Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 3700x Undervolt


Posts recomendados

Olá, não entendo muito sobre undervoltz, descobri isso recentemente. Alguém que tenha esse processador ou que entenda do assunto pode me dizer se é seguro fazer? Eu fiz um breve teste, coloquei offset em -0.08 ( Na BIOS fica 0.08125 ) Após isso fiz alguns testes e minha temperatura reduziu e a pontuação no cinebench subiu, mas logo depois voltei tudo as configurações originais, porque não sei se isso pode ser prejudicial ou não para o processador a longo prazo, pois está tirando tensão dele. E Aproveitando isso, no HWINFO64 após fazer essa alteração a opção "Power Reporting Deviation"  ficou vermelha, com 78% mínima de 59 e máxima de 89%, isso é algum problema? Ficarei grato caso alguém possa sanar minhas duvidas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tensão de menos no processador não vai causar nenhum dano. No máximo, você abaixa de mais e o PC reinicia, mas não é nada permanente.

 

Sobre undervolt, não tem muito o que dizer... o princípio é exatamente o mesmo de overclock, você controla a tensão e o colock manualmente para melhorar a máquina, com a única diferença de que você quer reduzir a tensão ao em vez de aumentar. Aprenda a fazer OC manual (não use offset se você você puder evitar) que você aprende a fazer undervolt por consequência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o post ajudar, ainda não tenho Ryzen, mas a quase 20 anos uso undervolt, e em algumas maquinas overclock, fazendo bem feito, conferindo se está tudo ok e não está instável, nunca tive problema, pior é fazer e o computador começar a ficar instável e deixar assim e não corrigir.

 

Mas opinião, tudo bem se quer fazer undervolt, mas só se for pra baixar a temperatura, procure investir em um cooler melhor, não gosto dos coolers dos Ryzen, é muito ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Imakuni disse:

Tensão de menos no processador não vai causar nenhum dano. No máximo, você abaixa de mais e o PC reinicia, mas não é nada permanente.

 

Sobre undervolt, não tem muito o que dizer... o princípio é exatamente o mesmo de overclock, você controla a tensão e o colock manualmente para melhorar a máquina, com a única diferença de que você quer reduzir a tensão ao em vez de aumentar. Aprenda a fazer OC manual (não use offset se você você puder evitar) que você aprende a fazer undervolt por consequência.

O Offset é prejudicial? 

 

2 horas atrás, Eduardo disse:

Se o post ajudar, ainda não tenho Ryzen, mas a quase 20 anos uso undervolt, e em algumas maquinas overclock, fazendo bem feito, conferindo se está tudo ok e não está instável, nunca tive problema, pior é fazer e o computador começar a ficar instável e deixar assim e não corrigir.

 

Mas opinião, tudo bem se quer fazer undervolt, mas só se for pra baixar a temperatura, procure investir em um cooler melhor, não gosto dos coolers dos Ryzen, é muito ruim.

 

É Justamente por conta disso, mas já fiz a troca do cooler, atualmente estou usando um scythe mugen 5, mas ainda fico tendo uns picos de 60 graus no processador só abrindo o navegador. 

 

 

Obrigado pela resposta de ambos 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Wesleey disse:

O Offset é prejudicial? 

Já é melhor do que deixar no automático, mas também não é muito diferente porque a placa-mãe continua exagerando quando não precisa. A ideia é justamente você controlar manualmente para o máximo que você sabe (por tentativa e erro) que é necessário, coisa que fica difícil no offset justamente porque aplica em cima da base flutuante da placa-mãe.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Imakuni disse:

Já é melhor do que deixar no automático, mas também não é muito diferente porque a placa-mãe continua exagerando quando não precisa. A ideia é justamente você controlar manualmente para o máximo que você sabe (por tentativa e erro) que é necessário, coisa que fica difícil no offset justamente porque aplica em cima da base flutuante da placa-mãe.

 

 

Ah entendi, irei estudar sobre o assunto pra ver se aprendo a fazer manualmente. Obrigado cara 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wesleeyé questão de gosto, tem uns que gostam, outros que não. Sempre nos meus computadores eu vou no setup e desabilito o controle de rotação, na minha placa é o qfan control, desabilitei e o fan fica ligado na rotação máxima o tempo todo, e no caso do meu cooler não é barulhento, só ai ganhei 10 graus.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Eduardo disse:

@Wesleeyé questão de gosto, tem uns que gostam, outros que não. Sempre nos meus computadores eu vou no setup e desabilito o controle de rotação, na minha placa é o qfan control, desabilitei e o fan fica ligado na rotação máxima o tempo todo, e no caso do meu cooler não é barulhento, só ai ganhei 10 graus.

 

 

Fiz isso aqui e realmente melhorou bastante, nessa faixa de 10 a 12 graus. O Barulho se aumentou eu não percebi, obrigado 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!