Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

memória RAM aparentemente com defeito

Ir à solução Resolvido por felypeesilva83,

Posts recomendados

Olá amigos.

Minha questão é a seguinte

Há uns 2 anos montei um PC

Há uns 4 meses atrás o PC congelou a imagem e quando fui reiniciar já não deu mais vídeo.

Um colega testou uma memória dele (8gb 3200 MHz. eu acho) mesmo assim não deu vídeo. Ele acusou a placa-mãe, aí eu sem entender muito fui e comprei outra nova. Só que quando chegou não deu vídeo novamente.

Então ele testou a memória dele novamente daí deu vídeo só que eu pensando na frequência da memória coloquei outra de 4gb 2400 MHz na placa-mãe antiga e ela ligou. Então conclui que o problema real era a memória e como ele tinha testado com uma memória de  frequência mais não tinha dado vídeo.

Hoje por acaso fui testar novamente a memória antiga e não deu vídeo. Só que quando coloquei a memória de 4gb e a minha antiga de 8gb no PC ligou normalmente e apareceu os 12 gb instalados mas utilizável somente 3.95gb (no caso os 4gb que realmente funcionam).

Vocês acham q essa memória de 8gb ainda tem jeito?

Porque eu não entendo muito mais creio q se ela realmente estivesse queimada ela nem reconheceria no PC ou talvez o PC não ligaria pelo fato de ela está aparentemente com defeito.

Desde já agradeço a todos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@felypeesilva83 Primeiramente, toda vez que for realizar testes você deve resetar sua BIOS (com o PC desconectado da tomada) pelo jumper CLR_CMOS por pelo menos 20 segundos. Após o reset de BIOS teste a memória em todos os slots. Observe que um slot pode estar danificado, que sua comunicação com o processador pode estar interrompida e isso ocasionará falhas. O processador também pode estar mal encaixado, mas para corrigir isso você precisa ter em mãos isopropanol (para limpar a pasta térmica antiga) e uma nova pasta de qualidade para aplicar (não use pasta genérica nem de silicone como a implastec). 

Aproveite para limpar os slots todos usando isopropanol e uma escova ou pincel (delicadamente, mas repetidamente). O isopropanol pode ser usado em abundância, pois não ataca metais e componentes. Após a limpeza aguarde dois minutos (ou até o produto secar) antes de tentar ligar o PC novamente, pois o isopropanol é inflamável.

Se após esses testes você não tiver sucesso, tente usar a memória de 8 GBs em cada um dos slots. Lembre-se de que a memória tem que ser inserida verticalmente, mas para travá-la no lugar você deve pressionar um lado de cada vez até ouvir um "click".

Se a memória nova não funcionar mesmo após esses testes e reparos, então acione a troca dela. Lembrando que memórias são extremamente frágeis e um simples impacto sobre a mesa pode causar danos permanentes. Tome cuidado no manuseio delas sempre.

Ps.: Se a memória for de marca genérica, pode ser a má qualidade de fabricação que a danificou prematuramente (memórias costumam durar a vida inteira do PC), mas uma fonte de má qualidade sempre vai danificar componentes prematuramente. Ter certeza de que a fonte é adequada e de qualidade é imprescindível para evitar danos ao seu equipamento. Além disso, nunca use estabilizador.

Sobre o Windows não permitir o uso da memória quando a detecta, você pode rodar o memtest86 (via pendrive bootável) para saber se ela está danificada.

Link para o comentário

• Solução
Em 03/08/2021 às 08:01, WOZ Dods disse:

@felypeesilva83 Primeiramente, toda vez que for realizar testes você deve resetar sua BIOS (com o PC desconectado da tomada) pelo jumper CLR_CMOS por pelo menos 20 segundos. Após o reset de BIOS teste a memória em todos os slots. Observe que um slot pode estar danificado, que sua comunicação com o processador pode estar interrompida e isso ocasionará falhas. O processador também pode estar mal encaixado, mas para corrigir isso você precisa ter em mãos isopropanol (para limpar a pasta térmica antiga) e uma nova pasta de qualidade para aplicar (não use pasta genérica nem de silicone como a implastec). 

Aproveite para limpar os slots todos usando isopropanol e uma escova ou pincel (delicadamente, mas repetidamente). O isopropanol pode ser usado em abundância, pois não ataca metais e componentes. Após a limpeza aguarde dois minutos (ou até o produto secar) antes de tentar ligar o PC novamente, pois o isopropanol é inflamável.

Se após esses testes você não tiver sucesso, tente usar a memória de 8 GBs em cada um dos slots. Lembre-se de que a memória tem que ser inserida verticalmente, mas para travá-la no lugar você deve pressionar um lado de cada vez até ouvir um "click".

Se a memória nova não funcionar mesmo após esses testes e reparos, então acione a troca dela. Lembrando que memórias são extremamente frágeis e um simples impacto sobre a mesa pode causar danos permanentes. Tome cuidado no manuseio delas sempre.

Ps.: Se a memória for de marca genérica, pode ser a má qualidade de fabricação que a danificou prematuramente (memórias costumam durar a vida inteira do PC), mas uma fonte de má qualidade sempre vai danificar componentes prematuramente. Ter certeza de que a fonte é adequada e de qualidade é imprescindível para evitar danos ao seu equipamento. Além disso, nunca use estabilizador.

Sobre o Windows não permitir o uso da memória quando a detecta, você pode rodar o memtest86 (via pendrive bootável) para saber se ela está danificada.

Eu rodei o memtest86 ele não identificou o pente de 8gb.

Fiz tudo isso q você falou aí mais mesmo assim a memória não voltou a funcionar.

Creio que ela esteja realmente com defeito.

O jeito vai ser comprar outro pente de memória mesmo.

Obrigado pelas dicas.

• Curtir 1
Link para o comentário

@felypeesilva83 Compre pentes das marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e Adata/XPG. São as mais duráveis e menos propensas a defeitos. 

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Redes-Wi-Fi-capa-3d-newsletter.png

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!