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Trafo com 2 bobinas no secundário


fauzisp

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1 hora atrás, fauzisp disse:

Renato, o som que sai no falante é um zumbidinho quase imperceptível ... só colando o ouvido pra ouvir ... 

Ótimo, é assim que deve ser.

1 hora atrás, fauzisp disse:

Aproveito pra outra questãozinha: com a elevação da tensão de 110v para 127v não é recomendável alterar o valor de componentes, como por exemplo R16 de 50 para 56ohms, ou isso é irrelevante.

Válvulas por serem alimentadas com tensão alta tem uma tolerância muito grande na alimentação.

Porém você tem duas alternativas, trocar os capacitores da fonte ou subir esse resistor.

Depois de um tempo, caso você use o rádio. Os capacitores podem dar problema (afinal já são velhinhos), pois a tensão de alimentação fica muito em cima do especificado.

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Renato, já troquei todos os 3 capacitores eletrolíticos e todos os a óleo, além do diodo e alguns resistores que estavam queimados. Continua na mesma ... Você acha que devo trocar também os restantes (tubulares e mica)?

Não tem aquele lance de encostar a mão (usando uma ferramenta) num determinado ponto do circuito como se "injetando" um sinal, para ver se o amplificador dá sinal de vida? 

Se possível, quais os pontos onde devo(posso) fazer isso?

 

 

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17 horas atrás, fauzisp disse:

Você acha que devo trocar também os restantes (tubulares e mica)?

Não. 

17 horas atrás, fauzisp disse:

Não tem aquele lance de encostar a mão (usando uma ferramenta) num determinado ponto do circuito como se "injetando" um sinal, para ver se o amplificador dá sinal de vida? 

Tem, mas neste rádio vai tomar choque se fizer isso. 

 

De acordo com o esquema, teste a continuidade das bobinas. Foi a única coisa que sobrou. Se tiver alguma aberta ou em curto com o outro lado o rádio não funciona de jeito nenhum. 

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Renato, beleza? Fiz algum progresso agora há pouco. Depois de seu comentário fiz uma conferência nas ligações e a besta aqui tinha esquecido de ligar a tensão no anodo da retificadora. Ai não ia funcionar nunca mesmo.

Antes de ligar resolvi aumentar um pouco o valor do R16 de 50ohms para 69ohms (47 + 22 em série) pois era o que eu tinha em mãos. 

Também mantive desligada aquela ligação entre os pinos 6 e 5 conforme você comentou. 

Consegui sintonizar umas 4 ou 5 estações nos 31 metros, com som bem baixo. Não está roncando nem nada, apenas o volume está baixo.

Em ondas médias e 49 metros não consegui sintonizar nada.

Será que tem perigo conectar os pinos 6 e 5? 

Um outra dúvida: Ali na placa onde está instalado o variável saem 2 fios externos para antena. Porém no circuito só aparece uma antena.

Mas já foi uma felicidade ouvir uma musiquinha nele, mesmo que baixinho.

 

 

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2 horas atrás, fauzisp disse:

Em ondas médias e 49 metros não consegui sintonizar nada.

Se funciona a outra faixa, aí pode ser bobinas, mau contato na chave seletora ou bobina quebrada. 

2 horas atrás, fauzisp disse:

Será que tem perigo conectar os pinos 6 e 5? 

Vai atrapalhar no funcionamento do transformador que esquenta as válvulas. Melhor não mexer. 

2 horas atrás, fauzisp disse:

Um outra dúvida: Ali na placa onde está instalado o variável saem 2 fios externos para antena. Porém no circuito só aparece uma antena.

Tem a possibilidade de ser antenas de 300 ohm, assim se usa duas varetas (tipo V das TVs antigas). 

Ou então é 75 ohm com uma vareta, mais aterramento. 

Tem que ver qual é a ligação que tem aí. 

2 horas atrás, fauzisp disse:

Mas já foi uma felicidade ouvir uma musiquinha nele, mesmo que baixinho.

Menos mal, significa que as bobinas de FI estão boas. 

Mas também podem estar desreguladas, agora sim com o rádio funcionando você pode mexer naquela que já foi mexida. Veja se o volume aumenta girando o ferrite, se isso acontecer deixe na posição de mais alto volume. 

 

O próprio potenciômetro de volume pode estar sujo ou com mau contato atrapalhando o áudio. 

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Caro Renato, fui tentar mexer na bobina osciladora. É uma daquelas bem pequenas, diâmetro de 6mm aproximadamente. Examinei bem e constatei que alguém danificou a fenda que deveria existir no ferrite, ficando impossível de fazer ajuste. Apertaram o ferrite foi até o final do curso e acho que nessa operação danificaram a parte onde deveria estar a fenda. Complicou. Acho que a cera derretida entrou nos fios de rosca da bobina e colou ali.

Tô pensado em retirar essa bobina da placa de fenolite, desoldando os fiozinhos dela e e ai com espaço analisar o que fazer. Talvez "soldar" um ferrinho no topo do ferrite com um pinguinho de cola epoxi e depoi de curada tentar rosquear.

Ou mesmo fazer um furinho com uma broquinha de 1mm ou até menos no centro do ferrite com a micro retífica e soldar com epoxi um eixo e tentar virar.

Serviço de neurocirurgião.

É a bobina osciladora de 530Kc.

O potenciômetro está bom.

 

 

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5 minutos atrás, fauzisp disse:

Tô pensado em retirar essa bobina da placa de fenolite, desoldando os fiozinhos dela e e ai com espaço analisar o que fazer. Talvez "soldar" um ferrinho no topo do ferrite com um pinguinho de cola epoxi e depoi de curada tentar rosquear.

Ou mesmo fazer um furinho com uma broquinha de 1mm ou até menos no centro do ferrite com a micro retífica e soldar com epoxi um eixo e tentar virar.

As duas alternativas tem quase 100% de chance de não funcionar, principalmente a segunda. 

Mas tente, já não tem mais nada a perder. Encontrar outra bobina dessas é praticamente impossível, elas são exclusivas de cada rádio. 

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É Renato, não sai nem a pau. A única coisa que acho que é possível fazer é tentar trocar o ferrite. Penso em retirar o ferrite emperrado (vai estragar é claro) e fazer uma rosca com um cossinete num ferrite novo. Achei um bastão de ferrite de 6mm no ML que pode dar certo.

Você acha que tem alguma possibilidade de dar certo?

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  • Membro VIP
Em 23/08/2021 às 16:18, fauzisp disse:

Apertaram o ferrite foi até o final do curso

Num episódio "não muito recente" que me lembrei... alguém achou que os parafusos das bobinas de um radinho estavam frouxos e apertou até o fim.. resultado óbvio.. rádio inoperante. Com quase zero conhecimento na época  e meio que por intuição consegui fazer aparecer o som fazendo reajustes

 

8 horas atrás, fauzisp disse:

não sai nem a pau.

No meu confortável . de vista penso ser impossível é não sair ou mover ou do gênero - mas claro respeito a limitação alheia. Se achar que deve publique fotos.

 

 

2 horas atrás, fauzisp disse:

poderia mandar a bobina pra você

 

Isso não era necessário e não, não é necessário. A ideia era tentar somar com ajuda das fotos que você publicaria. Enfim...

Incrivelmente 'suspeitei desde o princípio'... boa sorte.

 

8 horas atrás, fauzisp disse:

fazer uma rosca com um cossinete num ferrite novo.

Ele não permite rosca sem quebrar. É algo como um vidro.

  • Obrigado 1
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Caro amigo If.

Se o amigo pudesse tentar fazer girar o ferrite eu poderia mandar a bobina pra você. Talvez você consiga o que eu não estou conseguindo.

Quanto a fazer a rosca num ferrite novo, na minha ignorância, eu considero que o ferrite não é como vidro. Se assemelha mais a um grafite mais rígido. Caso não seja possível fazer a rosca poder-se-ia cogitar de apenas fazer um ou mais de um ressalto(s)  para servir de guia. Mas quem sou eu pra duvidar do seu conhecimento.

 

  • Triste 1
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Achei até um vídeo de usinagem de ferrite, mas não foi permitido colocar o link aqui. Mas é digitar "Turning Ferrite on a Lathe (Usinagem das peças de ferrite)" no youtube.

Ele usa uma ferramenta de metal duro (wídea). Ele usou um dente de serra de marceneiro para fazer a ferramenta (inserto).

O cossinete não é de wídea mas sim de HSS (aço rápido). Na minha tentativa eu furei o bastãozinho de ferrite da bobina usando uma broquinha de 1mm de HSS, o que me anima a tentar fazer rosca com cossinete.

A ver.

 

 

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  • Membro VIP

Viu só? Nem doeu.

Pena que você meio que destruiu a bobina. Vai ter dificuldade em remontar (sem menosprezar sua capacidade, claro) e achar idêntica penso ser bem desafiador. O ferrite era preso por cera ou do gênero. Uma ideia que te daria se tivesse visto as foto antes de você detonar era aquecer com cuidado um pouco o ferrite com uma ponta de soldador. A ideia de fazer a fenda foi boa mas a da rosca nem tanto pois o ferrite é frágil como um vidro (corrigindo/complementando)... me lembro de ter quebrado 1 quando fui furar... portanto registro conhecimento empírico apenas.

 

Cultura inútil... esta bobina de fi era enrolada com fios litz wire (https://en.wikipedia.org/wiki/Litz_wire) no formato registrado na minha vaga lembrança honeycomb (https://en.wikipedia.org/wiki/Basket_winding) 😁

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Bom, agora já era mesmo. Acabei de destruir tudo, claro que preservando a bobina. O ferrite que comprei já chegou. É liso e mede 6mm de espessura. Realmente não dá pra fazer rosca, a não ser que tivesse cossinente de wídea, mas acho que isso nem existe. rsrs

O ferrite original media 5,5mm.

Pergunto:

1. o plástico roscado que envolvia o ferrite só tem a função de possibilitar o ajuste através da rosca não é?

2. essa diferença de 0,5mm entre o ferrite original e o novo vai influenciar na calibração?

3. o comprimento do ferrite tem alguma relevância?

 

Minha ideia é colar um parafuso fininho no topo e fazer um suporte em "U" rosqueado na parte de cima, de forma que girando o parafuso o ferrite se desloque dentro da bobina.

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5 horas atrás, fauzisp disse:

Minha ideia é colar um parafuso fininho no topo e fazer um suporte em "U" rosqueado na parte de cima, de forma que girando o parafuso o ferrite se desloque dentro da bobina.

Tome cuidado, pois o parafuso se for de metal vai interagir com a bobina. 

Ele parado lá é a mesma coisa de um ferrite parado no mesmo lugar. 

 

Seria melhor colar um palito de plástico ou madeira no seu ferrite pra regular a altura, depois de regulado só colar o palito na carcaça da bobina. 

Pode usar vela derretida pra segurar no lugar. 

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  • Membro VIP

Uma vez ajustado, o metal do parafuso não deve incomodar. Mas de fato me lembro vagamente que aquele parafuso não era magnético

IF2.jpg?_x_tr_sch=http&_x_tr_sl=auto&_x_

http://www.py2bbs.qsl.br/if_tube_transformer.php

 

14 horas atrás, .if disse:

Havia bobinas assim também...

IF1.jpg?_x_tr_sch=http&_x_tr_sl=auto&_x_1.jpg>1k.txt 😜

Quem inventou a máquina do tempo te copiou no passado 🤪

15 horas atrás, fauzisp disse:

um suporte em "U" rosqueado na parte de cima, de forma que girando o parafuso o ferrite se desloque dentro da bobina.

 

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Renato, valeu pela dica. Ontem a noite eu deixei o parafuso de metal colando. Hoje cedo vi sua mensagem. Foi até bom porque a Araldite não grudou no ferrite. Esse material é terrível mesmo. Tentei fazer rosca num palito de plástico mas não consegui ainda. Na madeira vai dar pra fazer tranquilo. Até fiz rosca de 5/32" num palito de churrasco, mas é uma madeira muito ruim (pinus). Vou fazer numa madeira melhor, talvez jacarandá ou bálsamo. Só preciso estudar essa lance da cola. Pode ser que o araldite esteja vencido. Vou testar superciano.

 

If. 

 

Pois é, nunca tinha visto essa bobina, mas a necessidade faz a gente pensar e "inventar" até coisa que já existe.

En afinei o bastão de ferrite e deixei numa espessura média do ferrite antigo que era roscado.

Depois de pronto posto uma foto aqui.

 

Valeu amigos.

 

 

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Bom dia ... o parafuso colou!! Agora vou partir pra montagem e testes.

Conforme vocês comentaram, essa questão da indutância deve ser realmente é critica. Precisaria de instrumentos adequados para medir. Talvez assim no ensaio-erro seja difícil calibrar. 

Gostaria de saber o que significa essa medida de 530 Kilociclos indicada no diagrama para essa bobina?

A inoperância ou supressão dessa bobina impede o funcionamento de todas as bandas ou só de uma banda?

Antes de colar a bobina no carretel eu posso tentar ajustes tanto deslizando o ferrite quanto deslizando a bobina. É isso mesmo ou já posso colar a bobina no carretel mais ou menos na posição original?

 

 

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2 horas atrás, fauzisp disse:

Gostaria de saber o que significa essa medida de 530 Kilociclos indicada no diagrama para essa bobina?

Kilociclos = kilohertz. 

É a frequência que começa as ondas médias, por isso que essa faixa não funcionou. 

No caso a bobina deve ser ajustada pra essa frequência com o variável no mínimo. 

Sem aparelhos, é só encontrar uma rádio próxima dessa frequência pra fazer o ajuste. 

2 horas atrás, fauzisp disse:

Antes de colar a bobina no carretel eu posso tentar ajustes tanto deslizando o ferrite quanto deslizando a bobina. É isso mesmo ou já posso colar a bobina no carretel mais ou menos na posição original?

Coloca a bobina na posição original e quando for regular mexa só no ferrite. 

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Beleza Renato, obrigado mais uma vez.

Olha ela ai:

O encapsulamento fiz com tubo de caneta Bic. O comprimento desse "carretel" ficou em 24mm. Depois de canseira danada consegui fixar no fenolite do variável e soldar as ligações. Nem deu tempo direito de fazer algum teste, mas já sintonizei 2 emissoras em AM, porém o som continua baixinho.

A noite vou fazer mais testes e tentar ajustes.

O duro é que estou testando sem antena externa e acho que isso tá atrapalhando um bocado.

Se eu fizer uma long wire posso fazer com fio esmaltado de 0,8mm, que é o que tenho a mão?

Também fiz uma loop mas estou aguardando chegar o capacitor.

As válvulas novas chegaram mas não mexi com elas ainda, pois não sei se adianta trocar e nem qual trocar primeiro se for o caso.

 

 

20210827_115628.jpg

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