Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock b450m / ac suporta memória 4133 MHz?


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Bom, vou fazer um upgrade no meu PC, tenho uma RTX 3060ti, fonte sharkoon 600w. Moro próximo ao paraguai, entao penso em comprar as peças lá. Vou comprar processador, placa-mãe e memória RAM.

De processador, vou pegar o 5600x.

Eu cheguei a conclusao que essa memória é a melhor em custo benefício lá no py (ela faz 4000mhz cl18, ficaria top pra colocar 1:1 infinit fabric com o 5600x).

 

Porém, fiquei na dúvida em relaçao a placa-mãe. Essa aqui tá com o preço muito bom, pois já vem com wifi e tudo, será que ela já seria capaz de suportar as memórias? não achei nenhum teste dessas memórias com essa placa-mãe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@dyonatan_da_nova_geracao Gente, uma GPU desse nível com uma fonte tão ruim? Fontes ruins reduzem a vida útil do seu equipamento, e com os preços das 3060 atuais eu recomendo a substituição da sua fonte imediatamente. Lembrando, potência e qualidade não são sinônimos. Uma fonte pode ter 3000W de potência e ainda ser uma bomba. 

 

1 hora atrás, dyonatan_da_nova_geracao disse:

Eu cheguei a conclusao que essa memória é a melhor em custo benefício lá no py (ela faz 4000mhz cl18, ficaria top pra colocar 1:1 infinit fabric com o 5600x).

Boa opção, bom preço.

 

1 hora atrás, dyonatan_da_nova_geracao disse:

Porém, fiquei na dúvida em relaçao a placa-mãe. Essa aqui tá com o preço muito bom, pois já vem com wifi e tudo, será que ela já seria capaz de suportar as memórias? não achei nenhum teste dessas memórias com essa placa-mãe. 

Quatro problemas com essa MB:

  1. ASRock tem péssimo suporte, então não recomendo nada dela.
  2. O chipset é B450, sendo que para 3rd gen Ryzen pra cima eu recomendo B550 (no mínimo A520).
  3. Se vai usar RAM de 4000 MHz, certamente estará melhor atendido com um chipset mais atual.
  4. WI-FI integrado não é vantagem em MB (pelo menos com o premium cobrado aqui no Brasil). Geralmente com a diferença de preço que você paga em WI-FI integrado você compra uma placa PCIe de qualidade, durabilidade e desempenho muito superiores à integrada.

As MBs que recomendo para sua escolha de CPU são:

 

- B550:
ASUS TUF Gaming B550M-Plus

Gigabyte B550 Aorus Elite V2 (melhor de todas)
Gigabyte B550M Aorus Elite
Gigabyte B550M DS3H
MSI MAG B550M Bazooka

 

- A520:
ASUS TUF Gaming A520M-Plus
Gigabyte A520M DS3H

 

A520 é uma boa opção para quem não quer fazer OC (eu mesmo não faço, acho perda de tempo por mil razões). Se quiser uma MB mais robusta a melhor que vai achar é a Aorus Elite V2, pois além de ter VRM parrudo também tem topologia de memória revisada. No Gamer's Nexus a indicação foi ela mesmo se comparada a várias X570 para você ter ideia. Se quiser economizar escolha dessas todas a que tiver com menor custo, pois são todas boas. 

 

Chipsets mais recentes tem melhor compatibilidade com memórias de alta velocidade, sendo menos propensas a ter falhas no XMP.

 

A minha fonte atual é uma Tier A 80+ gold full modular e olha que meu hardware é de geração bem antiga. Ainda sim prezo pelo meu investimento e sequer me imagino fazer como meus clientes de primeira viagem que usam fontes de má qualidade e perdem componentes MUITO mais caros depois em decorrência disso.

Tem barato que sai caro.

 

Ps.: se eu tivesse investido em uma CPU e GPU desse calibre, usaria uma fonte 80+ gold, tier A dessa lista: https://linustechtips.com/main/topic/1116640-psucultists-psu-tier-list/

 

Ps2.: Você não mencionou o modelo exato da fonte. Eu posso estar errado em meu julgamento e admito isso. No geral conheço mais fontes de má qualidade da referida marca do que de boa, sendo que mesmo para as melhores os reviews são escassos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  

2 horas atrás, dyonatan_da_nova_geracao disse:

- o que você quer dizer em relaçao ao preço do premium? não entendi essa parte, o que seria esse premium?

Significa que fora do Brasil geralmente se paga 20 dólares a mais por um modelo de MB com WI-FI integrado. Aqui no Brasil vemos diferenças de 400 reais ou mais. Premium significa, no inglês, um valor adicional cobrado.

 

Recomendo que procure sempre reviews qualificadas sobre todos os produtos que for comprar. Sobre fontes isso é mais importante do que a maioria dos outros componentes, pois uma fonte ruim vai reduzir a vida útil de todos eles.

Para entender melhor por que não recomendo esta fonte, leia esta review que está em grego, mas pode ser lida tranquilamente com o google translate:

 

Sharkoon SHP 600W Review - Cheap, but you will pay dearly for it!

 

A melhor referência que uso hoje é a tier list que recomendei.

Recomendo a substituição da fonte o mais breve possível, desta vez por alguma fonte de qualidade como a Super Flower Leadex III 80+ gold ou a XPG Core Reactor. Estão um pouco caras agora, mas é comum vermos promoções de ambas. Tem outros modelos como as Corsair TX e RM, bem como a XFX XTR2. Na pior das hipóteses poderia pegar a Cooler Master MWE Gold, mas pelo quanto custa eu ainda preferiria qualquer uma das outras dada sua qualidade inferior.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

 

essa fonte aqui aparece as vezes mais barato que isso? até que ta bom o preço dela

 

em relaçao a placa-mãe eu achei essa aqui vendendo baratinho no brasil, será que compensa? Ela me parece ser a mesma que a bazooka mas com o heatsink menor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, WOZ Dods disse:

@dyonatan_da_nova_geracao Mais baixo que isso dificilmente. O preço está ótimo por sinal. A direta equivalente dela no mercado é a XPG Core Reactor 650W e o preço dela hoje é 869 reais.

A Super Flower por sinal está custando o dobro desse valor na Pichau hoje (absurdo).

que bom. E a respeito da placa-mãe que eu falei, ela é boa?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dyonatan_da_nova_geracao Essa placa-mãe é ultra pelada, não tem nenhum enfeite, só os componentes e suas funcionalidades corretas. Ou seja, é uma MB projetada para vender o que o consumidor precisa, não aparências e firulas. Mais perfeito que isso? Não sei! Só vou conferir o VRM dela, pois se não for pelo menos mediano aí complica.


Não achei menção no site da fabricante além de que o VRM é digital e tem proteção contra sobre tensão (OVP). Sério, achei essa MB perfeita. A vi pela primeira vez outro dia e não consigo achar defeito. De quebra tem 2 M.2. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@WOZ DodsBom, comprei la no paraguai aquelas memórias que eu tinha mencionado, juntamente com uma b550 pro vdh da msi e um 5600x. O resultado foi que o PC fica reiniciando quando vou abrir um jogo. Eu testei com outra fonte gigabyte 80 plus bronze que eu tinha aqui e continua reiniciando. Achei estranho porque meu processador anterior, que era um 10400f, não tem gasto energético tão diferente que esse 5600x, e nunca acontecia isso. Hoje comprei uma fonte Super Flower SF-650F14HG, achei bem em conta, com cupom na submarino paguei 545 com frete grátis. Quando chegar eu venho contar se vai solucionar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@dyonatan_da_nova_geracao Teste uma memória por vez, sem XMP ligado.

Entao, já fiz isso, não funcionou... Agora mesmo meu PC tá numa assistencia técnica aqui da cidade que levei pra ver se eles identificam o problema. Mas desconfio que seja a fonte porque la no paraguai o rapaz testou e subiu 4000mhz normalmente, ele ate rodou o aida64, a unica coisa que tinha diferente era a placa de vídeo dele que era mais fraca e a fonte, que se não me engano era uma 750w bronze.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods bom, voltou da assistencia, e eles me falaram que era problema na GPU. Porém, com a chegada da minha fonte nova, parou de reiniciar usando 2666mhz, com a mesma GPU.

 

Porém, a 3600mhz (coisa que minhas memorias deveriam subir brincando) o PC continua reiniciando. Acho estranho porque minha placa-mãe tem essas minhas memorias na lista de suporte. Usar memórias desse naipe à 2666mhz é sacanagem. 

 

Engraçado que a memória passa no teste de benchmark do AIDA64, mas quando vou jogar reinicia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dyonatan_da_nova_geracao Veja, a memória ser vendida com velocidade máxima de 3600 MHz não quer dizer que ela vai aguentar essa velocidade, daí vem escrito que a velocidade é 3600 com OC. XMP, que é basicamente um OC automático, não é garantido funcionar sempre. Às vezes é por problemas com a placa-mãe, as vezes é por problemas com a CPU, às vezes os chips de memória simplesmente não conseguem segurar a velocidade por que a qualidade de fabricação não atingiu o patamar mínimo necessário (vide loteria do silício). 

Além disso é possível tentar colocar as memórias nessa velocidade e "forçar" a placa-mãe a manter a estabilidade. Para isso vá na BIOS, ligue o XMP, defina a velocidade das memórias manualmente para 3600 MHz e depois aumente a tensão de operação delas em 0,05 V. Salve e reinicie, veja se ficou estável. Se falhar você pode tentar inverter as memórias de posição (elas tem que estar nos slots A2 e B2 se forem apenas duas). Lembre-se de se assegurar de que as memórias ficaram bem encaixadas e teste novamente. 

Se falhar, resete sua BIOS pelo jumper CLR_CMOS se necessário e tente uma velocidade menor, como 3200 MHz por exemplo. Você provavelmente obterá estabilidade com uma velocidade menor e poderá ir subindo aos poucos e testando até achar a velocidade máxima que seu sistema suportará com XMP ligado.

Lembre-se de deixar as latências no automático.

 

Em 27/08/2021 às 23:54, dyonatan_da_nova_geracao disse:

Acho estranho porque minha placa-mãe tem essas minhas memorias na lista de suporte. 

QVLs (Quality Vendor List) não são listas de "compatibilidade". QVLs são apenas uma lista das memórias que a fabricante tinha disponíveis para teste no desenvolvimento da MB. Isso lhe confere apenas uns perfis de velocidade gravados na BIOS, mas não garante que as memórias ali listadas rodarão na velocidade rotulada. Muito pelo contrário, já que um simples processador mal encaixado pode impedir o funcionamento correto das memórias, ou até a qualidade do silício delas propriamente dito, dentre tantos outros fatores. A maioria das fabricantes avisa no cabeçalho ou rodapé da QVL que a lista é "for reference only", ou apenas para referência.

 

Enfim, revise sua instalação e tente novamente como sugeri. Essas MBs da ASRock tem apresentado notória dificuldade de rodar com os perfis XMP, então talvez um update de BIOS também possa ajudar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Viu, após vários dias fazendo testes, descobri que nem a 2666mhz ficou estável, única hora que consegui deixar estável foi trocando placa-mãe + processador. Como ninguém que eu conheço usa Ryzen, fica inviável testar somente com processador diferente ou só placa-mãe diferente. Cara, mas estou revoltado demais, aquela assistencia que eu levei, além de ser demorada e dar o diagnóstico errado, arrebentou com a trava do slot pci express da placa-mãe, slot que fica a placa de vídeo. Se o problema for na placa-mãe, provelmente vou ter que comprar outra, porque deve ter perdido a garantia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/09/2021 às 20:38, dyonatan_da_nova_geracao disse:

Cara, mas estou revoltado demais, aquela assistencia que eu levei, além de ser demorada e dar o diagnóstico errado, arrebentou com a trava do slot pci express da placa-mãe, slot que fica a placa de vídeo. Se o problema for na placa-mãe, provelmente vou ter que comprar outra, porque deve ter perdido a garantia.

Você sabe que sem a trava do slot PCIe a GPU pode bem ficar com mau contato né? Isso poderia ocasionar todo tipo de anomalia e instabilidade no PC. Se algum profissional cometesse esse tipo de erro comigo (apesar de eu não contratar por ser profissional também), eu solicitaria a substituição da placa-mãe por conta dele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@WOZ Dods Acabei comprando uma placa-mãe nova na loucura, resolvi arriscar, dessa vez comprei a B550M-Plus TUF da ASUS. E, tudo certo, era isso mesmo, funcionando 100%. Tentei de tudo que é jeito conseguir o meu dinheiro de volta com os caras da assistência porém eles insistem em dizer que não foram eles, que eles confiam nos profissionais deles e etc.

O pior de tudo é que eles insistem em dizer que a minha placa-mãe anterior está sem qualquer defeito e o problema do meu computador é a placa de vídeo (kkkk)

Como não tenho nenhuma prova de que foram eles, acho que é isso. Pelo menos agora funciona.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dyonatan_da_nova_geracao Cara, por isso tem que conferir antes de sair da loja e se tiver qualquer coisa faltando ou estragada, não aceitar a entrega do produto. Assistências podem falar o que quiserem, afinal não querem perder dinheiro e essa costuma ser a prioridade (infelizmente). Pessoalmente eu engoli esse tipo de prejuízo uma vez para nunca mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...