em fóruns gringos e dizem q o blue e brown não sao a mesma coisa
Tive um red e não consegui acostumar de jeito nenhum
Agora devo pegar um blue ou brown?
Vou comprar da t dagger ou redragon
E também gostaria de saber se há alguma diferença entre outemu mk2 e diy pro outemu normal

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá boa noite! Bom pelo meu conhecimento o swich brown tem uma sensação tatil mas firme que a do blue, tendo que fazer um pouco a mais de força sendo assim sentindo quando o swich é pressiodano, sendo menos barulhento que o blue, ja o próprio blue o barulho é mas alto porém com a sensação tatil inferior sendo mas leve ao toque, mas tambem pode variar um pouco a fabricante e modelos do swich, como outemu, gateron, kalih.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Matheuspc1995, boa noite!
Primeiramente, recomendo que não compres um teclado Outemu, e que optes por um Hermes E2, que usa Huano, ao invés do T-Dagger, pois os Outemu costumam apresentar problemas em pouco tempo.
Switches blue são switches que têm miolo bipartido, que ao apertar geram um clique audível antes do fim do curso e uma resposta tátil, além de possuir histerese, ou seja, o switch ativa em um ponto do curso e desativa em outro, e switches brown geram uma resposta tátil, porém sem o clique audível, gerando apenas o barulho da tecla batendo nele. Os gráficos de força geralmente não são tão diferentes entre eles no curso(a menos que sejam os Kailh choc blue, que usam um método diferente para gerar o clique), mas blue tende a ser um pouco mais "imediato", veja, por exemplo os da Outemu:
Outemu blue:
https://chart-studio.plotly.com/~haata/135.embed
Outemu brown: 
https://chart-studio.plotly.com/~haata/263.embed

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Matheuspc1995, sim, é, foi muito problema em 2017 quando mudaram os moldes dos switches, a taxa de falha das folhas de contato desses modelos subiu muito, tanto que o Gazzew que fabrica os switches especiais dele na fábrica da Outemu não usa elas. Mas parece que foi se esquecendo que essa mudança ocorreu, ou simplesmente ignoraram, pois outrora os Outemu eram bem confiáveis. Tenho acompanhado eles desde 2015, e ainda tenho poucas unidades de switches Outemu ambos de 2015 e de 2017 por aqui.
Eu pessoalmente recomendo este: https://www.terabyteshop.com.br/produto/14028/teclado-mecanico-gamer-gamdias-hermes-e2-led-white-switch-blue-abnt2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi

 

E não tem diferença , digo assim ( mencionando o aspecto tátil) de um outemu pro hermes?

A tactilidade entre o outemu e o hermes seria a mesma?

Também daria pra confiar nessa marca gamdias?

Na realidade , não ligo muito para ser mecânico mas possuo um teclado bem grande de membrana da c3tech e na realidade mesmo eu queria um tenkeyless mas não acho sem ser mecanico

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Matheuspc1995, sempre há ao menos um pouco de diferença entre fabricantes de switch, mas os Huano não têm diferença pra Outemu que tu perceberias a não ser em um teste cego.

Gamdias tem alguns produtos bacanas mas nunca confie em marcas, pelas marcas, devido a quase toda marca ter tanto produtos bons quanto produtos ruins, exemplo a Redragon com o Mitra e o Surara Pro, o Mitra é horroroso por usar switches que dão problema em menos de um ano, o Surara Pro é um excelente teclado sendo óptico.

Se quiseres uma experiência mais próxima de membrana, o mais recomendado seria switch silent, mas são caros, então nesse caso recomendo os brown. Caso queiras algo mais distinto, recomendo red, que não tem evento tátil. Apenas se quiseres intencionalmente algo que faça mais barulho recomendo clickies, eu pessoalmente não gosto nada de switches com miolo bipartido devido a ser esta a única característica diferencial, ao contrário dos que possuem uma mola dedicada a isso como os Kailh box white que são muito bons de digitar pelo evento tátil ser bem mais repentino e realmente possuírem um diferencial tátil, infelizmente no Brasil não se encontram teclados com Kailh box clicky que sejam bons a bom preço, apenas os com kailh choc blue que usam o mesmo mecanismo, e estão presentes no Sharkoon Purewriter.

Tenkeyless, realmente, não se acha de membrana hoje em dia, já cheguei a ter um IBM RT3200 mas até em sua época era um teclado raro, e descontinuaram há mais de 10 anos ao que sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...