Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Provedoras de internet agindo de má fé


Posts recomendados

Boa tarde galera;

Estou com uma dúvida pertinente referente a minha internet.
Atualmente, meu plano é de 500mb fibra óptica, e em certos momentos, tenho travamentos em vídeos, e percebo downloads lentos.
Fazendo testes de velocidade, me deparo com situações variadas:
-Opção 1:

Internet lenta, faço o teste de conexão, e me retorna a velocidade de 550, e as vezes até 600mb de internet. 
Mas como é possível? Minha internet está travando em diversas plataformas.
-Opção 2: A internet está lenta, e pelo teste de velocidade, está chegando o contratado, ligo para a operadora e dizem que está tudo certo, ou passam a conversa de que pode ser algo causando interferência, sendo que os únicos aparelhos eletrônicos são meu roteador, e meu PC.

Os testes mencionados foram feitos via cabo no PC, nos seguintes sites:
https://www.speedtest.net/pt
https://fast.com/pt/

+ teste de velocidade do google, encontrado quando se busca por algum teste de velocidade.

 

Estou ciente de que algumas variações nos cálculos podem ocorrer, mas me intriga pois já tive problemas de má fé com minha fornecedora de internet, tais como fornecer um aparelho roteador incapaz de suportar meu plano. Eu tinha os mesmos 500mb, e me forneceram um roteador que suportava no máximo 250mb. Descobri e questionei, após isso, consegui receber a internet justa que eu pago.

 

 

Minha dúvida é se, é possível, e como eu posso descobrir que as operadoras manipulam as informações de alguma forma, fazendo com que nos testes cheguem o contratado, mas na realidade, a velocidade recebida é inferior? Com algumas pesquisas descobri que existe a possibilidade de fazerem um TRAFFIC SHAPING, mas como posso descobrir?
Agradeço desde já a atenção de todos vocês, abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Emanuel C A Floriano é problema de rota, você pode ter os 500 mega chegando, mas ter ping bem alto nos jogos, você vai abrir um site e parece que ele demora pra estabelecer uma conexão, etc etc, é problema de rota com provavelmente perda de pacote. Pra mim tinha isso também, liguei falando desses exatos problemas e me responderam que realmente estavam com problema de rotas mas que já estavam arrumando, 3 dias depois melhorou magicamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hugo200 150mega e mais do que o suficiente pra ser considerado bastante kk, repetindo, não tem nada que você como usuário possa fazer, tem que ligar na provadora e reclamar de problema de rota, perda de pacote, ping alto, etc. até por que se você mexer demais e desconfigurar algo e perder a conexão, as provedoras cobram pra arrumar (ja fiz isso kkkkk)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Emanuel C A Floriano disse:

Boa tarde galera;

Estou com uma dúvida pertinente referente a minha internet.
Atualmente, meu plano é de 500mb fibra óptica, e em certos momentos, tenho travamentos em vídeos, e percebo downloads lentos.
Fazendo testes de velocidade, me deparo com situações variadas:
-Opção 1:

Internet lenta, faço o teste de conexão, e me retorna a velocidade de 550, e as vezes até 600mb de internet. 
Mas como é possível? Minha internet está travando em diversas plataformas.
-Opção 2: A internet está lenta, e pelo teste de velocidade, está chegando o contratado, ligo para a operadora e dizem que está tudo certo, ou passam a conversa de que pode ser algo causando interferência, sendo que os únicos aparelhos eletrônicos são meu roteador, e meu PC.

Os testes mencionados foram feitos via cabo no PC, nos seguintes sites:
https://www.speedtest.net/pt
https://fast.com/pt/

+ teste de velocidade do google, encontrado quando se busca por algum teste de velocidade.

 

Estou ciente de que algumas variações nos cálculos podem ocorrer, mas me intriga pois já tive problemas de má fé com minha fornecedora de internet, tais como fornecer um aparelho roteador incapaz de suportar meu plano. Eu tinha os mesmos 500mb, e me forneceram um roteador que suportava no máximo 250mb. Descobri e questionei, após isso, consegui receber a internet justa que eu pago.

 

 

Minha dúvida é se, é possível, e como eu posso descobrir que as operadoras manipulam as informações de alguma forma, fazendo com que nos testes cheguem o contratado, mas na realidade, a velocidade recebida é inferior? Com algumas pesquisas descobri que existe a possibilidade de fazerem um TRAFFIC SHAPING, mas como posso descobrir?
Agradeço desde já a atenção de todos vocês, abraços.

É possível fazer trafic shapping de diversas maneiras.  Como a velocidade bate o contratado, pode ser rede defasada, sem manutenção, ai é problema físico mesmo, você não vai conseguir descobrir ou provar que o provedor esta manipulando sua conexão sem que ele queira mostrar isso, o que resta é monitorar e ter as anotações de tudo, pra poder falar com o provedor.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

infelizmente esses testes de velocidade já foram burlados pela operadora e não servem pra mais nada.

faz um download de qualquer arquivo do servidor da microsoft, algum update de 600 mega ou mais, faz o download do iso do kurumin do ufpr, pesquisa por "kurumin ufpr" no google que é a primeira ocorrencia.

Baixar um "torresmo" de algo bastante popular tb dá uma ideia da velocidade da conexão porque o download será da velocidade máxima que a sua conexão aguenta.

aí o, minha conexão é de 100 mega e só baixa a 15, já reclamei , disseram que não tinha nada de errado , mas foi pra 30 mega.

agora Khou de novo

image.png.28a86e89262f89187fe23103ca5a5981.png

e microsoft é  mesma coisa, infelizmente o brasil é um país fecal, as coisas não funcionam como deveriam e não tem pra quem reclamar porque os responsáveis pela reclamação tb não funcionam.

 

clica em tamanho de arquivo duas vezes que você vai encontrar um arquivo de 1.6 giga, não precisa baixar tudo, só fica olhando a velocidade.

 

esse teste do google foi o que mais deu certo até hoje, mas os provedores não aceitam é claro.

 

https://www.google.com/search?q=teste+de+velicidade+de+internet&o que=teste+de+&aqs=chrome.1.69i57j69i59j69i61l2.2982j0j1&sourceid=chrome&ie=UTF-8

 

image.png.fcbf807de58a9ebff807c26db98818e4.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro, faça como o wagner disse. Faça downloads de lugares que não limitam a velocidade.

Os caras conseguem burlar esses testes de velocidades com pelo menos 2 formas: 

 

- Executante o teste direto do servidor deles, mesmo você acessando qualquer site 

- Dando um boost na conexão sempre que inicia um teste

 

Essas são formas que um conhecido que presta serviço para provedores me falou, mas vai saber se não tem outras. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Emanuel C A Floriano

Esses sites de testes não demostram a realidade. Pra mim não serve de nada. Nem pra testar o ping...porque como já falaram, o provedor pode aplicar filtragem de banda para diversos protocolos, sites, serviços etc e não filtrar esses sites de testes. Assim, sempre que você for lá e testar no site, vai bater a velocidade contratada.  

 

O que manda é o teste de uso real. Baixar um jogo, uma ISO de um sistema operacional, um jogo, assistir um video no youtube, netflix  ou outro serviço de stream. E o ping, eu gosto de testar diversos servidores e principalmente os de jogos que ja conheço. Assim já tenho uma referência. 

 

Quanto a velocidade: Já fiz testes rápidos com uma VPN e descobri que quando usava a vpn, alguns downloads eram mais rápido que se não estivesse usando! E olha que isso eu testei com vpn gratuito, que se não me falhe a memoria, na época, tinha um limite diário de download em MB e que era muito baixo. Porém no curto espaço de tempo que testava, dava para ver que baixava em uma velocidade superior. Talvez essa seja uma forma de testar se estão fazendo TRAFFIC SHAPING, mas não a única.

 

Tinha uma época que o pessoal tinha postado um link de um site e que se faziam alguns testes, mas não me aprofundei no assunto e não sei como eram esses testes.

 

Mas para testar a velocidade em planos maiores de velocidade, como no seu caso,  tem que fazer testes com servidores que tem muita banda sobrando do outro lado. E descobrir isso não é tão fácil assim também. Talvez servidores de jogos como da microsoft, Steam, origin ou outros servidores grandes de jogos e que estejam no Brasil. Baixar ISO da Microsfot direto pelo programa deles de baixar o Windows, ( Windows Creation tool) ou outro site deles que forneçam a ISO.

 

Tem que testar tudo isso em horários diferentes também. E se possível, passar todo o trafego da internet por um computador, antes de você passar por um roteador, assim você pode ver o uso real somado de todos os dispositivos da sua casa! Apesar que alguns roteadores fazem isso, mas pelo Windows, achei  mais prático vendo direto no gráfico de uso de banda do gerenciador de tarefas mesmo, já que estou muito acostumado com ele.

 

Agora, tem que ficar atento também ao seguinte, uma coisa é você testar por cabo, outra é testar por wifi. E, com velocidade maiores dos planos de FIBRA hj em dia, tem que tem um roteador apropriado para entregar mais que 100mbps por cabo (ou seja, por gigabit) e no WIFI, tem que ser roteador  5GHZ, porque a tradicional 2.4GHZ tem limitação, apesar de ir mais longe. Porém em ambos situações, testar velocidade no wifi é complicado porque  ele está sujeito a muito interferência. 

 

Referência para velocidade em tecnologia 2.4ghz e 5ghz: https://www.oficinadanet.com.br/internet/32268-wi-fi-2-4-ou-5ghz-quais-diferencas-e-qual-devo-usar#:~:text=Resumo do 2.4Ghz&text=Velocidade máxima de conexão%3A ~ 150 Mbps.

 

Eu cheguei a testar três provedores de fibra e tinha acesso a outras casas com fibra, e pude ver na prática, pelo menos onde moro, a diferença entre eles. Existe uma propaganda muito grande em cima do nome FIBRA, dos termos 200 mbps! 400 mbps, 500 mbps!

 

Na prática, percebi que esses planos de 200 mbps ou mais, entregam muito bem em serviços de videos populares como NETFLIX, Youtube etc. porém, sacrificam por outro lado os downloads ou outro tipo de de uso. Assim, são planos de 200 mbps, por exemplo, mas para uso diverso, dificilmente, dependendo do horário, baixando no máximo da conexão. 

 

Aqui cheguei a testar mais de 10 dispositivos usando o youtube, muitos videos ao mesmo tempo, e todos, praticamente todos, na maior parte do tempo entregavam próximo da banda contratada, exceção foi no comecinho da pandemia com todo mundo em casa. Mas antes eu ja fazia uns testes em relação a isso e fiz depois também.

 

Até meu provedor atual, de uma empresa Grande, muito melhor que outros dois provedores pequenos que eu  tinha antes, dão uma engasgadas durante a  noite, no horário de pico. Algumas vezes, nem baixar a iso do Windows eu conseguia direito, nem somando conexões de vários computadores, cheguei próximo a velocidade contratada. porém isso foi só alguns dias nesse provedor grande. 

 

Notei uma diferença muito grande na troca dos provedores pequenos pelo grande foi na latência: a noite hj não perco pacote e a latência está praticamente como durante o dia. Enquanto nos outros dois eu sofria com aumento da latência a noite e com uma perda de pacotes. porém com um dos pequenos a perda de pacotes a noite era muito grande e me impossibilitava de jogar. 

 

E provedor mente sim, porque um deles, insistia em negar que a latência estava alta durante a noite para qualquer ip, a  partir de um ponto da internet. Seja de jogos e outro qualquer que respondia ping. Quando  ia jogar já abria uns 30 prompt de comando para pingar diversos servidores e ter certeza que não era apenas o do servidor do meu jogo com latência alta. Crie até um bat que disparava para vários pings para diversos servidores de uma vez apenas com um click! Desde ao meus equipamentos internetos e todos os ips da rede dos meus provedores que respondiam ao ping e diversos IPs na internet! 

 

 No começo da pandemia, um deles, cheguei a ter média de 100 ms a noite para qualquer ip na internet ( ip do rotedor, do modem ou os primeiros dentro da rede deles não contavam)! E eles só negavam, não aceitavam!

 

Dessa forma, acho provar para o provedor que há perda de pacotes e uma  latência alta é mais fácil. porém provar a velocidade já acho mais complexo e difícil.  Tem que testar muito e achar formas, como no caso da VPN, de que a velocidade, mesmo somando todos os dispositivos é baixa e não chega na contratada. 

 

Esse site da UFPR as vezes baixo ele no talo talo aqui! Se alguém souber mais sites ou servidores que possibilitam baixar arquivos, programas ou ISO, e que tenham boa banda, postem aqui! 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Emanuel C A Floriano disse:

Boa tarde galera;

Estou com uma dúvida pertinente referente a minha internet.
Atualmente, meu plano é de 500mb fibra óptica, e em certos momentos, tenho travamentos em vídeos, e percebo downloads lentos.
Fazendo testes de velocidade, me deparo com situações variadas:
-Opção 1:

Internet lenta, faço o teste de conexão, e me retorna a velocidade de 550, e as vezes até 600mb de internet. 
Mas como é possível? Minha internet está travando em diversas plataformas.
-Opção 2: A internet está lenta, e pelo teste de velocidade, está chegando o contratado, ligo para a operadora e dizem que está tudo certo, ou passam a conversa de que pode ser algo causando interferência, sendo que os únicos aparelhos eletrônicos são meu roteador, e meu PC.

Os testes mencionados foram feitos via cabo no PC, nos seguintes sites:
https://www.speedtest.net/pt
https://fast.com/pt/

+ teste de velocidade do google, encontrado quando se busca por algum teste de velocidade.

 

Estou ciente de que algumas variações nos cálculos podem ocorrer, mas me intriga pois já tive problemas de má fé com minha fornecedora de internet, tais como fornecer um aparelho roteador incapaz de suportar meu plano. Eu tinha os mesmos 500mb, e me forneceram um roteador que suportava no máximo 250mb. Descobri e questionei, após isso, consegui receber a internet justa que eu pago.

 

 

Minha dúvida é se, é possível, e como eu posso descobrir que as operadoras manipulam as informações de alguma forma, fazendo com que nos testes cheguem o contratado, mas na realidade, a velocidade recebida é inferior? Com algumas pesquisas descobri que existe a possibilidade de fazerem um TRAFFIC SHAPING, mas como posso descobrir?
Agradeço desde já a atenção de todos vocês, abraços.

Poderia citar a sua infraestrutura, como notebook, cabos, roteador?  Testou no cabo ou WIFI? Já usou um outro sistema operacional ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde já, muito obrigado pelos comentários pessoal.
Já estou testando com downloads para fazer o teste real.

Quanto a minha infraestrutura @homem massa , já teste com meu celular, meu PC, notebook da minha namorada, etc.
Mas os principais foram: Meu celular e PC.

Meu celular: Xiaomi Redmi Note 9
Conectado ao Wifi 5G, a +/- 1.5m de distância do roteador.

Meu PC: placa-mãe biostar a320mh
Processador Ryzen 5 3350g
16ram 2600hz
SSD 240gb

 

Testes feitos via Cabo. Cabo comum, aqueles azuis convencionais com ponteiras grimpadas de forma "caseira"
-------

 

Falando em meus dispositivos, para meu celular, cheguei a tentar contato com a Xiaomi Brasil, para descobrir o quanto meu celular suporta via 5G. Pois nos testes atuais, estão chegando a no máximo 300mb de download e 150mb upload.
Sem sucesso, a ligação é sempre direcionada, e quando chega a equipe de suporte, somente te ajudam com o que precisa se você comprou com eles, diretamente do varejo ou algo do tipo.
Fingi ter interesse em comprar, indo para outro canal de telefone. Mas aí não sabiam me informar. Ou diziam que não possuía a tecnologia 5G. Questionei como era possível se eu estava conectado a uma rede Wifi 5G, desta forma então, disse que por Wifi poderia existir a possibilidade de se conectar via 5G mas a sua velocidade não era garantida.


Fiz uma imensa pesquisa para descobrir quanto meu celular suportava, mas sem êxito. Fora que a provedora agora diz não garantir os testes a não ser via cabo.
Não sei se por ligação ou no contrato inicial, me garantiram que seria a velocidade contratada somente via 5G ou via cabo. Como descobrir o que é de fato agora? Não sei 😕

Baixando um filme que acredito ser famoso, alocagem de banda defini como alta, e forcei download. Coisas que dizem fazer o download ser maior.

 

27.5 é uma média de velocidade, já bateu 28, 25, 24mb/s
O que me dizem? acredito que deveria baixar 50mb/s, visto que tenho 500mb de internet, correto?

 


image.png.2f8e9725534d0a573169b4573a9a12b8.png

Gostaria de dicas para testar a conexão, por favor. O download pelo Chrome acredito não ser uma boa, talvez pelo servidor onde estou baixando ou algo do tipo. Onde mais posso testar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite caro amigo, realmente o valor do calculo nominal não bate na pratica 500/8= 62,5 MEGABYTE, parece que está dando uns 220 Mega, de Download e outra questão que você citou: "Testes feitos via Cabo. Cabo comum, aqueles azuis convencionais com ponteiras grimpadas de forma "caseira", pode ser um dos problemas não acha? Já testou com um cabo bom, como patch cord industrializados com um categoria 6, pegue um Furukawa. Bem aqui em casa, tenho em meus roteadores com dois links de internet com failover e com cabos categoria 6 e nos dois links de internet com categoria 8 comprado na Alliexpress. O Roteador são dois que fornece internet, um da AirPort Apple Time Capsule e um T-Plink C80 todos ligados ao meu UTM DSR-500N da D-Link com duas Vlans, bem a minha operadora é brisanet fibra de 400 Mega com o roteador da própria provedora um TP-Link C5 com wifi e o outro link com a cabo Telecom de 100 Mega que é um modem com wifi que eu desativei, quando faço os testes, os roteadores passam de 400 Mega e chega bater até no TP-link c80 em 5 GHz 500 Mega de vez em quando  na internet. Na questão sua, eu sinceramente, veja a questão dos cabos, ou um bom roteador para gerir isto. Em relação a internet e sites e youtube em 4k, netflix e entres outro, roda liso. tenho tambem, fazendo com função de repetidor em 5GHz um TP-LINK C6 V2 e um TP-LINK C60 em 2.4 GHz e estão muito bons, a casa fica toda com sinais bons. Futuramente passarei para sistemas mesh, mas tão cedo, a minha estrutura está boa, tão cedo vou trocar.

 

Observação: Pegue um roteador Gamer, vá de ASUS 68U ou se quiser um AX, com cabos categoria 6 ou 8 e seja feliz.

 

Observação 2: Navegue pela banda de 5Ghz.

 

Meus equipamentos:

 

ROTEEADORES 

 

https://www.tp-link.com/br/home-networking/wifi-router/archer-c80/

 

https://www.iplace.com.br/airport-apple-time-capsule-3tb-me182bza/153672

 

https://www.dlink.com.br/produto/roteador-de-servicos-unificado-dsr-500/

 

 

CABOS:

 

https://www.aliexpress.com/premium/cabos-categoria-8.html?d=y&origin=y&catId=0&initiative_id=SB_20210806182723&SearchText=cabos categoria 8

 

tenho aqui guardado para fazer testes nos clientes um Netgear r7500:

 

https://www.netgear.com/support/product/R7500.aspx 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Emanuel C A Floriano teste usando os mirrors do ubuntu por exemplo, para ver qual a velocidade. Use um acelerador para ver se consegue uma velocidade maior.

 

Os 27,5 MB/s neste aplicativo depende também da outra ponta, fora que muitos provedores já conseguem filtrar e limitar este tipo de tráfego. Tente usar a criptografia obrigatória para ver como fica.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

image.thumb.png.20d660b01ca5f4c432da688a2ce18558.png

Fiz algumas modificações em meu ambiente, para o roteador ficar próximo ao PC, e assim eu poder usar este cabo, ele veio com o roteador, que seria o de melhor qualidade que eu teria no momento. Mas de fato, um cabo de alta qualidade poderia descartar a possibilidade dos problemas pela provedora (ou não).
Meu aparelho roteador está em comodato, portanto acaba sendo viável aceitar o produto deles.

 

 

Agora começou a ser mais constante(mesmo com a troca do cabo de rede) a lentidão em vídeos. Youtube travado, demorando muito para carregar em 1080p, faço o teste imediatamente na internet, só para ver quanto "está chegando", e está batendo os 550mb... enfim, o mesmo acontecido de antes.

 

Contato o suporte da provedora, dizem que fazem algumas configurações e preciso analisar pra ver se melhora. Disseram que a princípio meu roteador está normal, e das configurações alteradas:
"Troquei o canal do wi-fi e o servidor de DNS padrão, Mas os antigos eram bons. Desliguei o SGI do 5g também"

Estou contatando novamente pois o problema persiste, vamos ver o que dirão
 

@dwatashi Certo, testarei isso sim, e retorno com a resposta aqui.


Peço desculpa a todos pela demora de resposta, ando um tanto apurado com a faculdade, mas quando sobra uma brecha venho aqui responder

@wagner2029 image.png.652683dcb17d8676ed018db3b5b47ca5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@wagner2029  

 

12,5mb/s  X 5(500mb) = 62,5

a velocidade aumenta gradativamente do download do kurumin, começando por 8mb, até no seu final chegar 54mb/s

o que me faz pensar, se tivesse mais para se baixar, será que ele chegaria ao seu máximo de 62mb/s? Não sei...

 

image.png.88cfbf42980f69bcd3770a2c836f2def.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Emanuel C A Floriano e quando baixa o arquivo inteiro a 10 megabits? As vezes caindo para 8 megabits mesmo perto do fim, megabits e não megabytes.

Baixei o arquivo várias vezes ao dia e fiquei olhando a velocidade até o download acabar sem nenhum outra guia aberta, em modo seguro com rede e conectado por cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Internet travando com vídeos novamente, fazendo o download do kurumin, bate estes 55,2mb. Parecido com os outros dias. Mas mesmo assim ocorre o travamento de um vídeo em 720p....

 

image.thumb.png.02b58e576b984821e063cfffcea91a64.png

Estou contatando a provedora novamente, estão falando em mandar uma visita técnica novamente, o que eu acho totalmente desnecessário, visto que a alguns dias atrás já vieram verificar as ponteiras da fibra, e em um atendimento remoto, me repassaram que a qualidade do meu roteador está ok.
Provavelmente se eu insistir, vão querer alegar sobre alguma "interferência"

 

 

 

--
Atualizando:
Falaram que se constatado que não existe problema por parte da provedora, aparelhos e fios, será cobrado uma taxa.

Falei que já foi feito a visita, refizeram as pontas do cabo da fibra óptica, e de forma remota foi notificado como meu roteador estar ok.
Já disse assim para demonstrar que o problema físico não existe, e não vejo como uma nova visita que pode acarretar em um custo adicional por ser um problema oculto, possa solucionar.

Farei uma reclamação no reclame aqui, e aguardar o que me respondam. Por lá o atendimento costuma ser um pouco mais refinado. Por que será né?😆😅

Postarei aqui as novas atualizações deste problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, faz um vídeo no seu canal do youtube e mostre os procedimentos de tudo, como drivers placa de vídeo, cabeamento, outra coisa, se você estiver navegando na banda de 5GHz, veja se está  em 80 MHz e potencia alta se tiver em 40 MHz, performance cai. Outra coisa, tente atualizar os plugins do seu browser

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...