Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pequeno Upgrade para Jogos


Posts recomendados

Fala pessoal, boa noite!

 

Já faz algum tempo que comecei a notar, principalmente em jogos, travadas frequentes (throttling) e quedas frequentes de FPS sem um motivo específico. 

Usando o jogo Outriders como exemplo, observei o monitor de recursos da placa e notei que a CPU e a GPU não apresentavam um % de utilização alto.

A memória RAM, que achei que poderia ser um gargalo, também não estava sendo muito exigida.

Em paralelo a isso, tenho notado com frequência a utilização do disco em 100%, o que me leva a crer que o problema pode estar no HD.

 

Segue a configuração da minha máquina:

 

Placa-mãe: Gigabyte Z77X-D3H

Processador: i5-3570k

Placa de Vídeo: Radeon RX 5500XT 4GB (substituição de emergência)

memória RAM: 2x 4GB DDR3 Corsair Vengeance 1600ghz

Fonte: Seventeen ST500PL 500W

HD: Seagate 1TB SATA 3 7200 RPM 6Gb/s - ST31000524AS

 

Minhas dúvida são:

Adicionar um SSD SATA de 500GB, poderia resolver esse tipo de problema ou poderia ser algum outro problema que não percebi?

Faz sentido seguir com um SSD SATA ou a diferença pra um SSD M.2 em um futuro próximo justificaria trocar o setup como um todo?

 

Obs: com exceção da placa de vídeo. esse setup já tem mais de 8 anos, acho que ele pode estar mostrando os sinais da idade...

 

Muito obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@le0s Olhando de cara o problema está no processador e memória, processador fraco para os dias de hoje e o mesmo para a quantidade de memória RAM (o recomendado atualmente são 16GB) e não entendi o "substituição de emergência" sendo que a placa de vídeo está boa nos padrões atuais. A fonte nunca ouvi falar (pesquisando um pouco tem cara de ser genérica) então não posso dar opiniões.

Uma coisa que eu gostaria de saber era : em que jogos isso acontece e qual é o monitor de recursos que você está usando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Normal user

A placa de vídeo foi atualizada porque minha anterior parou de dar vídeo. Só coloquei como observação pois ela não é da mesma geração do resto do Setup.

Realmente o processador e a memória são fracos para os dias de hoje, mas imaginei que se eles fossem o gargalo o percentual de utilização dos dois estaria próximo de 100%.

 

A fonte provavelmente é ruim sim, encontrei uma discussão sobre ela antiga aqui no fórum:

 

 

Quanto ao monitor de recursos usei o overlay da Radeon. Quanto ao jogo esses travamentos acontecem em vários mas estou usando Outriders nessa análise.

 

De toda forma, obrigado pela reposta!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...