Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Virtualização e compatibilidade entre cpu e placa-mãe


Daivison

Posts recomendados

  • Membro VIP

Pessoal, boa tarde! Estou com uma dúvida e gostaria de saber se alguém pode me ajudar.

Se um processador é compatível com virtualização e uma placa-mãe não, isso me impede de rodar emuladores. Mas consigo executar programas como o virtualbox, vmware, etc.

Qual a explicação para isso? Alguém tem uma resposta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não necessariamente, mas o que ocorre é que alguns emuladores necessitam de acesso direto a recursos que são disponibilizados através do conjunto.

 

O que ocorre é caso o emulador necessite desse recurso e conjunto não oferecer é funcionar com menor performance ou não funcionar. Porque alguns emuladores conseguem também emular os acessos, mas gera um atraso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Daivison, emuladores e maquinas virtuais são software distintos, no quesito virtualização só é necessário que o processador tenha suporte a virtualização. a placa-mãe não interfere na  execução da maquina virtual. Já a emulação, dependendo do emulador, ele precisa de algumas tecnologias que talvez o seu hardware não possua para funcionara corretamente. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
6 horas atrás, ederlap disse:

a placa-mãe não interfere na  execução da maquina virtual.

 

Informação incorreta. A placa-mãe precisa ter opção para habilitar virtualização. Em alguns computadores de entrada, esta opção não existe e você não consegue ativar virtualização mesmo o processador suportando. Basta ver alguns tópicos no setor Notebooks do pessoal reclamando do notebook CCE com processador que teoricamente suporta virtualização mas que a máquina em si não habilita a virtualização.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Daivison Você pode verificar se há atualização de BIOS para a sua placa-mãe. Se, mesmo com a BIOS mais atual, não houver compatibilidade, a solução é a troca da placa-mãe por um modelo que suporte virtualização (tendo certeza absoluta que o processador suporta, rodando o CPU-Z, por exemplo).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...