Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como faço parar formatar o SSD? MBR ou UEFI?


Posts recomendados

Boa tarde pessoal. Bom, nunca formatei um SSD antes. Quando comprei esse meu SSD goldenfier 2.5 de 480gb, nem consegui instalar o OS nele e tive de pedir pra um tecnico. Eu tentei instalar o Windows mas sempre dava um aviso de gpt ou uefi, falando que o disco rigido não era compativel com a versão do Windows que botei numa pen bootavel. Ai tentava converter o SSD pra o formato certo mas sei q nunca consegui. Na BIOS da mb que é uma Placa-Mãe MSI H410M-PRO Intel LGA 1200, mATX, aparece uefi e um outro formato la. Gostaria de saber como formatar. Uso o rufus? Caso sim, qual opcao selecionar? porque lembro q o rufus tem dois tipos de configuração pra ser compativel com SSD e n sei usar o rufus direito. E mais uma coisa: aquele cd q vem na caixa da placa-mãe, tem drive de internet? porque n adianta formatar se n tiver internet.

 

Qualquer ajuda seria bem vinda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Rufus não formata disco, ele formata o pendrive

Se for instalar o Windows 10  é recomendável já ter o disco no formato GPT ou você pode formatar o disco durante a instalação, irá perder todos os dados do disco

Inicie a instalação, selecione o idioma e o teclado ABNT2 e Avance

Na próxima tela pressione as teclas SHIFT+F10 para chamar o Prompt de Comando e digite

diskpart

list disk

select disk x (onde x é o disco desejado)

clean (irá zerar o disco, ou seja, perderá todos os dados)

convert gpt

exit

e continue a instalação.....

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rio McCloud disse:

@Jake Haper Boa tarde! Qual sistema operacional você deseja instalar?

 

O Windows 10 mesmo.

 

2 horas atrás, f_neto disse:

O Rufus não formata disco, ele formata o pendrive

Se for instalar o Windows 10  é recomendável já ter o disco no formato GPT ou você pode formatar o disco durante a instalação, irá perder todos os dados do disco

Inicie a instalação, selecione o idioma e o teclado ABNT2 e Avance

Na próxima tela pressione as teclas SHIFT+F10 para chamar o Prompt de Comando e digite

diskpart

list disk

select disk x (onde x é o disco desejado)

clean (irá zerar o disco, ou seja, perderá todos os dados)

convert gpt

exit

e continue a instalação.....

 

É eu quero formatar mesmo, apagar tudo do SSD e colocar o OS zerado novamente, pois suspeito que tenha algo de errado no Windows. É o rufus faz pendrive bootavel ne. Eu teria que usar a pen, porque o leitor de cd/dvd do meu PC ta muito velho e sem funcionar direito. E eu posso baixar o w10 direto no site da microsoft? Eu vi que agora eles dao essa opcao. E porque o disco tem q ser formato GPT?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, Jake Haper disse:

O Windows 10 mesmo.

 

@Jake Haper Certo. Baixe a Ferramenta de Criação de Mídia da Microsoft clicando aqui. Abra o programa e siga os passos para montar uma mídia de instalação no seu pendrive. Lembre-se de, antes de dar boot no pendrive, certificar que a configuração Boot Mode da BIOS está em UEFI e o Secure Boot está ligado.

 

Na instalação, antes de avançar clicando no botão Iniciar agora, aperte a combinação de teclas Shift + F10 para abrir o Prompt de Comando e digite todos os comandos que nosso amigo @f_neto disse. Esses comandos apagarão todo o conteúdo do SSD. Ao final, feche o CMD e prossiga a instalação normalmente.

 

2 horas atrás, Jake Haper disse:

aquele cd q vem na caixa da placa-mãe, tem drive de internet? porque n adianta formatar se n tiver internet.

 

Não é necessário, o Windows já instala os drivers de rede. Quando chegar no sistema após a instalação, instale todas as atualizações disponíveis no Windows Update e baixe os drivers mais recentes da sua placa-mãe no site do fabricante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Jake Haper  Isso era comum lá na época do Windows XP. Sua placa-mãe é duma marca conhecida e acho muito difícil o Windows não ter um driver de rede genérico para usar. Caso isso aconteça, basta usar o DVD que vem junto com a placa-mãe, ele possui todos os drivers disponíveis no site, porém desatualizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Oi pessoal. So uma ultima duvida. Estou formatando meu SSD porque n sei mais o que fazer em relação ao meu problema, por isso quero apagar tudo. porém, sei que dentro do SSD existe partiçao reservada pelo sistema. Tenho como formatar isso? Ja que essa partiçao faz parte do SSD, o problema q estou tendo no OS pode estar ali? não entendo nada sobre essas partições

 

Meu deus o criador de midia apagou todos os arquivos da pendrive pessoal!! não sabia disso. É irreversivel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Jake Haper A partição "Reservado pelo sistema" é criada pelo Windows durante a instalação, sendo usada para funções internas do sistema. Ao fazer uma reinstalação limpa do Windows, você deve apagá-la durante a etapa de particionamento do instalador. Após o termino da instalação do sistema, não se deve apagar novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...