Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a duração de um HD? placa eletrônica e peças mecânica? Qual previsão


Posts recomendados

Até hoje nunca peguei um HD que queimou a placa logica eletrônica, e sim mais problemas físicos na parte mecânica.

 

Hdd dão problema mais na parte mecânica e os programas dão para prever quando um HD vai dar defeito? morte súbita de HD existe? ( em parte mecânica ou eletrônica)...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • kifirefox alterou o título para Qual a duração de um HD? placa eletrônica e peças mecânica? Qual previsão

Fonte ruim, alta temperatura e pancadas no HD ou no gabinete são as principais causas de danos ao HD. Óbvio que não existe tal software milagroso, mas monitorando os parâmetros SMART é possível saber quando o HD fica pouco confiável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@kifirefox Geralmente as falhas mecânicas começam a aparecer em 8 anos ou mais, mas isso varia muito de usuário para usuário, de volume e carga de uso. Um HD mal instalado, que foi submetido a vibrações, que superaqueceu, que foi alimentado por uma fonte de má qualidade, dentre tantas outras mazelas do usuário, geralmente vai falhar muito antes da sua vida útil média.

As falhas de circuito podem aparecer prematuramente por diversas razões, desde a qualidade dos componentes até o uso. É difícil de prever quando é que uma falha catastrófica vai ocorrer, pois a maioria dos discos que já vi que foram bem cuidados estavam com saúde perfeita em um dia e mortos no outro quando falharam.

 

Tem algumas empresas que são especializadas em comparar a vida útil de HDs, mas eles fazem isso em ambientes corporativos de uso muito intenso, então isso não é exatamente reflexo do que acontece com o usuário doméstico. No geral HDs de uso doméstico vão durar de 8 a 12 anos de uso comum, mais do que isso em uso esporádico.

No ambiente corporativo os mais duráveis são toshiba e western digital, o menos durável é seagate. Tem uma quarta marca que nunca vi para comprar, então sequer cito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @kifirefox, trabalho com servidores ligados 24x7 direto, e por experiência  os HDs  começam a dar problemas a partir de 2 anos de uso intenso, tem casos que ocorrem antes e já vi casos de durarem mais de 8 anos direto! No site dos fabricantes existe informação do tempo médio de vida util em horas, é só dar uma conferida.

Na maior parte o problema é mecânico (plattres ou cabeças de litura/gravação), mas placa logica acontece também em menor quantidade. Na maioria das vezes os HD da indicio de defeito, mas tem caso da maquina congelar, reiniciar, e o HD já era ...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Curso de Redes MikroTik

LANÇAMENTO!

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER!

* Este curso não é ministrado pela equipe do Clube do Hardware.