Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Listagem de discos em meu computador


Posts recomendados

Olá a todos,

 

Não sei se essa é a área certa para eu expor minha dúvida.

 

Estava convertendo o meu HD em GPT para instalar o Windows em meu computador e no meio do processo de converter, apareceu a seguinte lista abaixo de discos que há em meu computador.

 

O disco 0 é o meu HD, o disco 1 eu não sei o que é (não era para estar ali, até onde eu entendo de computador) e o disco 2 é o pendrive que estava conectado no meu computador.

 

Alguém consegue me disser o que é esse disco 1, porque está ali e como faço para exclui-lo?

 

 

20210801_165237.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/08/2021 às 13:34, WOZ Dods disse:

@Mateus da Silva Não recomendo que converta para GPT. Se seu disco está vazio, melhor dar clean nele e a partir daí iniciá-lo como GPT.

Foi o que eu fiz. Dei clean nele e depois eu converti o HD em GPT.

 

 

Em 02/08/2021 às 11:45, ricardo_br disse:

Provávelmente drive óptico (CD\DVD\Blue-Ray)..

Eu tenho nesse meu notebook.

 

Como faço para ter certeza que é isso mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus da Silva Repare que quando você da o comando List Disk ele lista o disc 2 em status como: "Nenhuma Mídia", tente colocar um CD para ver se aparece algo diferente, ou então o comando List Volume ao invês de List Disk.

 

Também pode olhar no Gerenciador de discos digitando diskmgmt.msc no comando executar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ricardo_br disse:

@Mateus da Silva Repare que quando você da o comando List Disk ele lista o disc 2 em status como: "Nenhuma Mídia", tente colocar um CD para ver se aparece algo diferente, ou então o comando List Volume ao invês de List Disk.

 

Também pode olhar no Gerenciador de discos digitando diskmgmt.msc no comando executar.

 

Quando aparecer o Gerenciador de discos como faço para ver se é realmente o drive óptico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, ricardo_br disse:

Verdade no gerenciado de discos aparece diferente, no caso "CD ROM 0" é dirve óptico.

E como faço para saber se o CD-ROM 0 é o disco 1 que aparece no diskpart?

 

Em 03/08/2021 às 17:13, ricardo_br disse:

ou então o comando List Volume ao invês de List Disk.

Como faço para tentar desta forma?

 

 

 

 

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Mateus da Silva Acho que apareceria como disco se tivesse alguma mídia inserida.

 

Coloquei um dvd no drive óptico e ficou como está na imagem abaixo.

gerdisco2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus da Silva Parece que o seu drive tem a letra F: atribuida (da para ver no Gerenciador de discos).

select disk 1

detail disk

 

Ai olha na parte de baixo em "Ltr" se é mesmo o "F:"

 

7xsd2O2.png

 

 

Por acaso você tem um "Drive Caddy" em que o drive de CD\DVD\Blue-Ray é substituido por um SSD ou HDD?

 

Quando você da um list volume em tipo deveria aparecer em "tipo" algo como CD-ROM ou algo do tipo se for drive óptico...

 

eYKd8l8.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ricardo_br disse:

Parece que o seu drive tem a letra F: atribuida (da para ver no Gerenciador de discos).

select disk 1

detail disk

Entro no Prompt de comando digito diskpart, depois list disk para depois eu fazer o que você citou acima?

 

3 horas atrás, ricardo_br disse:

Por acaso você tem um "Drive Caddy" em que o drive de CD\DVD\Blue-Ray é substituido por um SSD ou HDD?

Não tenho um "Drive Caddy". Porque a pergunta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mateus da Silva Se o número do disco não muda nem precisa digitar list disk se você já sabe que vai selecionar o disco 1.

 

Tipo a pergunta do drive caddy, talvez isso explicaria porque seu drive óptico seria reconhecido como um disco....

 

Tente esse comando no prompt para ver se esclarece alguma coisa:

 

wmic diskdrive get Caption,Index,interfacetype,MediaType,Model,SerialNumber,size /value

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ricardo_br disse:

Se o número do disco não muda nem precisa digitar list disk se você já sabe que vai selecionar o disco 1.

Fiz isso e dessa vez apareceu somente o Disco 0, como mostra a imagem abaixo.

pp.thumb.png.f92bc11cc0f8c3b80db55f75e1fc0325.png

 

 

 

 

2 horas atrás, ricardo_br disse:

Tente esse comando no prompt para ver se esclarece alguma coisa:

 

wmic diskdrive get Caption,Index,interfacetype,MediaType,Model,SerialNumber,size /value

 

Usei o comando e o que apareceu foi isso:

 

p.thumb.png.6663d86cb13a4f29c76821782d425f10.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 13/08/2021 às 11:50, WOZ Dods disse:

@Mateus da Silva O Windows 10 oculta unidades ópticas vazias. Ou é por isso ou por que você o desconectou da placa-mãe.

 

Se vai reinstalar o sistema nessa unidade, siga o guia abaixo para facilitar futuras manutenções.

 

 

 

E quanto ao Windows 8.1, ele oculta unidades ópticas vazias também?

 

 

Na parte superior da tela da primeira imagem que postei nesse tópico é o mesmo caminho (Administrador: X:\windows\system32\cmd.exe - diskpart) que está na parte superior da última imagem que postei nesse tópico (C:\Windows\system32\diskpart.exe)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Mateus da Silva disse:

E quanto ao Windows 8.1, ele oculta unidades ópticas vazias também?

Usei muito pouco ele, não sei te dar certeza de que é idêntico.

16 horas atrás, Mateus da Silva disse:

Na parte superior da tela da primeira imagem que postei nesse tópico é o mesmo caminho (Administrador: X:\windows\system32\cmd.exe - diskpart) que está na parte superior da última imagem que postei nesse tópico (C:\Windows\system32\diskpart.exe)?

Não, não é o mesmo caminho, mas para o diskpart não importa o caminho, pois ele atua é em unidades e não em pastas. Esse X: costuma ser unidade virtual temporária.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...