Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trafo com 2 bobinas no secundário


fauzisp

Posts recomendados

Bem amigos (como diria o Galvão),

Ontem e hoje mexi com o rádio, mas o problema do volume baixo persiste. Tentei até substituir as válvulas mas continuou na mesma. Conforme o Renato já falou, não devem ser problema delas não.

Porém, apareceu um fato novo. O potenciômetro --- que eu tinha dito que estava bom, porque ao girar o chiado aumentava suavemente -- não está com a resistência correta. A medição com o multímetro não alcança os 500k indicado no diagrama, mal chega na metade. 

Será que pode ser isso? Caso eu tenha que comprar outro, ele tem alguma potência adequada ou qualquer um de 500k vai servir?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fauzisp disse:

A medição com o multímetro não alcança os 500k indicado no diagrama, mal chega na metade.

As vezes o potenciômetro pode ter sido trocado, ou mesmo a fábrica fez alteração no projeto do rádio. 

A resistência total do potenciômetro não influencia muito na função de volume. 

 

Para tirar as dúvidas deve medir de todas as formas. 

Meça entre as pontas para ver a resistência total. 

E depois o pino do meio com ambos os lados, nesse teste com as pontas de prova encostadas gire o cursor para ver se há mau contato. 

 

1 hora atrás, fauzisp disse:

Caso eu tenha que comprar outro, ele tem alguma potência adequada ou qualquer um de 500k vai servir?

Qualquer um de 500k serve, mas que seja do mesmo tamanho desse aí pelo menos. Nessa época usavam o tamanho grande, que hoje praticamente está em desuso. 

Talvez hoje seja mais fácil procurar pelo valor de 470k que é praticamente a mesma coisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato,

Acabei de medir o potenciômetro: nas extremidades 63,8K. Do meio para uma extremidade vai de zero a 65, medição que se repete do meio a outra extremidade. Oscila um pouquinho, coisa de uns 5k pra mais ou pra menos, mas isso deve ser normal. O cursor não tem tem mau contato.

Tá bem estranho, porque o potenciômetro tem o valor gravado nele: 500k

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho mesmo, pois quando queima a resistência costuma aumentar. 

Esse aí devem ter trocado somente a pista talvez pra manter a chave. 

 

Esses rádios têm a impedância bem alta, talvez o potenciômetro esteja realmente cortando o áudio. 

 

Faça um teste, coloque o potenciômetro lá mas não ligue o terminal do terra, o som deve sair no último volume talvez até distorcido. 

Se isso ocorrer pode trocar o potenciômetro pelo correto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato, já comprei um potenciômetro ... chega na 3a. feira.

Aproveito pra postar fotos do rádio. De repente aparece alguma coisa errada. Esse cabo amarelo mais grosso acho que é uma entrada auxiliar, pois tem um plugue que vai fixado na tampa traseira. Talvez pra ligar um toca-discos.

 

20210829_191205[1].jpg

20210829_191501[1].jpg

20210829_191437[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigos,

O potenciômetro chegou, já instalei e não melhorou nada ... o som continua baixinho.

Antes de perguntar alguma coisa, relato que a resistência encontrada no potenciômetro velho, depois de retirada do circuito, foi substancialmente alterada, marcando nas extremidades um pouco mais de 600k, e das extremidades para o meio de zero a esse valor também. Ou seja, o potenciômetro estava bom. 

O potenciômetro novo, fora do circuito, marcou 530k nas extremidades e de zero a 530k do centro para as extremidades.

Colocado no circuito, essa resistência diminiu para 60k aproximadamente 

Será que isso tá certo?

Sugerem algum outro procedimento para testar?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite amigos,

Bem, o que fiz foi usar um pequeno amplificador (caixinha de som de computador) e ligar no potenciômetro do rádio. Ai o som saiu mais alto nas caixinhas de som, sinal que o problema está na etapa de amplificação.

Amanhã vou tentar testar o transformador de saida, ligando uma lâmpada em série no primário e depois no secundário pra ver se acho alguma coisa errada com ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/09/2021 às 20:04, fauzisp disse:

Amanhã vou tentar testar o transformador de saida

Se esse trafo tivesse ruim, o alto falante nem dava sinal. Com transformador não tem meio termo. 

 

O defeito está nos componentes envoltos da válvula V3. 

Pode ser o C21, C22, R6 e R14 abertos ou com mau contato. 

C17 e C23 podem estar em curto. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok ... vou aguardar chegar meu smart multimetro para testar esses capacitores.

Também fiz outro teste, injentando o sinal do celular na grade da válvula amplificadora e o som saiu legal, o que significa que a etapa de amplificação está boa.

Também tô achando que pode ser calibração das bobinas de FI e isso não tem como eu fazer (não tenho instrumentos e nem conhecimento suficientes).

Só vou mesmo testar esses últimos componentes que você citou e caso estejam bons vou me dar por satisfeito pelo conhecimento adquirido. Aqui na minha cidade não tem nenhum técnico que possa calibrar pra mim e mandar pra fora não compensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...