Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurar LG Oled C1 como monitor no PC Windows para jogos, filmes e séries


Posts recomendados

Tenho um PC na sala para entretenimento, recentemente substituí a TV Led LCD Full HD por uma LG Oled C1 55 polegadas, com HDR e 4K de resolução.

 

Na TV, configurei a porta HDMI que vem do computador como PC. Segundo descobri, ao fazer isso, tenho a máxima faixa de cores e tons possível.

No Windows 10 configurei para 4K com HDR e 200% de zoom.

 

Alguns problemas que estou tentando solucionar:

 

1. É impossível jogar Red Dead Redemption em HDR. Fica excessivamente contrastado quando no jogo é dia, quando é noite não se enxerga nada. Até agora o que descobri é que o HDR do jogo é uma adaptação meia boca feita da fonte SDR. Não parece haver solução adequada, exceto deixar desligado. Caso alguém tenha alguma dica, agradeço.

 

2. No mesmo Red Dead Redemption, rodando em full HD, a qualidade da "ampliação" para 4K é pior do que eu esperava. Pode ser um mero problema de expectativa vs realidade, mas se alguém tem alguma dica para melhorar um pouco isso no PC, agradeço. Minha placa GTX 1060 não deve dar conta de 4K, então devo continuar rodando os jogos em full HD por muito tempo ainda. Aliás, vejo que o desempenho do jogo está pior pelo mero fato de a TV agora ser 4K.

 

3. Uso o VLC para assistir vídeos no PC. Fiz um teste rodando o mesmo vídeo 4K com HDR no VLC e depois colocando num pendrive e usando o player da própria TV. Vejo uma diferença grande de tom (no VLC é tudo mais quente, nota-se principalmente nos tons de pele) e também de detalhe nas áreas escuras (no VLC tem menos detalhe e parece mais escuro no geral). Testei com diferentes modos de imagem (Filmmaker, filmes, jogo, vivo, etc) e a diferença permanece. Não me entendam mal, em ambos os casos o vídeo fica muito bonito, mas o do player da TV parece mais natural e parece ter uma vantagem em termos de faixa de tons. Não senti a mesma diferença rodando "For All Mankind" no app da Apple TV+ da LG e no Firefox no Windows. "For All Mankind" é Dolby Video enquanto que o vídeo que testei é apenas HDR. Não sei se o problema é o VLC, testei rapidamente o 5K Player e não gostei também.

 

Eu cheguei a seguir o vídeo de um profissional de calibragem, mas a configuração que ele sugere era para o PS5 e deixa tudo ainda mais quente.

 

Não estou descontente, a TV é incrível, quero apenas tirar o máximo dela.

 

Meu PC

Core i5 4460 3.2 GHz

8 GB de Ram

GTX 1060 6Gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri algo que gostaria de adicionar. Percebi que no Windows o "monitor" está configurado para:

3840 x 2160 | 12 Bits | RGB | HDR | 30Hz

 

Caso eu aumente para 60Hz a configuração cai para 8 Bits de cor

Caso que mude para 120Hz perco também o HDR.

 

Será uma limitação da GTX 1060 6GB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri que é possível fazer ajustes melhores no Painel de Controle da NVIDIA (acesso na bandeja do sistema, ao lado do relógio, na barra de tarefas do Windows).

No item "Monitor", em "2.Escolha a Resolução", configurei a resolução para "4K x 2K 3840 x 2160 (nativo)" e "60Hz"

Ainda em "Monitor", no item "3.Aplique as configurações a seguir", mudei de "Utilize configurações de cor padrão" para "Utilize configurações de cor da NVIDIA". Depois, em  "Formato de Cor de Saída", troquei o "RGB" por "YCbCr444". Ainda que toda a pesquisa que fiz indique que RGB e YCbCr444 sejam equivalentes, a mudança na reprodução de vídeo foi grande. Permaneceu o mesmo nível de detalhe nas áreas claras (que em SDR ficam estouradas, mas em HDR apresentam detalhes) e permitiu muito detalhe nas áreas escuras, que antes eram totalmente pretas. Os tons de pele também ficaram um pouco mais naturais.

 

Testei novamente com o Red Dead Redemption 2 e Shadow of the Tomb Raider. Minha conclusão até o momento é que HDR em jogos está mais para uma promessa. Nestes dois jogos, ativando o HDR, o resultado é péssimo.

 

Também consultei a NVIDIA perguntando se na GTX 1060 6Gb existe um limite em 4K a 60Hz com 8bits. Responderam que sim, esta placa suporta apenas HDMI 2.0, por isso 8bits é o limite para 4K@60Hz.

 

Espero que estes relatos ajudem mais alguém que use o mesmo equipamento que eu, e que esteja buscando ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

@ursinhomalvado Bom dia

 

Semana passada adquiri a 55 C1 da LG e estou usando ela com uma GTX 1060 6Gb, só que não sei se é o cabo HDMI versão 1.4 de 15 metros que eu uso ou se é o cabo.

Só que não consegui fazer dar imagem na tela, as vezes até aparece da umas piscada só que não aparece.

O windows até reconhece a resolução 4k só que não vai.

Hoje deve chegar um novo cabo HDMI 10 metros (espero que de o tamanho) padrão 2.0, o padrão 2.1 está muito caro e além do mais de GTX 1060 6Gb  só tem padrão 2.0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo J. Frederico  Boa tarde.

A única experiência que tive com cabo HDMI longo foi péssima, tanto que abandonei o uso. Eventualmente o cabo captava alguma interferência eletromagnética e isso gerava ruído no áudio e, se me lembro corretamente, também na imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@ursinhomalvado Bom dia

 

Eu tenho um cabo de 15 metros padrão 1.4 e na primeira vez que tentei ligar a TV na GTX 1060 no primeiro momento funcionou só que começou a dar umas piscada na tela e não pegou mais, testei no meu notebook com um GTX 1050Ti e ficou na mesma, então comprei um cabo HDMI de 10 metros padrão 2.0 e funcionou porém da GTX1060 não passou de 30hz outras configurações não teste.

E o HDR não consegui usar usando esse cabo de 15 metros.

Então testei no cabo novo usando meu notebook e rodou normal em 4k a 60hz, o HDR também funcionou de boa.

Cara a TV faz limpeza de pixel sozinho ou eu tenho que fazer manualmente?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Cara a TV faz limpeza de pixel sozinho ou eu tenho que fazer manualmente?

Faz sozinha a cada certo número de horas ligada, mas não custa fazer manualmente uma vez a cada 15 ou 30 dias.

O processo é iniciado após desligar a TV.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...