Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD interno como HD externo contendo SO


frsNeto

Posts recomendados

Fiz uma busca nas publicações e não encontrei nada relacionado. Então criei esse.

 

Tenho um HD de um notebook que não está mais entre nós, então pensei em usar umas daquelas case com adaptação para transformar em HD externo. Minha dúvida é, caso eu passe o Windows 10 para esse "futuro" HD externo, pode ter melhora no desempenho do notebook?

🤔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@frsNeto Melhorar o desempenho? Não. Para usar um HD SATA em um notebook ele teria que usar um conversor (case) que converteria seus dados em USB. Mesmo usando uma porta de comunicação USB 3.0, a conversão do sinal causa aumento na latência e degradação do desempenho original do HD. Isso por si só já causaria um aumento nos loading times, fora a qualidade da interface do case e a qualidade da controladora USB que também são fatores que influenciam essa velocidade.

 

O melhor desempenho que terá é com o uso do sistema diretamente no interior do notebook, sempre. HDs externos devem ser usados apenas como armazenamento auxiliar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@frsNeto   caso você rode o Windows no seu HD externo (definindo como prioridade no boot) a velocidade do sistema vai ser de acordo com a do HD, as vezes compensa caso você tenha um SSD externo ou o HD do seu notebook for bem ruinzinho, mas fora isso acho que seria perda de tempo e de espaço na HD externa

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods é um case desse mesmo... Então acaba compensando deixar ele só como unidade de armazenamento e manter o SO no HD interno mesmo. Imaginei que seria isso mesmo, mas na dúvida decidi pesquisar, na expectativa de pelo menos manter o desempenho.

@Marcelo_gs é um i5 de 10th gen., é só mesmo para tentar melhorar, mas pelo visto vou precisar de um SSD mesmo. Tá com 8 de ram, estava planejando em colocar mais 8 e depois pegar um SSD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@frsNeto Se ele é 10th gen deve ser compatível com M.2 NVMe. Verifique isso, pois se for você não precisará retirar o HD para colocar o SSD. Uma unidade M.2 NVMe de qualidade hoje custa em torno de 300 reais para 256 GBs, 460 reais para 500 GBs.

16 GBs de memória são ideais hoje para certas aplicações. 8GBs já são suficientes para uso doméstico, mas dependendo da atividade 16 é ideal. Para edição de imagem 16 já pode ser pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods por enquanto só estudo desenvolvimento de sistemas, como não programa muito, creio que 16 resolve.

Vou me informar sobre ser compatível com M.2 NVMe, um de 256 só para o sistema operacional e esse que eu comentei (que tem 500) para armazenamento externo já deve ser suficiente, o notebook tem 1tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@frsNeto O externo é melhor você usar para backup. A única segurança real de dados é redundância. Muita gente enche os discos sem backup e o dia que eles pifam passa raiva. Tanto armazenamento interno de notebook quanto HD externo são duas mídias extremamente frágeis e uma simples queda pode significar perder tudo, isso quando o disco não falha por si mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...