Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

B450 Steel Legend + 5800X, frita o VRM?


Posts recomendados

Olá, estou com uma dúvida, atualmente tenho uma B450 Steel Legend + R7 3700x e funciona muito bem, porém queria saber se consigo utilizar um Ryzen 5800X sem que o VRM abra o bico e fique fazendo thermal throtle. Sei que um 5600x ela aguenta, pois já vi testes, mas não achei nada realmente afundo se tratando do 5800x em "heavy use"... Sei q o ideal seria pelo menos uma B550, mas como sei q a próxima geração de Ryzen vai trocar o socket, não investiria numa placa-mãe nova, caso surja oportunidade de troca de CPU... Ou se REALMENTE valeria a pena, visto q o 3700x ainda eh um baita processador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, RicardoMontoni disse:

Sei q o ideal seria pelo menos uma B550

 

O Ideal é uma placa-mãe bem construída, o chipset não quer dizer muita coisa. Tem b550 top assim como tem B550 fraca.
Levando em conta que ela suportou um Ryzen 7 3700x em overclock com temperatura relativamente amena no VRM, e inclusive um R7 2700 que é bem exigente, creio que o R7 5800x não deva ser problema, claro, isso é especulação, porém atente-se ao sistema de refrigeração do seu gabinete para evitar possíveis problemas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

O Ideal é uma placa-mãe bem construída, o chipset não quer dizer muita coisa. Tem b550 top assim como tem B550 fraca.
Levando em conta que ela suportou um Ryzen 7 3700x em overclock com temperatura relativamente amena no VRM, e inclusive um R7 2700 que é bem exigente, creio que o R7 3800x não deva ser problema, claro, isso é especulação, porém atente-se ao sistema de refrigeração do seu gabinete para evitar possíveis problemas.

No caso seria um 5800x. Em stock, sem over. Em relação a um b550, tomei como base a própria Steel Legend b550, visto q sou fã da ASRock xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RicardoMontoni Ryzen 7 3700x é um baita processador ainda em 2021 e vai continuar sendo durante algum tempo, imagina o 5800x. Não precisa se preocupar caso você troque a placa-mãe e a AMD troque de soquete em 2022~2023, o 5800x ainda vai ser um excelente CPU.

O que eu trocaria no seu sistema seria as memórias ram, pegaria de 3600MHz. 3000MHz é uma frequência considerada baixa para processadores de 5 geração da AMD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, RicardoMontoni disse:

No caso seria um 5800x. Em stock, sem over. Em relação a um b550, tomei como base a própria Steel Legend b550, visto q sou fã da ASRock xD

@RicardoMontoni @carbonii Erro de digitação. Texto editado.

 

Como dito anteriormente, não é o chipset que define qual processador a placa suporta, mas sim a qualidade de construção da placa.
No caso da Steel Legend com chipset B550 ela é bem mais robusta que a b450, e também que outros modelos que usam o mesmo chipset.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, carbonii disse:

@RicardoMontoni Ryzen 7 3700x é um baita processador ainda em 2021 e vai continuar sendo durante algum tempo, imagina o 5800x. Não precisa se preocupar caso você troque a placa-mãe e a AMD troque de soquete em 2022~2023, o 5800x ainda vai ser um excelente CPU.

O que eu trocaria no seu sistema seria as memórias ram, pegaria de 3600MHz. 3000MHz é uma frequência considerada baixa para processadores de 5 geração da AMD.

As memórias estão com over pra 3200, super estáveis, não quis forçar pra 3600... 😕. Mas eu sei q frequências mais altas seria bem melhor pros Ryzens, mas infelizmente faltou cash quando comprei elas kkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, RicardoMontoni disse:

As memórias estão com over pra 3200, super estáveis, não quis forçar pra 3600... 😕. Mas eu sei q frequências mais altas seria bem melhor pros Ryzens, mas infelizmente faltou cash quando comprei elas kkk.

Não custa nada tentar o over para 3466 ou 3600, ou mesmo mais... o máximo que acontece é o PC não ligar e você ter que resetar a BIOS, mas pior que isso não fica.

 

Em todo caso, essa placa-mãe serve para um 5800x, inclusive em over se você tiver resfriamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RicardoMontoni Se seu gabinete for bem ventilado e sua fonte for de qualidade, segura sim tranquilamente. Um bom VRM será a diferença entre uma placa-mãe que segura só o básico, em stock, ou aguentar OC. Se você é empolgado com OC então recomendo que procure uma MB com VRM mais robusto como a B550 Aorus Elite V2. Se não faz questão de OC uma B450 segura tranquilamente, mas talvez tenha dificuldade com o XMP. Uma A520M DS3H (MB simples) com 5600X e 5800X eu sei que segura com XMP a 3600 sem dificuldade por que já montei e os PCs rodam 24 horas sem dor de cabeça. 

 

Se observar a tabela abaixo (que infelizmente está desatualizada) verá que fora OC, na maioria dos casos você só precisa de um bom fluxo de ar.

 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1d9_E3h8bLp-TXr-0zTJFqqVxdCR9daIVNyMatydkpFA/edit#gid=611478281

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Imakuni disse:

Não custa nada tentar o over para 3466 ou 3600, ou mesmo mais... o máximo que acontece é o PC não ligar e você ter que resetar a BIOS, mas pior que isso não fica.

 

Em todo caso, essa placa-mãe serve para um 5800x, inclusive em over se você tiver resfriamento.

Eu faço pelo Ryzen master mesmo.

 

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@RicardoMontoni Se seu gabinete for bem ventilado e sua fonte for de qualidade, segura sim tranquilamente. Um bom VRM será a diferença entre uma placa-mãe que segura só o básico, em stock, ou aguentar OC. Se você é empolgado com OC então recomendo que procure uma MB com VRM mais robusto como a B550 Aorus Elite V2. Se não faz questão de OC uma B450 segura tranquilamente, mas talvez tenha dificuldade com o XMP. Uma A520M DS3H (MB simples) com 5600X e 5800X eu sei que segura com XMP a 3600 sem dificuldade por que já montei e os PCs rodam 24 horas sem dor de cabeça. 

 

Se observar a tabela abaixo (que infelizmente está desatualizada) verá que fora OC, na maioria dos casos você só precisa de um bom fluxo de ar.

 

https://docs.google.com/spreadsheets/d/1d9_E3h8bLp-TXr-0zTJFqqVxdCR9daIVNyMatydkpFA/edit#gid=611478281

Não sou de over xD. Só fiz over nas memorias, porque a frequencia original dela era 2666, bem baixa pros Ryzen, mas foi o que deu pra pagar na época.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, RicardoMontoni disse:

Eu faço pelo Ryzen master mesmo.

 

Não sou de over xD. Só fiz over nas memorias, porque a frequencia original dela era 2666, bem baixa pros Ryzen, mas foi o que deu pra pagar na época.

OC não se faz por software, ainda mais com relação à memória. Qualquer alteração, faça pela BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...